Disco de freio muito riscado

Bom dia pessoal. Nesses últimos dias percebi que o disco de freio dianteiro do meu mini estava muito riscado, com ranhuras relativamente profundas. Fui à byd fazer o diagnóstico e me disseram que era normal. Sinceramente, em nenhum carro anterior a este, tive esse tipo de problema. Meu carro está com apenas 29 mil km rodados e ando muito tranquilo sem fortes acelerações ou frenagens bruscas. Acredito que não seja normal. Segue a foto do disco.

O que vocês acham? Já tiveram esse problema no seu byd?

1 curtida

Também percebi no meu Yuan Plus, mas somente nas rodas dianteiras. Minha teoria é que como as pastilhas são pouco acionadas, acumula muita sujeira na parte superior das mesmas, muitas vezes trazidas pelo próprio disco, e como ficam um tempo rodando com pouco atrito, isso pode estar causando os riscos. Por isso que só aconteceu isso nas rodas dianteiras, porque o conjunto de freio fica na parte anterior da roda, fazendo com que a sujeira fique por cima, enquanto que nas rodas traseiras o conjunto fica na parte posterior da roda, o que facilitaria a queda da sujeira, principalmente pequenas pedras…

E vc percebeu que os riscos estão mais na parte mais próximas ao centro do disco? É porque pela gravidade a sujeira fica depositada naquele cantinho mesmo…

Acho que a teoria da sujeira é bem plausível. Com que frequência você lava seu carro? Vou verificar o meu, mas não lembro de ter esses riscos… e eu lavo meu carro com bastante frequência, exceto quando esta com previsão de chuva, pq ai tambem não quero perder meu tempo kkkkk. Mas talvez a chuva ja limparia essa sujeira.

Obrigado pelo relato. No meu caso também só existem os riscos nas dianteiras. O estranho é que outros carros não apresentem esse tipo de característica a não ser que estejam com a pastilha bem gasta, que não é o caso, pois o carro está pouco rodado.

Exatamente pelo fato de um carro elétrico ter regeneração e usar muito pouco do freio mecânico… Ela trabalha pouco, e sempre acumula mais sujeira…

Os discos riscam justamente pq usa pouco. Num carro sem regeneração as pastilhas trabalham muito mais, logo elas se assentam e se nivelam mais rápido, já nos eletricos, o disco estar riscado significa que so gastou aquele pedacinho de nada dele ali, em vez de uma camada inteira. Em um carro comum novo, os discos também ficam riscados no inicio e com o tempo se nivelam, tendo a camada inteira sendo desgastada.

Acabei de ver os meus… os dianteiros estão lisos, e os discos traseiros riscados.
O meu esta com 74 mil rodado

Na lógica então as pastilhas da frente já estão um pouco desgastadas e nivelaram, enquanto que as traseiras começaram a desgastar agora…

Obrigado pelo relato. Estou mais tranquilo por saber que esse problema não só comigo e que talvez seja algo normal.