Bom dia pessoal. Tenho visto alguns vídeos, principalmente de motoristas de aplicativo, que os pneus do mini apresentam um desgaste prematuro, principalmente na dianteira. Rodei menos de 5 mil km no meu e ainda não deu para perceber. A pergunta é: será que o modo de regeneração pode afetar esse desgaste? Eu sempre ando no modo high de regeneração da bateria e no modo de condução ECO.
A regeneração é uma frenagem, portanto, gera desgaste como tal. Um detalhe importante é que a regeneração, por ser uma “frenagem” apenas das rodas dianteiras, tende a gerar um desgaste ligeiramente maior dos pneus dianteiros se comparado à uma frenagem convencional de igual força sob a mesma velocidade.
Na minha opinião, o que vai causar desgaste mais ou menos acelerado é a forma como se conduz o veículo. Acelerações e frenagens são os momentos de maior stress para os pneus. O elétrico, mesmo sendo “mais fraco” como o Mini, tem uma potência grande de arrancada, então se fizer saídas rápidas de semáforos com frequência, vai gerar um desgaste excessivo. A mesma coisa para frenagens, se tiver o costume de frear “em cima” vai gerar desgaste excessivo também.
Se usar o carro civilizadamente, sem mudanças rápidas/bruscas de velocidade, o desgaste dos pneus deve ser “normal”. Eu uso a regeneração sempre no High também, prefiro usar o acelerador para reduzir a regeneração do que ficar trocando. Mas quanto mais forte a frenagem (regeneração), maior o desgaste, então quanto melhor for sua técnica de antecipar o trânsito e evitar essas manobras, melhor será a durabilidade do conjunto todo, e também melhor será o consumo.
Minha esposa tem um Mini com 16500 km rodados.
Achei o estado dos pneus muito bons. Não chegou nem no meia vida ainda parece.
Mas ela já rasgou um (1 cm) que foi vulcanizado e deu uma pequena bolha em outro.
É provável que a gente troque esses dois com 20 mil, mas os outros dois deve durar pelo menos un 35 mil km.