Dados dolphin gs 23/24 obd2 bateria car scanner

Fala pessoa a alguns dias venho perceber que o eu carro dolphin gs 23/24 esta fazendo menos doque a media dos veiculos… mas carrega 44 kw pelo medidor que coloquei antes do wallbox, wattimetro… fui dar carga ate 100% denovo e coloquei o scanner obd2 , rodei apenas pars sair para buscar o scanner 6 km e voltei na bateria 98% coloquei o scaner e apareceu essas informacoes… se alguem.puder interpretar me ajude por favor…

Mais uma atualizacao de informacao, esses dias medi ela inciaalmente quando peguei o carro com 20mil km rodados atraves de um.outro programa e deu 100% de saude, deixei chegar abaixo dos 10% como orienta no manual a cada 6 meses eu fiz pois nao sei se o antigo dono fez a calibragem carreguei m.carga lenta ate 100% via wallbox e agora fui ver nesse outro programa e deu 91%

Vejam abaixo

!Antes

Depois da carga completa:

Oque pode ser isso?

Vou deixar boa parte desses dados brutos para os mais entendidos, mas o que me chamou a atenção é o SoH (State of Health saúde da bateria) em 90% com uma contagem de ciclos de 296. Pode ser também algum erro de leitura do OBDII ou coisa do tipo, mas me parece uma degradação alta caso esteja correto.

Seu carro tem quantos km rodados?

Sobre a média. Insisto que não deve olhar para porcentagem como parâmetro. Quando tiver a oportunidade de fazer um trecho de uns 50km ou mais, tira uma foto daquele resumo ao desligar o carro, por esse resumo dá pra fazer uma regra de 3. Mas é importante que esses 50km sejam rodados, sem períodos parados aguardando passageiros ou coisa do tipo. E lembre-se, média varia demais de pessoa pra pessoa, clima pra clima, região pra região, topografia pra topografia, etc…

1 curtida

Pela descarga acumulada, se meus calculos estão corretos, é pra ter por volta de 40mil km. Assumindo um média de 12kwh/100km.

Mas realmente 90% de SoH está bem baixo.

Se os 44kwh que você mediu no wallbox são considerando os 100% de bateria, então ela realmente esta com um SoH de uns 90%. Porque essa medição inclui o que foi perdido no inversor do carro.

2 curtidas

Esses programas simplesmente dividem os valor da Battery Pack Current Capacity pelo valor Battery Pack Factory Capacity. Vou repetir aqui o mesmo que já coloquei como resposta em outro tópico.

3 curtidas

É cara mas o estranho que antes de fazer essa carga completa de 5% aos 100% estava 100% a saude da bateria como pode ver na imagem que upei ai

Segundo o Júlio, a medida do aplicativo pode estar errado… ele postou um jeito certo aparentemente, eu dei uma olhada rapida, mas não foi o suficiente pra eu entender :sweat_smile:. Preciso olhar com mais calma quando tiver tempo. Da uma lida la no que ele postou.

1 curtida

Ele.tem.20 mil.rodados mas a poucos dias estava com saude de 100%

@Roluber basicamente, anota o valor de kWh acumulado com a bateria em 100% e depois de usar o carro até uns 10% ou menos, anota o valor novamente e calcula quanto gastou.

Só por curiosidade, fiquei sabendo que esse procedimento que postei aqui no fórum virou uma nota técnica nas concessionárias da BYD para medir a bateria.

Já imagino que em versões futuras a BYD vai tirar o parâmetro Battery Pack Factory Capacity pois começou a surgir apps que usam isso para medir a “saúde” de maneira totalmente furada.

3 curtidas

Só 20mil? Vai la na multimídia, na aba de energia e vê qual a media de kwh/100km

1 curtida

Aaaah entendi. É basicamente ver quanto a bateria descarregou em um ciclo de 90% real e calcular pra 100%

2 curtidas

Isso só corrobora com a hipótese de o cálculo do scanner estar incorreto.

20k com 90% de saúde parece errado em qualquer situação.

Blz julio , obrigado pelas informacoes vou fazer esse teste que vc disse e ver oque gastou ate 10% de bateria… mas tipo assim é só eu ir anotando os resumos das viagens? Tipo aquela tela que mostra o consumo quando agente para o veiculo? Por que la mostra como consumiu… é confiavel aquela tela? Ja testou? E outra pergunta vc que entende mais, vc ja disse que o ah os programas tomam como base para medir a vida ultil que nao é o correto, esses ah interfere noque exatamente, se baixar interfere noque?

Esse resumo é bem confiável sim. Ali é uma medição de fato de energia consumida, sem estimativas.

Sobre a sugestão, creio que a ideia seria usar o car scanner antes de uma viagem e anotar a carga descarga acumulada, depois de rodar bem você volta no car scanner e subtrai a descarga acumulada inicia da atual. Isso vai te dizer quanto consumiu nesse intervalo, aí tu pega a quilometragem e faz a conta.

Então, os kWh acumulados, que são usados pelo Car Scanner, vão acrescentando erros.

Comparando, é como se você usasse o odômetro total do carro para medir uma distância de poucos quilômetros. Se um carro com 20 mil km tiver um erro de por exemplo de 0.5%, vai ter uma diferença de 100 km para mais ou para menos, tornando impossível aferir deltas de distância pequenos.

Com o consumo é a mesma coisa, em um consumo acumulado de 5000 kWh, um erro hipotético acumulado de apenas 0,1% já dá uma leitura errada de 5kWh, ou 10% de perda da “saúde” da bateria em um Dolphin GS.

Mantendo a analogia da distância, a forma correta de medir distâncias curtas com precisão é zerar o odômetro parcial e ler o total da viagem. Em uma viagem de 10km, mesmo que o odômetro parcial tenha um erro de 1%, são apenas 100 metros de margem de erro.

A medição que sugeri é exatamente isso, só que para medir a capacidade da bateria.

2 curtidas

@Andrelcvd para fazer a medição, você tem que comprar um scanner OBD2. Tem no mercado livre, pode ser dos baratos. Quando comprar avisa, que fazemos juntos a medição.

1 curtida

Eu ja tenho um aqui da epoca do onix mesmo um azuzinho vou deixar carregarca 100% medir e depois deixar ate 10% como sugeriu para ver a variacao

Fala julio, mais uma informacao ai, amigo meu comprou um dolphin igual o meu tambem mesmo ano 2024, saude da bateria em 99% o meu estava em 100% ele deixou descarrgatcate 2% para dar balanceamento, esta sem carregador wallbox por enquanto e carregou no portaril em casa em 127v mesmo leveu quase 1 dia quando foi ver desceu para 94%… ta assustado tambem kk, segue o print da conversa, detalhe ele viu pelo electro aquele novo app que monitora as cameras do carro sera aue ele ta interferindo na medicao do veiculo? To suspeitando hein…

@Andrelcvd André, esses apps não marcam direito, é só uma aproximação.