Clamper Mobi Box (industrial) suporta o carregador BYD?

Fala galera.

Essa semana eu acredito que vou buscar meu tão sonhado Dolphin Plus.

Tenho algumas dúvidas sobre a instalação do Wallbox original (fiz algumas pesquisas mas gostaria de saber da opinião de vocês também).

Como moro de aluguel, pensei em fazer uma instalação modular (fácil de levar para outro lugar).

Escolhi o Clamper Mobi Plug que tem a tomada industrial de 32a e uma tomada de 20a, que vou usar pra ligar uma wap e um aspirador, pra limpar o carro.

Minha dúvida é: essa tomada industrial pluga no carregador wallbox?

Se você instalar o plug macho dessa tomada no wallbox, pluga sem problema.

Edit: achei uma foto da minha instalação, eu fiz com tomada industrial, porque caso o wallbox dê defeito, consigo colocar o portátil de 7kw facilmente, só desplugar o wallbox e plugar o portatil.

1 curtida

Geralmente esses kits são mais caros do que comprar os mesmos componentes e contratar um profissional para montar. Sem falar que vai precisar de um profissional de qualquer forma…

O mobi plug é bem caro mesmo, o mobi box normal, sem plug nem tomada, saiu mais barato que os componentes por aqui.

O IDR tipo A tava comendo praticamente todo o orçamento.

No fim eu coloquei o mobi box normal, principalmente, porque eu gosto e confio demais na Clamper.

1 curtida

Esse plug macho já vem no wallbox da byd? Ou compro por fora?

Confesso que optei pela Clamper pela praticidade de comprar pronto e só chegar e instalar, nem cotei com o profissional para comprar disjuntor por disjuntor.

1 curtida

@MrEletrikTech O wallbox vem sem conector AC, precisaria colocar.

Os 7kW provavelmente serão a maior carga individual do circuito e ficará demandando corrente por mais tempo do que a maioria dos equipamentos ao redor. É bem “pesado” quando compara com qualquer outro equipamento residencial. Em boa parte dos casos estará dobrando ou triplicando a demanda da casa. Convém dimensionar bem, checar condutores e eletrodutos, aterramento e etc, que pode ser feito pelo proprietário, se souber.

O kit não dispensa o restante :slightly_smiling_face:

2 curtidas

É muito mais prático mesmo e sem perder em nada na questão da qualidade.

Mas como já bem mencionado, não elimina o trabalho do profissional e ajustes necessários.

Geralmente instalações bifásicas tem em torno de 15kw de carga disponível, mas é preciso entender quanto dessa carga a casa já consome. Ar condicionado, chuveiro elétrico, apoio elétrico para aquecimento (boiler) entre outros itens consomem bastante dessa carga. Pior coisa é ter que se policiar pra não ligar algo durante a carga, ou não poder carregar quando estiver muito quente por conta do ar condicionado, por exemplo.

2 curtidas

Nos casos onde a proteção está correta, a consequência é um simples aborrecimento com disjuntor desarmando. Mas se a proteção estiver errada, vai fritar o circuito todo rapidinho :boom:

1 curtida

O que seria esse conector AC? (Desculpa a pergunta idiota)

Aqui é trifásico.

Aqui em casa, as fases chegam, diretamente do relógio principal, por um duto, bem na garagem.

Nessa caixa, tem aterramento para o ar condicionado, e a casa (em outros lugares) tem aterramento para chuveiro, um segundo ar condicionado, etc.

O que o eletricista comentou foi de puxar, dessas fases, a conexão pro Mobi Plug e alimentar o Wallbox.

Faz sentido?

1 curtida

Sendo uma instalação trifásica a disponibilidade de carga padrão deve ser maior, CPFL trabalha com 25kw, salvo engano. Mas ainda assim é interessante avaliar a carga que a casa consome, se foi feito trifásico é porque deve ter uma demanda maior.

Sobre a forma como vai ser feita a instalação, o profissional deve saber a melhor forma para a instalação. Quando eu fiz aqui o engenheiro disse que não recomenda fazer essa derivação antes do quadro de distribuição por motivos complexos demais pra explicar por aqui.

