agora vai ser a discussão em cada estado se vão exigir sprinklers e ventilação forçada em condomínio residencial antigo.
Pelo documento, para condomínios antigos entrou a exigência de sprinklers (que podem ser ligados à rede de hidrantes) e detector de fumaça, não ventilação forçada, certo?
E um item a mais de elétrica que é a possibilidade de desligar todos os carregadores de uma vez em uma chaveocalizada a até 5 metros da entrada principal, mas que não me parece tão complexo.
E pelo que eu li, essas exigencias de sprinkler e ventilação forçada, nao é para carro eletrico, é para carros em geral.
exato, não vai mudar nada então. Imagino a cara dos síndicos ao perceber que que a mudança se acontecer é por conta de qualquer carro
Era pra ser mesmo, mas no final, no documento, trata só de onde tem carregador pra VE…
Edit: na verdade tá meio dubio mesmo, pq o item que fala de garagens novas, não menciona específicamente que precisa ter carregadores…
não importa muito, afinal ele dividiu o documento em seções a serem aplicadas. A seção que gerou mais dúvida é a 6 “EDIFICAÇÕES EXISTENTES QUE SEJA EXIGIDO PROJETO TÉCNICO - REGRAS PARA GARAGENS E OCUPAÇÕES COM GARAGENS COM INSTALAÇÃO DE SAVE”, claramente ele cita garagens que seja exigido projeto técnico, ele não pode definir qual garagem precisa de projeto técnico, nesse caso ficou para os CREA, mas já citou que não importa se Garagens ou Garagens com SAVE. Dessa forma não adianta os vizinhos votarem contra nos condomínios, caso seja exigida adequação das garagens existentes será para todas, não importando se tem carregador de VE
Pra mim fuça claro aí que as existestentes só precisam de adequação se for com SAVE…
A que gera dúvida é a seção 5: “EDIFICAÇÕES NOVAS COM EXIGÊNCIA DE PROJETO TÉCNICO - REGRAS PARA GARAGENS E OCUPAÇÕES COM GARAGENS” que não menciona que precisam ter SAVE, então pode ter o entendimento de se aplicar a todas as garagens. Mas isso só pra novos projetos.
Aqui no prédio estávamos esperando esse documento para avançar. Agora vou correr atrás para entender qual o impacto de se instalar sprinklers sobre cada vaga que quiser instalar carregador e tbm o detector de fumaça, esse deve ser simples. Esse custos podem ser arcados por cada um que vai instalar na sua vaga.
Aqui temos um carregador que a construtora instalou, tbm precisará ser adequado dentro do prazo de 180 dias… Esse precisará ser rateado entre todos…
a adequação são os disjuntores, wallbox, sinalização, etc
chuveiro é regra geral de garagem que precisa de projeto
São sprinklers na garagem toda, não só onde tem carregador.
Eu tenho quase certeza q isso ai vai cair quando pessoal se tocar q é para TODOS os carros
Eu entendo que para garagens novas, sim, toda a garagem deve possuir sprinklers, conforme item 5 do documento:
Já para garagens existentes, é o item 6 que define as regras e ele trata somente de garagens em que há SAVE:
Com isso, não fica claro pra mim que ao instalar um único SAVE em uma garagem existente, deva-se instalar sprinklers em toda a garagem. Faz mais sentido ser apenas na área em que há carregadores.
O que dá entendimento diferente para vcs? Especificamente para casos de garagens existentes…
Esta regras é para qualquer edificação que CONTENHA carregadores, não é para vagas com carregadores.
Essa reportagem fala da cartilha antes dela ser divulgada, tem algumas suposições
Os prints que enviei são da cartilha mesmo, que foi divulgada ontem. Esse é o texto como ficou realmente no documento…
Por isso digo que com base no que está efetivamente escrito, não fica 100% claro o que precisa ser feito…
Sim, li a cartilha oficial. Me parece claro que é para garagem toda, o texto inclusive é bem parecido com edificações novas. E fala em malha de tubulação com chuveiros, não de um chuveiro único.
Realmente não consigo ter essa certeza. Na parte de garagens novas eles mencionam cálculo de volume para reservatórios e etc., na parte de garagens existentes mencionam que a malha pode ser conectada na rede de hidrantes facilitando a ligação.
Para mim, não haveria outra forma de chamar, a não ser malha, uma vez que pode ser desde uma unidade de chuveiro até muitas…
Não faz sentido para mim que se não houver nenhum carregador instalado em garagens existentes nada precisa ser feito, mas se houver um carregador instalado, já é necessário fazer a instalação para todas as vagas. Isso realmente inviabilizaria ainda mais, pq nunca seria aprovado em assembleia. Diferente seria se mesmo em garagens existentes fosse obrigatória a instalação dos sprinklers independente de haver ou não carregadores…
É bizarro como demoraram meses e meses para escrever esse negócio e deixaram mal escrito. No final vai acabar ficando sujeito a interpretação, o que é sempre uma m****…
reli agora e estou concordando contigo que exigem para quem tem SAVE instalado,
agora resta a dúvida em qual edificação será exigido projeto técnico. Se calhar para o governo local dizer que garagens residenciais não precisam por exemplo, aí se aplicaria apenas a regra da seção 3.
EDIFICAÇÕES EXISTENTES QUE SEJA EXIGIDO PROJETO TÉCNICO ficou vago.
parece que não chamaram o assessoria jurídica para escrever
O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGCBM) não tem poder legislativo para impor normas por conta própria. Sua função é atuar como um fórum consultivo e de articulação, elaborando diretrizes, notas técnicas e propostas que visam à padronização e ao aprimoramento da atuação das corporações em nível nacional.
Resumindo, estão propondo para os legisladores as regras, somente no que alcança o combate ao incêndio. Daí teremos o lobby de todos os entes interessados, incluindo condomínios, empresas, construtoras e todo o custo do retrofit dos condomínios antigos.
Se a discussão for para esse lado acho que a melhor coisa será insistir na instalação dos sprinklers mesmo, geral. Afinal é pela segurança. Com carregador elétrico ou não. Aí deixa o pau torar.
Eu vejo tudo isso como coisa tupiniquim! Hoje conheci uma chinesa CEO de uma grande empresa de tecnologia da China, conversando sobre diversos assuntos, entramos na questão dos carros elétricos, onde ela afirmou que 50% da frota de lá já é elétrica, foi aí que perguntei sobre os carregadores em garagens e ela disse que é comum os carregadores nos edifícios residenciais e que não é exigido sistema de combate a incêndio diferente do já existente há anos nas edificações chinesas, e que NUNCA viu um carro elétrico pegando fogo por lá.. ela tem um tesla… Minha opinião é que.os números apontam para um risco muito baixo, que é o que importa, o risco de incêndio em carros elétricos é muito inferior aos combustão e mais ainda aos com GNV. Tem risco? Sim! Mas não compensa as ações para previnir! A mesma lógica do risco de cair um avião nas nossas cabeças, que existe, mas é tão baixo que não precisa que seja necessário construir barreiras no céu para evitar um dia que os aviões venham a cair.. ou seja, não tem lógica..
Como é do corpo e bombeiros, eu imagino que sejam todas as edificações que precisam de AVCB…
Mas sem dúvida, tanto tempo pra preparar isso e sair com tantas informações dúbias, é muito triste…