Desempenho Dolphin GS

Fala galera, criei um tópico só pra compartilhar/comparar o desempenho do dolphin gs com os carros a combustão. Principalmente com os 1.0 turbo, pois não achei muitas comparações diretas… Imagino que muitos devam ter trocado um a combustão 1.0 turbo pelo dolphin e, comparando com o ORA, por exemplo, a “cavalagem” dele é o único fator que, ao meu ver, deixa a desejar!

Minha esposa tem um onix turbo, noto que o dolphin é muito mais esperto nas retomadas e acelerações, mas queria saber se notaram alguma diferença tb…

Normalmente o maior diferencial dos elétricos, principalmente pro dolphin gs, é no 0-50 km/h né, mas nos a combustão só vemos dados com 0-100km/h!

O torque instantâneo faz toda a diferença, mesmo os carros turbos, que tem uma curva de torque bem linear, o que acontece na prática é que ao pressionar o acelerador no carro a combustão, é enviado um comando para o corpo de borboleta, que aumenta o fluxo de ar, ao mesmo tempo que os bicos injetores aumentam a vazão do combustível na câmera, e consequentemente há um aumento na queima e assim um aumento de rotação… ainda assim, se for um carro com cambio automático e não tiver na marcha correta, o cambio ainda precisa detectar a carga no sistema, acionar os atuadores e mudar as engrenagens, resumindo: Isso pode parecer rápido, mas leva muitíssimo tempo… no elétrico, ao pressionar o acelerador, aumenta-se a tensão e consequentemente a corrente no motor, que transforma de imediato no aumento de rotação… esse “lag” do carro a combustão faz com que o carro elétrico dê um salto na frente do mesmo, ainda que possua menor torque… eu arrisco a dizer que ele chega a ser mais rápido de 40-80km/h do que carros turbos de cilindrada maior.

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Bacana Ariano, imagino que seja mesmo! Cheguei a colocar o meu dolphin na estrada de bsb pra bh, confesso que no início estava receoso pra algumas ultrapassagens, mas com o decorrer da viagem acabei pegando confiança e no final fiquei com uma sensação boa de desempenho do carro, apesar da baixa “cavalagem”…

Além de instantâneo, o torque do Dolphin GS nesse caso aí é maior mesmo:
Onix = 116 cv e 16,8 kgfm
GS = 95 cv e 18,3 kgfm

Sei que o debate de potência vs torque pode render dias, mas é esperada uma aceleração semelhante a outros que estão na faixa dos 18 de torque…

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Quando fiz o test drive no GS a sensação é de que ele é mais esperto nas arrancadas quando comparado ao Nivus (20kgfm).

Apenas acima de 60 o Nivus parecia mais potente.

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@dawtaylor Em baixíssima velocidade o torque instantâneo reina :joy:

Em arrancada de semáforo vai até peitar alguns maiores durante alguns metros, mas o negócio começa a equilibrar tipo no 0 a 100 ou em retomadas na estrada, devido as curvas de torque e relações de câmbio que o elétrico não sofre efeito. O nirvus faz 1s mais rápido no 0 a 100…

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Exatamente. E no dia a dia acaba sendo melhor, dado que 0-60 é coisa do dia a dia, saída de semáforo e tal, enquanto que 0-100 não se faz o tempo todo.

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Reforçando o que o pessoal já comentou, nos carros a combustão o torque é uma curva, eles divulgam só o pico que vale somente para uma determinada rpm.

17308900763944245114057754229700

Já no elétrico sempre tem o torque máximo, em qualquer rpm:

17308901578553776294568634156007

Na prática é impossível ter torque máximo no motor a combustão sempre, e isso pesa muito nas acelerações quando comparado aos carros elétricos. Associando isso a resposta instantânea, o carro elétrico vai ser mais esperto e ligeiro no uso do dia a dia, mesmo que tenha uma potência menor que um a combustão.

O problema aparece em velocidades mais altas, pois o câmbio do carro a combustão passa a compensar essas deficiências e a coisa equilibra mais.

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O paradigma muda tanto que seria como comparar um CD com uma fita K7 (o tempo passa amigos :joy:). Ambas as tecnologias tinham a mesma finalidade e capacidade semelhante no início, mas só isso. “Cada um no seu cada qual”…

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Me pergunto sobre como seria o desempenho do GS em rodovias. O test drive é uma volta no quarteirão da concessionária, que favorece demais essa vantagem urbana do carro.

Já vi muitos vídeos sobre, mas acho que varia demais de como a pessoa dirige. O maluco que quer andar acima de 140km/h direto reclama, o roda presa que tem a moral de andar a 75km/h na Dutra fala que não falta potência.

Eu mesmo dificilmente passo de 100km/h. Virou hábito mesmo, só passo disso quando sinto alguma situação de perigo ou coisa do tipo. Imagino que a performance seria suficiente pra mim a maior parte do tempo.

Já pegou estrada com os dois? Chegou a notar muita diferença nas ultrapassagens?

Comigo é o mesmo, no dia a dia evito ficar andando acima de 100 km/h até por causa do consumo né… Nessas velocidades, que nem o colega acima mencionou, o torque instantâneo reina mesmo!

