Todos os dias pego uma subida na volta pra casa. Pelo multimidia, o inclinação fica entre 2 e 4º.
Como uso muito o controle de velocidade, tomei um susto quando, no meio da subida, o controle desligou, apareceu um aviso no painel de “Cruise Canceled” e a aceleração parou totalmente.
Na primeira vez, eu estava a 80km/h. Depois fiz vários testes com velocidades diferentes. Não vi uma lógica, mas às vezes o controle se mantia e outras vezes desligava. Aparentemente, com velocidades mais baixas (tipo 65 km/h), a chance de desligamento é menor.
Fiz videos e fui à concessionária para ver qual era o problema.
Depois de 2 vezes indo à concessionária e sem explicação do motivo (e ainda disseram que nunca tinham visto um caso assim), me ligaram dizendo que isso é um mecanismo de segurança do carro.
Alguém já passou por isso? Conseguiu alguma explicação diferente?
Já vi acontecer, em carros mais antigos, de a velocidade cair abaixo da velocidade mínima do controle de cruzeiro e desarmar. Mas pela sua foto o carro estava acima de 70km/h, não deve ser o caso, a menos que tenha acelerado para essa velocidade antes de tirar a foto, o que também não parece ser o caso.
Tenho um Dolphin GS e uso muito o cruise. Ele já desarmou duas vezes, ambas em curvas com desnível na pista. Acredito que os sensores de rotação que controlam a estabilidade do carro detectam uma pequena perda de aderência de uma das rodas e desarma o cruise para não acelerar em uma situação de perda de aderência.
Acredito que seja seu caso, pois na subida o carro está enviando bastante potência às rodas e se houver uma parte do asfalto com menor aderência, uma das rodas de tração pode deslizar muito sutilmente, algo que o motorista não percebe, mas os sensores detectam. Pode ser uma parte do asfalto com pedrinhas soltas, areia, água ou óleo na pista.
Faz todo o sentido.
Aqui (e no resto do Brasil) o que não falta é asfalto que provoca falha na aderência rs…
Vou fazer uns testes sem ser na subida.
Trata-se de mecanismo de segurança do carro. Uma vez que, o fato acontece em três momentos (pode fazer o teste, a msg citada sempre aparecerá, unicamente, nestes três momentos): perda de potencia para manter a mesma aceleração, seja em subida e/ou quando vc faz o setup para uma velocidade ~=40km; e, após 5minutos na mesma velocidade sem que vc aumente ou diminua a respectiva, o carro desliga o cruise a fim de q vc possa voltar ao controle do carro (pés nos pedais) novamente.
Comigo já aconteceu umas 3 vezes, tenho o mini tbm. Uma em subida muito ingrime, e outros duas em curvas, deve ser oq o pessoal comentou mesmo