Conflito de info de bateria no manual

Ao viajar esses dias, deixei meu golfinho com SoC de 59%, pois lembrava que o manual recomendava ficar entre 40% e 60% quando o carro fica uma semana parado.

Hoje, ao tentar responder aqui ao colega @pvitorinosantos, que vai ficar uma semana com o carro parado, resolvi dar essa recomendação (apesar do questionamento dele ser sobre deixar o carro no sol) e fui só confirmar o range no manual para não ser corrigido pelos sábios colegas daqui: pois não é que o manual brasileiro recomenda ficar entre 70% e 80%?

Aí fui checar o manual europeu, que realmente recomenda ficar entre 40% e 60%.

Quando você compara os dois manuais nesta seção de bateria, os textos são idênticos e seguem a mesma ordem, até chegar nesse parágrafo da ausência por uma semana.

Não estou preocupado com isso, mas é tão estranho que esses 2 manuais contenham dois ranges tão diferentes, sem nenhum overlap…

Os manuais tb falam que o SoC fica mais impreciso depois de um longo tempo parado. Vou aproveitar isso e o aniversário de 1 ano do golfinho para levá-lo a menos de 10% quando voltar.

Obviamente declinei de sugerir qualquer coisa ao colega…

Realmente, é estranha essa diferença. Será por causa da temperatura média no Brasil ser maior do que na Europa?

Só perguntando pra BYD. Com 10% de chance de que dêem uma resposta que faça sentido e satisfaça…

Na verdade é pior, o manual em português possui as duas condições:

Mudei até o título.

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Via de regra para maioria das baterias é sempre recomendável manter entre 40 e 60%. É o ponto de equilíbrio onde a bateria tem carga suficiente para ficar estabilizada evitando o “lithium plating” que é o responsável pela degradação da bateria.
Esse video aqui tem uma explicação super completa. Ela se refere ao carregamento rápido, mas é válida para entender pq a bateria opera melhor entre 30 e 80%.

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