Nada contra a opinião do seu eletricista, mas eu procuraria um engenheiro pra fazer esse dimensionamento. Aqui a opinião do eletricista foi “é só não ligar tudo ao mesmo tempo”. Tem muito eletricista bom que tem conhecimento sobre cargas e afins, mas não dá pra afirmar que todos têm conhecimento e/ou preocupação com isso.

1 curtida

É o plug macho que você está procurando. O wallbox não tem, precisa comprar e instalar.

image

1 curtida

Boooa mestre!

É, eu tenho um conhecimento BEEEEM básico. Sei que no quadro da casa tem DPS e, se eu não me engano, tem um DDR.

Inclusive, eu não conseguiria fazer a ligação do wallbox vindo do quadro geral da casa, devido a distância. Ou melhor, até conseguiria, mas iria gastar uma boa grana com fios.

Confesso que vou dar uma olhada melhor nessa situação toda.

Então, eu acho que tu até pode fazer a instalação dessa forma e de maneira segura, mas teria que consultar com um engenheiro pra evitar surpresas desagradáveis.

Vou tentar replicar de forma simplificada a informação que o engenheiro me deu.

Pra puxar direto do padrão o ideal seria redimensionar a carga da casa pra baixo. Se colocar um disjuntor de 40a dessa forma e manter o disjuntor de 63a no quadro, corre o risco de cair o disjuntor do padrão porque haveria a possibilidade de ultrapassar a carga máxima disponível, dado que a proteção interna (do padrão pra dentro) permitiria até 103a.

Aqui eu não tenho acesso ao disjuntor do padrão por se tratar de um condomínio, são casas mas o padrão é coletivo, então não é legal que esse disjuntor caia porque eu não teria como rearmar ele. No meu caso daria praticamente o mesmo trabalho/custo pra puxar direto do padrão, então acaba sendo mais vantagem fazer do próprio quadro mesmo.

Só um detalhe. Mesmo o quadro tendo DPS e IDR, a norma ainda exige que tenha esses dispositivos de forma individual para o wallbox. Nesse caso puxar do quadro ainda não eliminaria a necessidade do Clamper.

1 curtida

Perfeito, cara!

Irei consultar o eletricista. Odeio fazer as coisas de forma cagada… Sem comentar que, também moro em condomínio, então acredito que esse mesmo probleam que você citou, também me encaixo nele.

Vou ver direitinho. Estou fazendo o pedido do carro agora mesmo… semana que vem estou com ele… to muito ansioso kkk (meu primeiro carro zero).

1 curtida

Eu simplificaria deixando uma tomada de 20 amperes e usaria carregador portátil setado pada 15 ou 20 amperes.
Isso só vai interferir no tempo de carregamento, que dependendo do seu uso, não seria tão problematico. Chega do trabalho e deixa carregando a noite toda.

1 curtida

É… optei por montar a caixa com o eletricista. Vou por uma tomada residencial 20a pra ligar outros equipamentos como lavadora de alta pressão, extratora e aspirador.

O wallbox vai ficar conectado direto, sem nem o plug industrial. Mudei totalmente o projeto com a ajuda de vocês.

Acredito que dentro de 10 dias eu busco o carro. Trago mais info depois.

Perdão por sequestrar o tópico, autor.

2 curtidas

Amigo o carregador é simples de instalar. Igual a um chuveiro mais potente. Nada demais.
Bastam 2 fios 6mm para neutro e fase e um de 2,5mm para o terra. Coloque o disjunto 40A curva C o DL e o IDR conforme manual. Pode por uma tomada 32A também e outra de 20A sem problemas. So nao pode ligar 2 carros ao mesmo tempo. Fiz assim la em casa e tudo funciona bem. 18000km rodados. Os instaladores falam um monte de coisas, so para encarecerem a instalação. Não caia nesse papo.

1 curtida

Na boa, cada um sabe o que faz, mas nenhum chuveiro fica ligado 7h seguidas. Aterramento com condutor de 2,5mm² onde a fase e neutro tem 6mm² vai te trazer problemas. Tem muita instalação elétrica por aí que funciona fora de um mínimo das normas, mas um dia a conta chega.

Encontre um profissional de confiança. Isso serve para todas as áreas…

2 curtidas