De Honda FIT para Dolphin Plus: faz sentido?

Gente, bom dia!
Eu venho do honda fit pelo motivos de muitos outros usuarios: é um carro que não da problema. Eu o levo no mecanico uma vez no ano, troco o oleo, filtros, e posso rodar mais um ano (faço poucos km por anos, cerca de 10.000, a moior parte na estrada).
Neste sentido, passar a um Dolphin plus faria sentido? Ou é um carro que demandas cuidados extra? tem pecas que quebram?
Obrigado!

O elétrico demanda muito menos manutenção que o carro a combustão. Esquece troca de óleo, esquece correias, esquece tudo relacionado a motor do Fit (qualquer combustão na real). Revisão a cada 20k ou 1 ano, e já era.

O meu tá com 1 ano de uso, 20k rodados, e só precisei trocar pneu porque eu comi o original com farinha, abusando um pouco das arrancadas.

Se tiver cuidado, dificilmente vai precisar trocar qualquer coisa. Teve uma galera aqui que teve problema com o difusor de ar, mas o meu segue intacto.

A única queixa real que eu tenho do D+, de todos os BYD na real, é a porta baixa que pode raspar na guia. Fora isso, zero dor de cabeça.

6 curtidas

Já tive um Honda Fit por muitos anos, o modelo antigo com cambio CVT japonês, ótimo carro.

Engraçado que quando comprei o Dolphin GS o primeiro carro que me veio a lembrança foi justamente o Fit. Não sei se é o tamanho, o silêncio, ou o fato de ser um carro que “só anda”, sem sentir a troca de marchas.

Tive esse Dolphin por mais de um ano, rodei mais de 20 mil km e não gastei absolutamente nada, sequer “combustível” (tenho fotovoltaica). Zero problemas. Agora, dois anos depois, tenho 2 elétricos :slight_smile:

4 curtidas

Tenho um Dolphin Plus 24/25, 1 ano e meio de uso, 20mil km rodados. Até hoje zero problemas, somente geometria e balanceamento, rodízio de pneus e a revisão anual. Estou no mesmo time do Julio que não gasta com combustível por ter placa solar.

3 curtidas

D+ aqui tbm. Em dezembro serão 2 anos com o golfinho. Zero problemas e me segurando forte pra não pirar e pular pro Seal. Quem sabe quando lançarem um SUV mais interessante que o Yuan Plus com preço não proibitivo.

4 curtidas

Boa tarde. Tive problemas com a caixa de direção, mas foi trocada em garantia. Fiquei sem o carro apenas para a troca da peça, 2 dias, apesar da demora pra chegar. Pelo menos aqui em Natal-RN, a dificuldade é mesmo pela quantidade de carros vendidos e a infraestrutura pequena da concessionária.

Dito isso, o carro é ótimo, gastei 2 mil com a instalação do carregador de casa e 710 reais com carregamento em estradas. Rodei mais de 9 mil km, em 3 meses e meio, e pretendo ficar com o carro pelos próximos 10 anos, tranquilamente.

O único arrependimento é não ter comprado antes. Teria evitado de gastar alguns milhares de reais com a troca de óleo da minha tracker 2021, que, aliás, até hoje não consegui vender.

4 curtidas

Faz todo sentido a troca, vai sem medo. O pessoal aqui já deixou as experiências e só concordo. O primeiro carro que tive aqui na Irlanda foi um fit híbrido japonês ano 2015 (pela direção ser do mesmo lado, é comum lojas daqui comprarem lotes de carros japoneses já usados e venderem aqui. A única coisa estranha é que no Japão o pisca fica do lado contrário do volante). Foi um ótimo carro e como o @julio falou, o dolphin me remeteu ao fit também por alguma razão que desconheço.

3 curtidas

Claro que faz, eu fiz exatamente isso e foi um evolução e tanto. Sai de um Fit EXL 2019 para o Plus e mesmo o Fit sendo muito bom, não me arrepende em nada!

IMG_4773

IMG_6945

2 curtidas

Provavelmente associam ao Fit pelo mesmo motivo que eu e muitos amigos com quem já conversei. Pela frente curta e “íngreme”.

