Sabendo que não sou o único que usa para tal fim, pensei em compartilhar alguns detalhes não muito agradáveis da experiência de uso no exercício dessa função.
- Alerta para uso de cinto de segurança nos bancos traseiros.
Nossa, vocês não imaginam o quanto enche o saco transportar em média 15 a 30 grupos de pessoas ao dia e toda vez ter que ficar solicitando o uso do cinto, pois o passageiro pensa que é tudo (inclusive eu estar sem cinto) do que a causa ser a ausência do cinto dele.
Um detalhe que acaba dificultando ainda mais é o alerta só ser emitido após atingir 20 km/h, ao meu ver deveria ser assim que o peso é detectado pelo sensor, pois, infelizmente, o brasileiro é mal educado e averso à regras por natureza, apenas na iminência de algum desconforto para se concientizar que aquilo é necessário.
A disposição dos encaixes não ajuda também, os encaixes para o banco central e o direito ficam juntos, e, creio que para evitar o encaixe errado, as fivelas possuem uma ranhura distinta, situação que, não raramente, quando o passageiro é mais gordinho, acaba sentando no mais próximo e forçando a fivela no encaixe errado, gerando constante necessidade de orientação de minha parte.
O sensor não distingue objetos de pessoas, se colocar até uma mochila no banco vazio ele dispara, bem como se o passageiro apoiar o braço ou se escorar em outro assento.
Faltou muito tato quanto à intermitência e intensidade do alerta. Caramba, chega a ficar por 3 minutos consecutivos (2 deles com frequência aumentada), e a mensagem genérica não ajuda, pois diz para colocar o cinto sem especificar qual, como disse o brasileiro é um tanto babaca por natureza, então ele acha que eu estou sem o cinto, não ele.
- Abertura do bagageiro pela chave
Viagens em aeroporto, hotéis e mercados acabam acontecendo, então há alguma frequência na necessidade do bagageiro. É muito chato tal função, na chave, só funcionar se o carro estiver desligado, sendo que o bagageiro é aberto só de acionar manualmente a trava no próprio. Poderia habilitar a função remotamente quando o está sob freio de estacionamento ou estar abaixo de 5 km/h, por exemplo
- Incompatibilidade com os APPs de mobilidade
Essa é uma das piores, ter aquela telona e ter que ficar usando suporte ainda é bem decepcionante, mas não sei dizer até que ponto é falha da BYD isso, mas deveria existir comunicação para resolver essa questão. Pois, ao usar os APPs na central, por já ter internet (não roteável), já reduziria um dos custos dos motoristas, sem falar que a internet do veículo é muito mais estável que a convencional, pelo menos aqui na minha região.
- Bloqueio a aplicativos de espelhamento
Poderia ser uma solução paliativa a anterior, mas por ser bloqueado acaba não sendo.
Bem esses são os tópicos que me recordo no momento, gostaria bastante que em algum momento a BYD olhasse com um pouco mais de empatia para esse nicho de usuários, para que a experiência ficasse com um cadin mais de qualidade para nós.