É necessario o desligamento do disjuntor do quadro de distribuição do wallbox após o uso e so ligá-lo quando for carregar novamente ?
Creio que ele ligado direto, aquela luz verde acesa o consumo deva ser minimo e ouvi dizer tambem que o ligamento e desligamento do disjuntor diariamente pode danificar o wallbox…
Acho que tenho Toc, desligo o meu depois do uso, e olha que uso dia sim, dia nao.
Acredito que o unico problema, talvez seja que futuramente tenha que trocar o disjuntor, por cansaço da mola
Kkk
Pois é, eu ainda não achei nenhum tópico relevante falando se faz mal ou não ao wallbox ficar ligando e desligando no geral todo santo dia , mas lembro que vi em algum vídeo do YouTube a pessoa falando que não era pra desligar, pois o consumo era mínimo e que era nocivo ao wallbox o corte de energia toda hora… Agora resta a dúvida…
Em teoria,a parte mais crítica de qualquer componente eletrônico é quando sua fonte de alimentação é ligada. Outros fatores podem influir na decisão de cada um, por exemplo crianças com acesso ao wallbox, posição da residencia na rede da distribuidora (quando mais para o fim, maior a oscilação da tensão), enfim, como sampre cada um sabe onde vai apertar seu sapato.
Então, eu também deixava desligado, porém a empresa que instalou me informou hoje que a BYD recomenda que se deixe ele ligado o tempo todo, pois vários wallbox (principalmente os modelos triangulares mais novos) estão apresentando defeito justamente por ficar ligando e desligando o disjuntor e que o consumo de energia dele com o led ligado é mínimo. O fato de ligar o disjuntor só quando for usar, acaba gerando toda vez uma descarga no wallbox e inutilizando os componentes internos. Disseram isso baseados numa recomendação da própria BYD. Só sei que o meu depois de 6 meses de uso tem demorado bastante pra ligar quando ligo o disjuntor e isso me chamou atenção. Na próxima segunda os técnicos vão fazer uma analise do meu sistema e emitir um laudo caso seja necessário, para a troca do wallbox na CSS e afirmaram que o fato de deixar o equipamento desligado é que provoca esse defeito.
Acho que a garantia é de 90 dias, incluindo defeito.
Fica o dilema como só uso uma vez por semana prefiro deixar desligado por falta de confiança na ENEL em garantir que não está enviando mais de 230v durante problemas com chuvas quase diárias…
A excessão é quando sei que vou viajar então será carregado em poucos dias, ou quando não houve tempo para carregar por completo.
Por mais saudável que seja manter ligado, segundo a engenharia elétrica, sigo mantendo o meu desligado, ainda mais nessa estação de chuvas torrenciais. Um raio semana passada chegou a desestabilizar alguns elementos, como um leitor biométrico e um painel de elevador, e o prédio é super bem aterrado, todo ano pararaio e ligações são verificados, etc. Poderia ter acontecido algo com o wallbox? Teoricamente não, mas em eventos extremos, e os temos cada vez mais (o dilúvio de ontem p.ex. colocou um mercado a poucas quadras de casa no Jornal Nacional), nunca sabemos né?
Eu sigo assim também… se vou carregar a cada 5 dias ou se tiver essas tempestades sempre deixo desligado o disjuntor, afinal estou na área da ENEL. Se vou continuar a recarga no dia seguinte mantenho ligado…
O meu deu esse defeito. Fiz a primeira recarga e desliguei o disjuntor. Quando fui ligar novamente para uma nova recarga. Já não ligou mais. Estou aguardando um técnico vir em casa fazer um laudo.