Como destravar apenas o bocal de carregamento?

Ontem me deparei com uma cena bastante comum, carro plugado no carregador público com 100% de carga (ocioso), porém vi uma coisa que achei diferente, tinha um número de telefone no painel.

Imagino que a pessoa deveria estar por perto e, se alguém precisar do carregador, poderia entrar em contato com a pessoa pra saber se vai liberar em breve ou, de repente, a pessoa poderia vir e desconectar o carro pra liberar a vaga.

Achei a ideia interessante, mas uma outra coisa me veio à cabeça. E se houvesse ou, quem sabe, houver uma forma de liberar apenas a porta de carregamento sem destravar completamente o carro.

Muitos carregadores têm cabos suficientemente longos para permitir que a vaga ao lado utilize para recarga. Nesse cenário, eu poderia deixar meu carro carregando, caso a carga já estivesse em 100% a pessoa que precisasse entraria em contato e eu poderia liberar o carregador pra ela, mesmo sem precisar ir até o carro.

Isso é possível usando o app mas, até onde eu sei, isso destrava o carro completamente. Uma pessoa mal intencionada teria acesso ao interior do carro.

Aos mais experientes no assunto, existe uma forma de fazer isso? Sei que os Volvo têm um botão que para a recarga ao lado do bocal, imagino que isso também libere o plugue.

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Com o antifurto desativado nas opções de energia/carregamento, o conector não fica liberado quando interrompe ou finaliza a carga?

A trava durante a o carregamento é por segurança, mas sempre achei que essa trava antifurto servia para não roubarem o carregador portátil, por exemplo. Mas realmente nunca testei.

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Testei aqui e fica liberado o tempo todo, mesmo sem terminar a carga.

De fato, serve pra não roubarem um carregador portátil, mas também serve pra nenhum espírito de porco desconectar o carregador “por diversão”.

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Putz. Bastante inseguro conseguir puxar o plug com a carga em andamento :face_with_diagonal_mouth:

Em alguns países os carregadores públicos não possuem plug devido aos furtos. Aí cada um anda com o seu cabo+plug e pluga as duas pontas.

Não vou dar ideia a esse pessoal que você falou, mas basta apertar o botão de emergência e sumir pq não vai ter trava que evite a interrupção :joy:

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Teve um camarada comentando que aconteceu exatamente isso com ele. Passou um maluco e pressionou o botão de emergência e vazou.

Mais deprimente foi ver os haters dando risada.

Com o carro destravado já é possível fazer isso né. Eu nunca fiz nenhum processo antes de desconectar o plugue, agora tô com a pulga atrás da orelha se estou fazendo algo errado.

Que eu saiba não da pra puxar o plug com o carregamento em andamento, mesmo com o antifurto desativado. Ia dizer que é um requisito a trava acionar pra carga iniciar, porem ja tive defeito nessa trava, e enquanto a peça não chegava, pra eu não ficar impossibilitado de recarregar, a css retirou a trava por completo e ai sim conseguia retirar o plug com a carga em andamento. Mas com ela 100% funcional, sempre escuto a trava acionando no inicio da carga e como eu carrego 99% das vezes em casa ou fico dentro do carro durante a recarga na rua, eu não utilizo o antifurto.

Você fala com o carro travado? Com ele destravado eu sempre retirei sem fazer nada. Mesmo durante a carga, hoje mesmo precisei interromper a carga que estava em 92%.

Testei desativando o antifurto hoje, desconectou mesmo com o carro travado.

Não sei dizer sobre carregamento DC, todos esses testes foram feitos com carregamento AC.

Com o carro destravado mesmo… se eu quiser soltar o plug durante a recarga, eu preciso aperta o botão da porta ou da chave pra destravar, ai ele para a recarga e solta a trava, ou com 100% carregado ele destrava sozinho.

Em carregamento AC. DC não testei, mas acredito que seja a mesma coisa porque tambem escuto ele travando o conector no inicio da carga.

Eu também carrego quase sempre com as portas destravadas e não consigo tirar o plug sem apertar o botão de destravar as portas, mesmo já destravadas. Achei que era devido ao antifurto ativado. Vou tentar desativar pra ele soltar ao final.

@Roluber o teu já teve quantos defeitos? :face_with_spiral_eyes:

Vou repetir os testes durante o final de semana. Agora o carro tá em 100% e o teste não seria confiável dado que ele não estaria carregando.

Mas eu tenho a mais absoluta certeza de que desconectei o carregador durante a carga hoje. Deixei carregando e precisei sair antes de terminar a carga, entrei no carro e vi a tela de recarga, dei a volta e desconectei e segui a vida.

