Como converter o consumo em kW para Litros de Gasolina?

Fala pessoal, tudo certo por aqui?

Meu primeiro post aqui pela comunidade, espero que possa ser útil!

E claro, discussões e sugestões são bem vindas.

Tenho um BYD King GS desde Março e desde então procuro cálculos para conseguir realizar as médias mensais de consumo, tanto no modo HEV quanto no modo EV.

Decidi utilizar a metodologia do INMETRO em relação ao consumo, onde são transformados os kW “abastecidos” no veículo em litros de combustível através da força de trabalho que cada energia gera, normalmente medidos em Mega Joules.

Foi complicado no início, mas no final se chega em cálculos bem básicos, então bora lá pras definições.

1 Joule pode ainda ser definido como o trabalho produzido com a potência de um watt durante um segundo, ou seja em 1kWh (1000Watts) multiplicado por 1 hora (ou 3600 segundos) = a 3,6 milhões de Joules, ou 3,6 MJ.

1 litro de gasolina (com 27% de alcool) contém 28,99 MJ de energia. (tô revisando esse cálculo já para a nova E30, mas muda muito pouco, por enquanto cheguei em 29,47MJ).

Para encontrar a quantidade de gasolina equivalente a 1 kWh, divide-se 3,6 MJ por 28,99 MJ/litro, resultando em aproximadamente 0,1241 litros, ou 124,1 ml.

Ou seja, para gerar a mesma quantidade de energia que 1 kWh de eletricidade, utilizaríamos +/- 124ml de gasolina.

O resto agora é “conta de padaria”

No meu caso, a capacidade de bateria do King é de 18,3kW mas, como ele sempre segura uma reserva de 25% da bateria, o carregamento de 25 até 100% consome em média uns 15kW, transformando isso em litros de gasolina temos:

15 x 0,124 = 1,86 litros de gasolina.

Rodando em modo 100% elétrico, minha cidade tem muitas subidas e descidas, consigo rodar 90/98km por carga

90 km / 1,86 litros = 48,38 km/litro - Por isso o Inmetro divulga esse carro fazendo “média” de 49 km/l apenas no modo elétrico.

Dessa forma eu utilizo esses cálculos para complementar o cálculo de consumo, eu zero todos os parâmetros de consumo do carro após a leitura de energia pela Cia Elétrica.

Nesse mês de Julho/Agosto por exemplo:
Rodei 1382km sendo 788km em modo elétrico e 592km em modo híbrido.
Foram gastos 125,5kW de Energia + 43,7 Litros de combustível.
Os 125,5kW equivalem a 15,56 litros + 43,7 = 59,26 Litros “totais”

1382km divididos por 59,26 = média geral de 23,32km/L

Estou fazendo diversos testes, inclusive com Gasolina Pódium e também em relação ao quanto rodo elétrico e quanto rodo híbrido.

Enfim, quis trazer esses cálculos pra vocês.

Se postei no lugar errado podem moderar pro lugar certo.

3 curtidas

Impressionado com a qualidade das informações. Importante salientar também, observei que tanto no Dolphin Plus, quanto no SONG PRO, o custo por km rodados, pagando a conta de energia em casa, sem solar, custa em média R$0,14

1 curtida

Então fazendo as contas pro dolphin plus que tem 60.5kwh

60.5 x 0.124 = 7.5L

Faço aproximadamente 400km

400km ÷ 7.5L = 53.33 km/L

2 curtidas

Isso só mostra quanto carros a combustão são ineficientes. Certa vez vi que 1 litro de etanol tem o equivalente a 7kw, logo um tanque de 50 litros teria cerca de 350kw, mas dificilmente se roda mais do que 500km com um tanque de etanol…

Se, em um cenário completamente hipotético, tivéssemos toda essa capacidade em um Dolphin Plus com a mesma eficiente/consumo, daria pra rodar 2300km com uma carga.

2 curtidas

Realmente, dependendo da tarifa de energia custa até menos. Por aqui o kWh, já com os impostos e taxas como a COSIP, custa R$ 0,81.

Esses 15kW gastos para o carregamento custam 12 reais, e mesmo no pior cenário possível, de rodar apenas 80km com essa carga, o km rodado ficaria em R$ 0,15.

A partir de 90km rodados já cai para R$ 0,13.

E se rodasse os 110km (vejo no YouTube pessoas que conseguem e alguns até mais, mas com o relevo aqui é impossível) custaria R$ 0,10.

Aqui no meu grupo de amigos/colegas de trabalho eu fui o primeiro a ter um carro híbrido (e o único por enquanto) então vivem me fazendo essas perguntas.

Mas esse cenário deve mudar, assim como os painéis fotovoltaicos, tbm fui o primeiro aqui (corri para instalar ainda na “lei antiga”) e depois conforme percebiam a economia os outros foram instalando.

Cidades pequenas, a minha atual tem 20 mil habitantes, a maior mais próxima tem só uns 200 mil, no interior o pessoal demora um pouco pra embarcar nas novas tecnologias.

2 curtidas

Pois então, nem havia me atentado de fazer o cálculo em relação a outros combustíveis, mas é uma boa ideia, na tabela do Inmetro tem todos, vou fazer aqui.