Minha dúvida mesmo é na estrada, já que pras ultrapassagens normalmente precisamos de maiores velocidades…

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Na estrada o GS faz ultrapassagens sem qualquer problema. Minha filha faz o trecho Jundiai/SP pela rodovia dos Bandeirantes (limite de 120 km/h) com Dolphin Mini também de forma tranquila. Isso que ele tem menos potência e a velocidade final é mais baixa que o GS (135 km/h).

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A retomada de 80-120km/h do GS é certamente mais lenta que a de um 1.0 turbo. Mas não posso afirmar o quanto mais lenta ela é, nem se chega a ser lenta o suficiente pra ser considerada insegura para ultrapassagens.

O que eu posso falar é que, andando a 100km/h, já vi GS passando por mim, em pista dupla, sem grandes dificuldades.

Eu comecei a andar dessa forma por causa disso mesmo. E também por perceber que andar a 100km/h e a 120km/h não representa uma diferença considerável no tempo de viagem, dado que quanto maior a velocidade, maior a oscilação de velocidade. A 100km/h tu consegue andar numa velocidade quase constante na maioria das rodovias, evitando o consumo maior pra ganhar velocidade.

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@mdmilhomens não tive contato com esses motores 1.0 turbo.
A minha percepção é que o desempenho na estrada é semelhante a um Corolla 1.8, tanto a sensação de peso do carro nas imperfeições do asfalto, quanto nas acelerações. Mas é apenas percepção…

Já viajei mais de 20.000 km no gs. Se não fosse a suspensão sofrida e a autonomia acima de 100km/h, seria excelente nas estradas. Mesmo assim, não trocaria por nenhum outro no momento.

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Minha opiniao de leigo , que pego estrada curta com ele toda semana é a seguinte. Na cidade, o carro é uma espoletinha no modo Sport. Anda bem rápido, arranca rápido.
Andando na cidade , anda normal igual um carro 1.4 Turbo. Porque no Turbo tem o LAG que demora a encher.
Na estrada, até 60 km/h é muito rápido. Difícil perder pra outro carro no modo Sport.
Só sinto falta das retomadas acima de 80 Km/h . Aí é mais devagarzinho. Parece um carro 1.4 ou 1.6 Aspirado . Ele conduz bem na retomada mas no modo Sport e pé fundo colado no assoalho.

O carro tem um desempenho excelente pra quem viaja até 110 ou 120 km/h . Tanto que o piloto automático só trava até 119 km/h .

Eu que no outro carro chego a 130 ou 140 km/h sem sentir. No Dophin , ele sente… acima de 130 km/h , parece que fica meio cansadinho.

Só impressões e não tenho dados para confirmar essa percepção que é beeemmm subjetiva.
P.S.: Não dirijo preocupado com economia de combustível/bateria.

Você está certo, o que falta acima dos 130km/h é potência, coisa que o GS não tanta… o plus já é diferente, chega fácil ao máximo que os o 160km/h, o mesmo que o GS. O interessante é que esse limite de 160km/h não é estipulado, é o limite de rotação do motor, é só olhar por um scanner obd2, que o motor vai até 15.000 rpm (tem também essa informação no manual do carro) e a relação do diferencial (já que não tem marcha) é quase de 1:1, ou seja, aos 15.000 rpm o carro está a 160km/h, independente se for o plus ou o GS, pois ambos limitam em 15.000rpm. O seal por exemplo, o motor vai até 16.000rpm e ele “limita” a 180km/h. A BYD lançou um novo motor que equipará o seal que passa dos 20.000rpm, levando a final do carro para a casa dos 240km/h.

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@ariano.neves , To abrindo minha mente e programando meu futuro para encarar um Seal mais adiante para ser meu carro da família. Difícil sair de um SUV de 7 lugares, e pro TAN não tenho dinheiro. Mas o Seal , acho que me pega. Mas pra isso tem que ter pelo menos o mesmo conforto de dirigir de um veiculo à combustão com mais potência e autonomia. Autonomia de 350 km , dirigindo sem economizar , pé fundo , já me atende.

Encarar? poxa, iria fácil se messe momento tivesse condições, quem sabe no futuro! mas para mim é um pouco diferente, não gosto de SUV, meus carros são todos sedans, então o seal é o ideal

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Realmente, @ariano.neves ,o Plus é fantástico nas estradas. Em uma ultrapassagem a uns 80-90 km/h, já vi o mostrador bater facinho 162 kW (o que pode não ser exato), daria uns 220HP, tive a impressão que daria mais, mas as ultrapassagens ficam incrivelmente curtas com ele. Nunca tinha dirigido um carro semi-esportivo, achei maravilhoso o carro fazer ultrapassagens do jeito que você quer e não do jeito que você gostaria. Mas nunca ultrapassei os limites das rodovias, então meu máximo com ele foi 120 km/h. Normalmente deixo a velocidade cair nas subidas para aumentar a autonomia. O problema foi o $$$ a mais que tive que pagar. Como até que pego bastantes estradas, acho que no meu caso valeu a pena. Certa vez, um Mercedes ficou buzinando atrás de mim, numa rodovia de duas faixas, área urbana, cheia de pedestres, 80 km/h, eu passando uma enorme fileira de carros e caminhões a 60 km/h na faixa da dirieta. Assim que passou a área urbana e o limite voltou pra 110 km/h, acelerei para achar um buraco na faixa da direita pra deixar o cara passar. Não é que vi o mercedinho ficar pequenininho no retrovisor? A retomada do Plus é muito superior ao de um Mercedes “normal”!

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