Pessoal, notei um recurso no carro que pode ajudar no aumento da durabilidade dos pneus.
Rodava no modo ECO e os pneus originais duraram 20mil KM troquei pelo da Speedmax e fiz o rodizio para terminar de gastar os originais e deixar tudo Speedmax.
Teve um dia de chuva muito forte que o caro tava patinando muito na pista, então ativei o modo “estrada congelada” e funcionou muito bem pra chuva. Notei com ele que o carro limita muito o torque de arrancada. Desde então o degaste dos pneus esta bem mais lento.
Vou bater agora 38mil KM e os pneus originais que antes estavam no eixo traseiro ainda estão longe de atingir o TWI, sendo que os dianteiros no ECO duraram 20mil KM apenas.
OBS IMPORTANTE, o Dolphin mini não consegue subir morro com modo gelo ligado, pra evitar acidentes e outras situações no transito, tem que ficar lembrando de trocar antes da subida pro modo eco ou sport. A parte mais chata e que não funciona se trocar durante a subida, leva cerca de 5 segundos depois de mudar a função pro carro recobrar a potencia. Isso pra mim é um ponto bem negativo mas que pelo teste valeu a pena, ja que so tem 2 morros na minha cidade. Quando vou pra um lugar com muito morro eu mantenho desativado pra não ficar esquecendo de mudar.
Será que traz algum tipo prejuízo para a bateria e/ou para todo o sistema, no caso se deixar o modo “NEVE” sempre ativado?! Em alguns carros, de luxo inclusive, como BMW, a depender do modelo, deixar sempre no modo esportivo pode trazer superaquecimento do sistema.
Um ponto importante sobre o modo neve é que ele não faz somente o corte de potência, como é um modo pensado em ajudar na segurança em pistas escorregadias, ele também faz o controle de tração ficar muito mais agressivo. Também pode ser que o carro tente simular um bloqueio de diferencial, usando os freios, o que pode ser um problema em curvas.
Em geral, montadoras não recomendam o uso desses modos para pistas escorregadias em condições de boa aderência.
Eu só ando no MODO NEVE e me atende completamente meu carro esta com 32 mil km pneus estão OK acho que rodo mais uns 30 mil, sem arrancadas bruscas para mim fica perfeito
Eu já passei por uma situação de risco em que eu estava cruzando uma avenida e um motociclista apareceu correndo por detrás de uma curva fechada e teria colidido no meu carro se eu não tivesse pisado fundo pra sair da trajetória dele. Não sei se com o modo neve eu teria conseguido fazer isso. Não é o modo mais seguro.
Vale lembrar que se o motorista tiver muita disciplina no pé, dá pra acelerar como se estivesse no modo neve, mesmo no modo normal ou ECO.
Hoje fiz 400km do modo neve para testar, 200 ida e 200 volta, realmente ele limitar aqueles picos de potência com mínimas acelerações, achei que cai bastante na subida, daí tem que apertar mais o pé, só manter o pé não mantém a velocidade,
depois que troquei o pneu e o carro ficou “bebedor”, estava gastando sempre 32 a 34kw nesse trecho, diferença foi pouca, mas andei até mais rápido em alguns momentos