Desgaste do pneu do dolphin mini

Bom dia pessoal. Tenho visto alguns vídeos, principalmente de motoristas de aplicativo, que os pneus do mini apresentam um desgaste prematuro, principalmente na dianteira. Rodei menos de 5 mil km no meu e ainda não deu para perceber. A pergunta é: será que o modo de regeneração pode afetar esse desgaste? Eu sempre ando no modo high de regeneração da bateria e no modo de condução ECO.

A regeneração é uma frenagem, portanto, gera desgaste como tal. Um detalhe importante é que a regeneração, por ser uma “frenagem” apenas das rodas dianteiras, tende a gerar um desgaste ligeiramente maior dos pneus dianteiros se comparado à uma frenagem convencional de igual força sob a mesma velocidade.

Na minha opinião, o que vai causar desgaste mais ou menos acelerado é a forma como se conduz o veículo. Acelerações e frenagens são os momentos de maior stress para os pneus. O elétrico, mesmo sendo “mais fraco” como o Mini, tem uma potência grande de arrancada, então se fizer saídas rápidas de semáforos com frequência, vai gerar um desgaste excessivo. A mesma coisa para frenagens, se tiver o costume de frear “em cima” vai gerar desgaste excessivo também.

Se usar o carro civilizadamente, sem mudanças rápidas/bruscas de velocidade, o desgaste dos pneus deve ser “normal”. Eu uso a regeneração sempre no High também, prefiro usar o acelerador para reduzir a regeneração do que ficar trocando. Mas quanto mais forte a frenagem (regeneração), maior o desgaste, então quanto melhor for sua técnica de antecipar o trânsito e evitar essas manobras, melhor será a durabilidade do conjunto todo, e também melhor será o consumo.

3 curtidas

Minha esposa tem um Mini com 16500 km rodados.

Achei o estado dos pneus muito bons. Não chegou nem no meia vida ainda parece.

Mas ela já rasgou um (1 cm) que foi vulcanizado e deu uma pequena bolha em outro.

É provável que a gente troque esses dois com 20 mil, mas os outros dois deve durar pelo menos un 35 mil km.