Gasolina A = 113ml por 1kW
Gasolina C = 124ml por 1kW
*Gasolina E30 = 134ml por 1kW
Álcool Anidro = 167 ml por 1kW (daria 179ml por 1kW no AEHC)
Diesel = 100ml por 1kW
GNV = 102ml por 1kW (esse aqui preciso revisar em função de ser em m³)

*Aqui já vou corrigir a informação que eu dei no post original, eu havia encontrado 29,47MJ/l para a E30, mas estava fazendo o cálculo com a mistura de Etanol Hidratado Carburante, que tem um MJ/l de 20,9 enquanto o Alcool Anidro, que é o misturado na nossa gasolina, tem um 21,5MJ/l.
Então para o novo combustível E30 devemos considerar uma DE de 26,8MJ/l ou 134ml por 1kW.

E deixar tbm os arquivos dos cálculos do Inmetro pra quem se interessa na área.

RTAC002669.pdf
veiculos_hibridos.pdf

Esses dois são abaixo são os estudos de 2015 sobre a gasolina E27, bem legal também.
RT DPM010_14 - Estudo do E27,5 em veiculos das montadoras_ Versão Final(MME)
Microsoft Word - Relatório Final ANFAVEA 200315.docx

2 curtidas

E eu ia fazer a conta do Litro por kW e acabei não fazendo kkkkkk me empolguei, mas segue abaixo

Gasolina A = 1 Litro = 8,84 kW
Gasolina C = 1 Litro = 8,06 kW
**Gasolina E30 = 1 Litro = 7,46 kW
Álcool Anidro = 1 Litro = 5,98 kW e 5,58kW no AEHC
Diesel = 1 Litro = 10 kW
GNV = 1 Litro = 9,80 kW

No GNV segue a observação que ainda preciso refinar esse cálculo, pq sabemos que o GNV tem a autonomia mais próxima do Etanol, então deveria dar valores parecidos, vou perguntar essa pra IA depois kkkkk

2 curtidas

Eu também fui pesquisar depois do meu comentário e encontrei um valor muito parecido, 5.43kW.

Muda bastante a conta, mas não o resultado, veículos a combustão não ineficientes pra baralho.

A propósito. Parabéns pela pesquisa e pelos cálculos.

1 curtida

Bem legal a análise de vcs, vou dar os meus 2 centavos aqui tbm (gostei da frase que o @dawtaylor usou no outro tópico… Rs).

Só pra tudo que vcs estão falando estar mais correto, kW é unidade de potência. A unidade de energia é kWh, que é a potência entregue/consumida vezes o tempo em que ela foi entregue/consumida. Pode ser erro de digitação só, mas há bastante confusão com essas duas unidades.

Então quando vcs comparam 1L de combustível com energia, a comparação é com kWh, não com kW.

Achei essa informação da energia de um L de álcool ser equivalente a mais ou menos 6kWh extremamente interessante, nunca tinho ido atrás.

Quando alguém me pergunta de economia de combustível com elétrico, eu sempre comparo com minha Tracker antiga, que fazia 6,5km/L de álcool. E que o Dolphin faz mais ou menos a mesma distância por kWh. E continuo com um L de álcool custa R$ 3,50, no mínimo, um kWh no meu carregador custa R$ 0,70.

Fica ainda mais legal pra complementar a conversa mostrando que 5 kWh de cada L de álcool estão sendo jogados fora com ineficiência do motor a combustão.

Compre 6, leve 1, não parece uma opção muito inteligente… :sweat_smile:

E se a gente olhar o valor em R$ que falei antes, é basicamente essa proporção tbm…

3 curtidas

Eles não estão sendo jogados fora. Estão sendo muito bem aproveitados produzindo ruído, calor, vibração…

4 curtidas

Bah, verdade, acabou indo praticamente tudo com kW ali ao invés de kWh, depois vou fazer um edit ali com a tua observação e corrigir nos posts pra ficar mais correto pq é bem fácil de confundir.

kkkkkk por aqui tbm, eu comecei a fazer todos esses cálculos e tabelas (tô mantendo uma com o consumo mensal que vou preenchendo no excel a cada mês) justamente por causa dessas perguntas, tô sempre pensando em analogias e cálculos simples pra explicar a autonomia e economia do carro.

Até no trânsito pessoas desconhecidas perguntam sobre, cidade pequena tudo é novidade né.

Sem falar na percepção de valor dos veículos, não sei como é com vocês, mas seguido eu escuto por aqui coisas como:

• Mas tbm, deve ser um carro de mais de 250 mil…

• Minha filha comprou um Corolla Hibrido, queria q tivesse comprado um desses, mas tbm deve ser muito mais caro…

• Mas quando tempo demora pra tirar a diferença de preço de um carro desses pra um Corolla? (essa aqui fiquei um tempo tentando entender até perceber que o cara pensava que o King era mais caro que um Corolla, q ele queria saber quanto tempo “economizando com essa autonomia” eu levaria pra compensar essa diferença… e isso foi no estacionamento de um mercado enquanto esperava minha esposa kkkkk)

Eu devia começar a anotar essas interações, pq tem cada pérola…

1 curtida