Vou tentar contar aqui kkkk

Defeitos do carro:
1 trava do conector de carga, não reconhecia o travamento e não iniciava a carga.
2 transmissão/motor, estava fazendo barulho e na css disseram que tinha fagulhas de metal no óleo de transmissão, mesmo o óleo sendo novo(tinha sido trocado na revisão de 40mil)
3 câmera traseira entrou agua.

De peças que deram defeito acho que foram só essas.

Agora de css tem bem mais problemas:

Fiquei uma semana sem conseguir andar com o carro porque a css queria me cobrar uns 1200 pela revisão de 40mil km, eu não quis pagar, e não podia andar pra não estourar a tolerância de km da revisão pra não perder a garantia. Até resolver com a BYD e a CSS levou 1 semana.

Desceram o carro do “elevador”(acredito seja assim o nome do negocio que ergue o carro) em cima daqueles carrinhos de ferramenta e amassaram um plastico que fica na quina do parachoque traseiro embaixo.

Na troca dessa peça que eles amassaram, na montagem do parachoque, apertaram demais o parafuso e marcaram aquelas peças de black piano que fica dos dois lados da placa no parachoque traseiro e riscaram o parachoque debaixo da lanterna traseira. (Demorou uns 30 dias pra resolverem porque não tinham estoque dessas peças de black piano, mas trocaram as peças de black piano e pintaram a parte do parachoque que riscaram).

Na troca do motor, por algum motivo tiraram as rodas do carro e na remontagem, colocaram rodas e pneus de outro dolphin plus(do modelo branco) que estava só com 10mil km rodado. O meu estava com 44mil. Ofereci pra destrocar quando percebi, mas falaram que podia manter assim, que o carro era um seminovo da css, mas na ultima vez que fui lá, quando fui sair, conferi pra ver se nao tinha trocado as rodas de novo, ai a funcionaria disse que o dono dos pneus novos tinha aparecido porque ele percebeu que os pneus dele voltaram da css bem mais gastos e eles lembraram que eu tinha falado que estava com os pneus de alguem. esse contei como falha, mas eu estava na parte que se beneficiou… mas alguém teve dor de cabeça pra se resolver com a css pra conseguir os pneus novos de volta(nao sei o que a css fez, mas deve ter arrumado 4 pneus novos pra ele).

Já deixei o carro na css pra verificarem o freio(na epoca eu achava que o barulho da transmissão era do freio) o carro ficou o dia inteiro na css, falaram que tinha verificado umas coisas, mas depois vi nos vídeos da dashcam que eles mentiram e o carro passou praticamente o dia todo no mesmo lugar no estacionamento da css.

Vou parar por aqui pq de css a lista é muito longa.

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Bizarro demais… :face_with_spiral_eyes:
Só me vem uma coisa em mente: PQP!

Putz… essa CSS merece ser homenageada. Pelo amor de Deus… só tranqueira. Essa dos pneus foi demais. Descaso total !

Desativei o antifurto nas opções de carregamento, que na versão 2407 mudou para algo do tipo “bloqueio da porta de carregamento”. Tanto no carregador AC quanto no DC está liberando o plug quando o carregamento é interrompido ou finalizado.

Uma consequência é que a tampa do carregamento fica mesmo destravada o tempo todo. Apesar do “risco” de alguém usar o V2L por exemplo, já evitou que eu fosse até a porta do motorista para destravar pq ando só com o cartão nfc e sem a chave.

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Não entendi o tempo todo que a tampa fica destravada… ela fica travada quando o carro esta trancado e destravada quando esta destrancado não fica?.. igual os carros normais… a exceção seria se você colocar o carro pra carregar, a recarga acabar e o plug ser liberado… nessa situação, alguém poderia tirar o plug do seu carro e conectar alguma coisa lá… mas caso tenha essa preocupação, basta ativar o bloqueio ao usar carregadores públicos.

Pior que fui olhar novamente e parece que a minha está intermitente. As vezes não destrava ao desligar o carro, tendo que destravar na porta do motorista, e as vezes não trava junto com as portas.

Não testei novamente a questão do antifurto, deixei habilitado, porém hoje desconectei o cabo durante a recarga sem maiores problemas. Só tive que destravar o carro mesmo.

Depois vou testar novamente a questão do antifurto.

Mas quando vc destrava o carro, ele pausa a recarga temporariamente não? Ou so se apertar 2x?

Não sei dizer ao certo. Na carga DC eu lembro de acessar o carro durante a carga sem interromper, na AC eu não sei mesmo porque geralmente eu destravo pela chave e desconto antes de entrar no carro. Mas como comentei antes, já aconteceu de esquecer de desconectar antes e me deparar com a tela de carregamento no painel, tendo que descer e desconectar o cabo, mas confesso que não me lembro se a tela estava lá com potência zerada, ou coisa do tipo.