eu tenho um consumo médio de 15 a 16kw/100km, o que eu particularmente acho muito, estava procurando algum tópico aqui falando sobre isso, não ando em altas velocidades, ando sempe com 4 pessoas no carro, 25km dia, minha carga toda (46kw) ta dando uns 250km de automonia só, não sei o que fazer pra melhorar, se estou ainda em menos de 2000km do veículo e to com todo cuidado de não pisar fundo, e quanto sua duviada, não vejo diferença do consumo com bateria mais baixa ou não, mas nunca atingi ném o minimo do INMETRO
ainda não tive a oportunidade de andar uma bateria inteira do carro sozinho para tirar essa dúvida, no meu dia a dia geralmente 3 pessoas pegam “carona” comigo
Bom dia comunidade!!
Tenho um dolphin gs e Rodo aprox 150km por dia. Tenho um controle de consumo e por isso posso falar com conhecimento de causa.
A média de km rodados por bateria é de 30 Km a cada 10%. Logo que adquiri o carro deixei a bateria chegar a 5% pra ver quanto consumia em kW. Rodei 300km… Detalhe em quase um ano, nunca andei com o ar desligado. Já percebi que em dias muitos quente (moro na porta do inferno aberta que seria o RJ) a autonomia cai pra aproximadamente 270km por carga. Semana que vem farei a primeira viagem em estrada e poderei comparar a autonomia cidade/estrada.
Rodo no modo LARGER E ECONÔMICO. Espero que minhas informações ajudem.
Pessoal, meu mini já completou os 2.000km de uso moderado, para efeitos de amaciamento.
Qual a configuração de frenagem/modo de recuperação de energia que vocês recomendam? Ou na cidade é mais vantajoso deixar no econômico e high feedback, como já está?
Teria quais vantagens em alterar esses modos?
Uma autonomia de aprox 400km usando o veículo de forma moderada, utilizando a frenagem de forma antecipada, deixando o Mini pegar embalo com calma e sem acelerar/frear com alta intensidade à toa (mas com o ar condicionado ligado no 4, pois aqui em Recife é quase obrigatório).
Há alguns dias , estava fazendo uma viagem em rodovia e deixei o controle de estabilidade acionado . Percebi que o veículo estava fazendo em torno de 2,8 km por cada 1% da bateria . Desliguei o controle de estabilidade e essa média subiu pra mais 4 km /1% . Dêem uma observada nisso aí .
Na cidade uso modo eco com máxima regeneração, em estrada reduza a regeneração para mínimo. Se ligar o modo neve/lama ele vai filtrar suas pisadas no acelerador amenizando e economizando.
Manter a temperatura selecionada com uma diferença de 5 a 10 graus abaixo da temperatura externa mantém fresco sem gastar muito.
Em SP utilizei até umidificador no porta copos ligado no USB durante temporada de humildade abaixo de 40%…
É a mesma relação em relação ao carregamento do veiculo, quando a bateria esta cheia é gradual e lento, quando esta vazia é mais rapida, quando a bateria esta acima dos 80% a regenereção nao é tao intensa devido a capacidade de carga e descarga na bateria, sendo assim para maior eficiencia em termos consumo o ideal seria em torno de 20% a 80%
É um ícone parecido com esse. O botão que liga/desliga fica naqueles comandos do painel ( Dolphin mini) . É recomendável em caso de mau tempo ( chuva/ geada/ neve ) manter ligado esse sistema .
Eu sempre ando com o modo de regeneração mínimo. Como a regeneração máxima prende demais o carro . Achei mais cômodo e confortável manter no mínimo . Qdo , por exemplo, logo a frete tem uma lombada e vc tirano pé do acelerador pra deixar ir na banguela, o carro acaba prendendo demais e acaba tendo que acelerar novamente pra passae o obstáculo.
Essa comparação foi no mesmo trecho? Na mesma velocidade?
Veja, se você comparou em dois trechos diferentes da rodovia, não há como tirar qualquer conclusão disso. Pode ter sido tráfego, diferença de inclinação na pista (aclive ou declive), etc.
Não consigo pensar em qualquer explicação técnica de diferença de consumo em relação ao controle de estabilidade, que apenas monitora as rotações de todas as rodas e corrige a trajetória do veículo se o carro começar a sair da trajetória.
O controle de estabilidade não é importante apenas em chuva ou geada. Você pode perder o controle do carro por uma mancha de óleo na pista ou em uma manobra brusca para escapar de um acidente que coloque duas rodas fora da pista e na brita ou grama. Nesse caso, o carro pode rodar e capotar, acidente que pode ser evitado com o controle de estabilidade.
Então recomendo que NINGUÉM desligue o controle de estabilidade pelo motivo principal que ele é muito importante para a segurança; e pelo motivo secundário que não acredito que haja qualquer relação entre ele e o consumo de bateria.
Os modos de Regeneração você pode escolher conforme a conveniência, é possível obter o mesmo resultado de Regeneração em qualquer um dos modos, a diferença está em como fazer isso e o que você acha mais confortável.
No modo high/large quando você tira o pé do acelerador ele freia bastante, você consegue controlar a intensidade do “freio/Regeneração” acelerando levemente, apenas pra ele reduzir a intensidade da Regeneração.
No modo standard, quando vc tira o pé do acelerador ele freia pouco, mas vc consegue aumentar a intensidade da Regeneração apertando o freio levemente.
Eu particularmente prefiro usar o standard e controlar a Regeneração no freio do que no acelerador. Apenas uso o high quando vou pegar uma serra mais comprida e mesmo assim, as vezes ainda desço no standard.
Tenho um plus, o que percebi é o seguinte, quando a bateria eta cheia, o regenerativo mal chega aos 20kW, conforme a bateria caminha mais para metade, o regenerativo quase chega ao nominal do motor em freiadas bruscas (150KW). A mesma coisa para velocidade final, quando a bateria esta a uns 40%, ele bate 180km/h, acredito por conseguir dar uma maior corrente de descarga. Então se for fazer um consumo por %, tenta considerar de 80% para traz.