Fala pessoal, tudo certo por aqui?
Meu primeiro post aqui pela comunidade, espero que possa ser útil!
E claro, discussões e sugestões são bem vindas.
Tenho um BYD King GS desde Março e desde então procuro cálculos para conseguir realizar as médias mensais de consumo, tanto no modo HEV quanto no modo EV.
Decidi utilizar a metodologia do INMETRO em relação ao consumo, onde são transformados os kW “abastecidos” no veículo em litros de combustível através da força de trabalho que cada energia gera, normalmente medidos em Mega Joules.
Foi complicado no início, mas no final se chega em cálculos bem básicos, então bora lá pras definições.
1 Joule pode ainda ser definido como o trabalho produzido com a potência de um watt durante um segundo, ou seja em 1kWh (1000Watts) multiplicado por 1 hora (ou 3600 segundos) = a 3,6 milhões de Joules, ou 3,6 MJ.
1 litro de gasolina (com 27% de alcool) contém 28,99 MJ de energia. (tô revisando esse cálculo já para a nova E30, mas muda muito pouco, por enquanto cheguei em 29,47MJ).
Para encontrar a quantidade de gasolina equivalente a 1 kWh, divide-se 3,6 MJ por 28,99 MJ/litro, resultando em aproximadamente 0,1241 litros, ou 124,1 ml.
Ou seja, para gerar a mesma quantidade de energia que 1 kWh de eletricidade, utilizaríamos +/- 124ml de gasolina.
O resto agora é “conta de padaria”
No meu caso, a capacidade de bateria do King é de 18,3kW mas, como ele sempre segura uma reserva de 25% da bateria, o carregamento de 25 até 100% consome em média uns 15kW, transformando isso em litros de gasolina temos:
15 x 0,124 = 1,86 litros de gasolina.
Rodando em modo 100% elétrico, minha cidade tem muitas subidas e descidas, consigo rodar 90/98km por carga
90 km / 1,86 litros = 48,38 km/litro - Por isso o Inmetro divulga esse carro fazendo “média” de 49 km/l apenas no modo elétrico.
Dessa forma eu utilizo esses cálculos para complementar o cálculo de consumo, eu zero todos os parâmetros de consumo do carro após a leitura de energia pela Cia Elétrica.
Nesse mês de Julho/Agosto por exemplo:
Rodei 1382km sendo 788km em modo elétrico e 592km em modo híbrido.
Foram gastos 125,5kW de Energia + 43,7 Litros de combustível.
Os 125,5kW equivalem a 15,56 litros + 43,7 = 59,26 Litros “totais”
1382km divididos por 59,26 = média geral de 23,32km/L
Estou fazendo diversos testes, inclusive com Gasolina Pódium e também em relação ao quanto rodo elétrico e quanto rodo híbrido.
Enfim, quis trazer esses cálculos pra vocês.
Se postei no lugar errado podem moderar pro lugar certo.