Choque no carro durante carregamento

Hoje aconteceu algo inusitado, ia sair de casa mais cedo, carro ainda carregando, não deu tempo de carregar tudo, estava em uns 95%

Fui no carro pegar uma sacola no banco de trás, quando encostei na porta do carro LEVEI UM CHOQUE tipo aqueles de registro de chuveiro velho, que não é muito forte mas assusta, me preocupou muito!!

Foi choque mesmo ou descarregamento de energia eletrostática? Isto é, foi momentâneo ou foi continuo e parou só quando desligou do carregamento?

Não foi eletrostático! Momentâneo porque tirei a mão no susto!

Já estou com 14 mil km, e nada a reclamar, mas isso me preocupou!

O aterramento está bem feito? Tem cara de ser mal aterramento.

Tbm ja tomei choque, que corria pela borracha da porta do carro! Nada forte, semelhante ao ciatado acima, com o carro carregando! A tomada que eu estava usando nao era aterrada! Depois que aterrei, nunca mais aconteceu!

1 curtida

Ao fica a pergunta… será que é normal precisar do aterramento - é como se fosse normal ter fuga de corrente.

Colocando no exemplo do chuveiro - o aterramento impediu de levar o choque, mas tem corrente saindo pelo terra…

Obs.: Em tese o idr desarmaria (imagino que não tem já não tinha aterramento)

O carregador era portátil… qual modelo?

Depende da especificação do idr, a maioria tem que desarmar apenas acima de 30mA… na pratica acredito que ele desarme com um pouco menos. Mas dificil de saber quanto de corrente foi o choque do @Murilo

Acidente/Choques.

2 curtidas

Aconteceu comigo também, choque pequeno na borracha da soleira da porta traseira. Será que é só aterramento? Meu carregador é um TAYSLA 3.5

Esse Taysla 3.5 é um carregador portatil sem aterramento?

Ele tem aterramento, mas você pode desligar caso a sua tomada não tenha o aterramento adequado.