De porto alegre ao rio de janeiro!

Essa foi a primeira viagem longa que fizemos de carro elétrico, um BYD Dolphin GS. Além de alguns dos vários passeios que fizemos, também mostramos que dá pra viajar com carro elétrico. É só se organizar pois, existem diversos eletropostos. ZERO perrengue! Só felicidade!

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Recentemente fiz Blumenau a Foz do Iguaçu com um Plus com total de 2.000 km. Viagem excelente, todos carregadores que planejei usar estavam disponíveis. Das 7 recarregas realizadas, em apenas 1 aguadei pelo carregamento. Todas as demais o veículo carregava enquanto realizavámos outras atividades.

Alguns fatores que ajudaram na boa experiência: verificar carregadores disponíveis no trajeto e que estavam em funcionamento no plugshare e cadastrar previamente os apps que planejava usar.

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Isso é dica de ouro, não fiz nenhuma viagem tão longa, mas em todas foi ABRP traçando rotas e planejamento pontos de recarga, PlugShare pra conferir experiências recentes de outros usuários (e procurar alternativas próximas) e já deixar os apps instalados, cadastrados e tudo mais.

Único “perrengue” foi com a porcaria do EZ Volt exigindo reconhecimento facial só na hora da primeira recarga.

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Agora em Janeiro rodei 1600KM com a família entre MG e SP. Também não passei perrengue, apenas algumas frustrações com a velocidade de recarga.

Contudo o planejamento recomendado inicialmente pelo ABRP orientava as paradas em alguns pontos de recarga que ainda não estavam em funcionamento ou apresentavam mau funcionamento.

A dica de ouro é checar as experiências recentes de usuários via PlugShare das paradas recomendadas pelo ABRP. A grande maioria dos postos recomendados haviam algum ponto de atenção. Em outras palavras, se eu tivesse seguido cegamente o ABRP teria passado perrengue na certa. E estou falando de MG e SP, imaginem Norte e Nordeste…

Cadastrar previamente o meio de pagamento nos aplicativos dos provedores que vão utilizar também é outra dica de ouro… infelizmente a conectividade com a rede celular nas estradas ainda é um problema no Brasil.

Uso o ABRP conectado ao carro com o OBDII. Deixando ele capturar os parâmetros automaticamente o consumo estimado nos trajetos é muito superior ao real. O % de bateria no final do trajeto chegou a ser 15% maior que o estimado pelo app. Ajustando o % da velocidade da via para 105% manualmente, cheguei a uma estimativa mais próxima do real, ainda que com folga.
A falta de tripmeter e integração entre bateria e navegação nos byd continuam inexplicáveis…

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Juliano, qual o OBD (modelo exato) que tu usa e onde posso comprá-lo? É simples de usar? Requer conhecimento específico? Preciso baixar alguma aplicativo para interagir com o ABRP?

Obrigado.

Comprei no ML, esse modelo:

O uso é bem simples, é plug and play.

A conexão é direta entre o scanner e o ABRP (precisa ser a versão paga). O único inconveniente é ter que desconectar o scanner ou lembrar de fechar o app ao fechar o carro. Se o app tentar se comunicar vai disparar o alarme.

Obrigado pela informação.