E isso faz com que muitos achem que o carro é pequeno e se surpreendem quando mostro que o Dolphin Plus é mais comprido que uma Tracker, por exemplo…

Outro dia um vizinho que tem um 2008 falou que estava pensando em pegar um D+ como o meu, mas estava com receio, por ser pequeno… Eu nem tinha certeza, mas na hora mandei um “cara, aposto que o D+ é do mesmo tamanho do seu carro…”. Como ele duvidou, abri o Google. O 2008 dele é do modelo anterior, o D+ é 13cm mais comprido, 3cm mais largo e só 1cm mais baixo… Eu ri, ele riu, aí falou que tbm achava caro e não comprou mesmo assim… :sweat_smile:

3 curtidas

Se sua única preocupação for a questão mecânica, pode ir sem medo algum.

O que vc precisa se preocupar, na minha opinião, é se vc poderá carregar o carro em casa. Se não puder ter carregador em casa, a convivência com o carro elétrico começa a ficar desconfortável. Dependendo de onde vc morar, pode ter uma boa oferta de carregadores públicos, mas pode ser chato, pelo menos uma vez por semana ficar de 20 a 40 minutos esperando carregar. A comodidade de carregar em casa, pra mim, é um ponto positivo e um dos grandes diferencias do carro elétrico, e será muito mais barato do que usar apenas carregadores públicos.

A segunda questão é referente ao uso em rodovia. Vc disse que usa bastante em estrada, se esse uso for de uns 300km, é preciso antes de adquirir o carro, verificar a oferta de carregadores nos trajetos que vc for utilizar mais, se a oferta for pouca, pode ser um impeditivo. Utilize o aplicativo plugshare para procurar por pontos de recarga.

Resumindo, se vc puder carregar em casa e suas viagens forem na casa dos 300 km totais (ida e volta) então faz muito sentido a troca.

1 curtida

E vou além, parece paradoxo mas você perde menos tempo seu carregando um VE em casa que um combustão no posto. No VE é o tempo de desenrolar o cabo e encaixar a pistola, no combustão tem de achar um posto confiável, esperar o funcionário chegar e perguntar quanto enche, depois tirar a mangueira, encaixar o bocal, espera encher, depois o funcionário vai atrás da maquininha da cartão, depois paga. Se for um posto concorrido tipo os de Extra e Carrefour, tem o tempo de esperar na fila também.

Quem disse que carregar um VE é mais demorado que encher o tanque de um carro à combustão? :joy: :joy: :joy:

4 curtidas

Há um ano e um mês com o Dolphin Plus. Meu carro já passou dos 30 mil km, absolutamente zero de manutenção. Tive ruído interno no porta-malas, mas levei à concessionária, foi feito ajuste, nada trocado, sem absolutamente custo algum e problema resolvido. No mais, nenhum custo. Como dirijo acelerando pouco, os pneus vão durar, acredito, algo por volta de 60 mil km. Agora vou fazer rodízio. Se compraria outro? Sim, mas quero fazer up grade de bateria em futuro próximo, e pegar um Aion V.

Já tive FIT, é um excelente carro, mas requer todos os cuidados e manutenções de um carro a combustão. O carro elétrico é muito melhor e mais prazeroso de dirigir, além do baixíssimo custo de manutenção.

Tenho um FIT 2004 (não paga mais IPVA…) e um Dolphin Plus. Não tem nem comparação, claro, a única vantagem (?) do Fit é ter estepe. Mesmo um FIT mais novo não tem comparação, o Dolphin Plus é outra categoria. E recomendo cada centavo a mais que se paga por um Plus em relação ao GS. Claro, se você tiver condições de pagar, mas a quantidade de vantagens do Plus sobre o GS é gigantesca! Quanto a manutenção, basta lembrar que o Dolphin GS do Gilson (procure no Youtube) já passou de 260 mil km e, sem contar fluidos de arrefecimento, lubrificante e uma batida que teve, trocou só filtro de pólen do ar condicionado. São de 1.000 a 20.000 peças móveis a menos que um carro a combustão. Sem falar em filtros de ar, combustível, etc. O meu está com quase 2 anos e uns 37 mil km. Só troquei o filtro de pólen e um par de pneus, porque experimentei rodar algum tempo em Sport. Achava que só ia fazer diferença no consumo de energia, que nada, acaba com os pneus… Agora só rodo no modo Eco.

4 curtidas

Foi exatamente a troca que fiz. Só tenho um arrependimento… NÃO TER TROCADO ANTES!

2 curtidas