De porto alegre ao rio de janeiro!

Essa foi a primeira viagem longa que fizemos de carro elétrico, um BYD Dolphin GS. Além de alguns dos vários passeios que fizemos, também mostramos que dá pra viajar com carro elétrico. É só se organizar pois, existem diversos eletropostos. ZERO perrengue! Só felicidade!

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Recentemente fiz Blumenau a Foz do Iguaçu com um Plus com total de 2.000 km. Viagem excelente, todos carregadores que planejei usar estavam disponíveis. Das 7 recarregas realizadas, em apenas 1 aguadei pelo carregamento. Todas as demais o veículo carregava enquanto realizavámos outras atividades.

Alguns fatores que ajudaram na boa experiência: verificar carregadores disponíveis no trajeto e que estavam em funcionamento no plugshare e cadastrar previamente os apps que planejava usar.

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Isso é dica de ouro, não fiz nenhuma viagem tão longa, mas em todas foi ABRP traçando rotas e planejamento pontos de recarga, PlugShare pra conferir experiências recentes de outros usuários (e procurar alternativas próximas) e já deixar os apps instalados, cadastrados e tudo mais.

Único “perrengue” foi com a porcaria do EZ Volt exigindo reconhecimento facial só na hora da primeira recarga.

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Agora em Janeiro rodei 1600KM com a família entre MG e SP. Também não passei perrengue, apenas algumas frustrações com a velocidade de recarga.

Contudo o planejamento recomendado inicialmente pelo ABRP orientava as paradas em alguns pontos de recarga que ainda não estavam em funcionamento ou apresentavam mau funcionamento.

A dica de ouro é checar as experiências recentes de usuários via PlugShare das paradas recomendadas pelo ABRP. A grande maioria dos postos recomendados haviam algum ponto de atenção. Em outras palavras, se eu tivesse seguido cegamente o ABRP teria passado perrengue na certa. E estou falando de MG e SP, imaginem Norte e Nordeste…

Cadastrar previamente o meio de pagamento nos aplicativos dos provedores que vão utilizar também é outra dica de ouro… infelizmente a conectividade com a rede celular nas estradas ainda é um problema no Brasil.

Uso o ABRP conectado ao carro com o OBDII. Deixando ele capturar os parâmetros automaticamente o consumo estimado nos trajetos é muito superior ao real. O % de bateria no final do trajeto chegou a ser 15% maior que o estimado pelo app. Ajustando o % da velocidade da via para 105% manualmente, cheguei a uma estimativa mais próxima do real, ainda que com folga.
A falta de tripmeter e integração entre bateria e navegação nos byd continuam inexplicáveis…

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Juliano, qual o OBD (modelo exato) que tu usa e onde posso comprá-lo? É simples de usar? Requer conhecimento específico? Preciso baixar alguma aplicativo para interagir com o ABRP?

Obrigado.

Comprei no ML, esse modelo:

O uso é bem simples, é plug and play.

A conexão é direta entre o scanner e o ABRP (precisa ser a versão paga). O único inconveniente é ter que desconectar o scanner ou lembrar de fechar o app ao fechar o carro. Se o app tentar se comunicar vai disparar o alarme.

Obrigado pela informação.

Vou comprar esse negócio pra planejar uma viagem mais longa. Daí , eu tenho que baixar um app a parte e instalar o APK na multimidia ? E sobre o ABRP pago , me diz quanto que é o plano pago , por favor

Se você baixar o APK do ABRP e instalar na multimídia tu vai conseguir usar ele no carro sem o plano pago, via CarPlay/Android Auto é preciso usar a versão paga. Porém, pra obter dados em tempo real tu vai precisar conectar com o OBDII, e isso é recurso pago de qualquer forma.

Eu prefiro usar pelo CarPlay, dado que os dados em tempo real são exclusivos da versão paga, já vale mais a pena usar pelo celular e boa.

Sobre valores da versão paga… pelo navegador é possível obter um teste de 14 dias, que vale bastante a pena. Provavelmente sua viagem não vai durar mais do que 14 dias, então dá pra usar o app na sua totalidade durante a viagem e só pagar quando fizer sentido, se fizer sentido pra você.

Pra mim acho que faz mais sentido pagar o mensal às vésperas de alguma viagem. Eu usei uma única vez quando fui para o RJ, depois disso só fiz viagens curtas com, no máximo, 1 recarga na ida e 1 na volta, nenhuma no limite da carga…

Obrigado !
@dawtaylor , já baixei o ABRP na multimidia. Então ele já está liberado para todas funcionalidades ? Pra mim só interessa consumo real e autonomia.
Desculpe a ignorância… aprendendo a cada dia… sou muito leigo nessas coisas.
Muito Obrigado

O ABRP não vai te entregar essas informações. O ABRP vai te ajudar a calcular rotas incluindo pontos de recarga.

Por exemplo. Isso aqui. Durante o trajeto, se estiver com o OBDII conectado, ele vai ajustando a estimativa de SoC ao chegar no destino, por exemplo.


O ABRP na verdade vai aproveitar e replicar o % de bateria do painel no app , para ajudar a calcular a autonomia de acordo com o trajeto. Mas baseado em que media de consumo ?
Pq se entregar o que quero , eu pretendo deixar o OBD conectado direto , pq nao vou ter paciência de tirar e colocar.

Não recomendo deixar conectado direto porque é bem inseguro. Esses OBD bluetooth não tem senha nem nada do tipo, se alguém parar do lado consegue parear. Além do mais, se abrir o ABRP com o carro por perto ele vai conectar e disparar o alarme.

Eu imaginei assim. É por Bluetooth , vai parear no multimidia igual meu celular. Ai , ia ficar pareado , ninguém ia poder mexer.
Quanto ao ABRP, só iria abrir o instalado no multimidia.

Tenho que fazer essa viagem. Andar 263 km para chegar no posto de recarga. Que só tem 2 estações e da ultima vez 1 tava quebrada. Se eu conseguir vaga OK. Se eu não conseguir , tenho que andar mais 52 km, de forma que Total daria 315 km no Dolphin GS. Sei que se fosse sozinho eu conseguiria chegar sem abastecer. Mas com a familia e com malas… tenho minhas dúvidas. Por isso saber a autonomia real é muito importante para não ficar parado no meio do nada.
Preciso de fazer essa viagem nesse carro ? Não. Quero ? Muito ! k k k k Sentimento de desafio.
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