Disjuntor principal desarmando [APP Electro]

Pessoal, queria vir aqui compartilhar uma coisa que aconteceu comigo, queria saber se mais alguém passou também.

Configuração:
App Electro 1.5.1 Funções habilitadas → Sentinela, Dashcam.

Ontem, eu fui carregar meu Dolphin Plus, daquela forma para calibrar a bateria à cada 6 meses, o carro estava em 4%, coloquei ele no Wallbox e acontece que ao carregar 2%, o disjuntor principal desarmava, isso aconteceu 3 vezes, aos 6%, 8%, 10%, nessa última porcentagem, eu imaginei que tinha haver com o Electro, porque isso nunca aconteceu, e como o APP usa a bateria auxiliar, que é alimentada pela bateria de tração, no momento da carga, nada mais era acessível, mas os USBs continuavam ligados, mesmo com o carro desligado.

O que eu fiz?
Desinstalei o APP do Electro, e coloquei novamente para carregar, dessa vez, ocorreu sem nenhuma interrupção, o disjuntor não desarmou, e a carga foi dos 10% aos 100% sem nenhum problema.

Queria saber se mais alguém passou por isso, pode ter sido uma coincidência também, a questão de eu ter desinstalado o APP, mas foi estranho, porque logo depois da desinstalação, tudo funcionou normalmente :confused:

@rory.electro sabe dizer se pode ter tido haver? ou se alguém com o APP passou por algo parecido?

Não consigo pensar em nenhuma possibilidade do electro causar o desarme do disjuntor. A chance maior é que seja defeito no disjuntor, ou algo relacionado.

O disjuntor desarma principalmente por temperatura quando a corrente excede o valor nominal dele de acordo com o tipo de curva dele, as vezes por temperatura quando a conexão está mal feita e causa aquecimento no terminal(mas geralmente ele derrete nessa situação).

Não acho que o electro teria alguma influência nisso.

Qual a marca do disjuntor? Disjuntores mais baratos costumam dar esse tipo de problema.

@Roluber

O desjuntor que desarmou foi esse primeiro Tramontina, o problema é que foi muita coincidência ele parar de desarmar quando eu desinstalei o aplicativo, porque como ele fica funcionando qual o carro desligado, pode ter sido alguma sobrecarga do aplicativo funcionar ao mesmo tempo da bateria carregando.
É a primeira vez que carreguei a bateria com o SoC tão baixo de 4%

Como o @Roluber falou, o disjuntor desarma normalmente por temperatura elevada. Normalmente quando vc rearma logo em seguida, a temperatura ainda está elevada nos cabos, então ele desarma de novo… Talvez até vc associar esse problema com o app, desinstalar, voltar pra rearmar, deu um tempo maior e abaixou a temperatura. Mas é só uma suposição, tbm não vejo como o aplicativo causar esse tipo de efeito…

Talvez se vc tirar essa proteção do quadro e mandar uma foto que mostre as conexões, dê pra ter alguma pista…

Dois comentários:

1 - Tramontina, apesar de ser uma marca boa para um monte de coisas, não é para disjuntores. Inclusive, aqui no carregador do meu prédio tbm tinha um disjuntor Tramontina que começou a desarmar. Troquei por um ABB e nunca mais deu problema…

2 - Seu IDR é tipo AC (o da direita, da Elgin), que não é permitido pela norma. Minha sugestão é vc trocar por um Tipo A e estar adequado ao que manda a norma. Mas isso não está relacionado ao problema na minha opinião, é só um alerta, caso vc não entra conhecimento do padrão.

2 curtidas

É isso, eu só correlacionei o problema mesmo, porque foi muita coincidência, o problema foi só que isso nunca me ocorreu, desde Janeiro que carrego o carro, sem problemas, só que nunca tinha deixado chegar em 4%, uma dúvida, o carregador de vocês quando está carregando o carro, quantos Kw/h aparece no painel do carro? Aqui aparece algo em torno de 5.x Kw/h

Em geral é por aí mesmo, por causa das perdas, entre 5.7 e 6.2kWh.

Disjuntor Tramontina não presta, tive que trocar aqui em casa, tinha um de 40a, desarmava direto, mesmo sem aquecer e instalação com um fio 10mm. Troquei por um Schneider e nunca mais desarmou.

O meu nunca tinha desarmado. Estou com o carro há mais de um ano. Instalei o electro.
Carreguei umas 2x. Na 3x agora, desarmou o disjuntor.

Um amido eletricista diz que a energia faz “tremor” nos disjuntores que “afrouxam” os parafusos do contato, que em última instância pode levar a aquecimento e desarme

Se a teoria estiver correta, pode ser isso, daí rever os contextos pode corrigir

O tremor causado pela eletricidade geralmente está associada com campo magnético, onde tem bobinas. Por exemplo os transformadores.

No caso dos disjuntores/terminais, geralmente eles perdem o aperto dos terminais por variação térmica. Esquenta/dilata, esfria/contrai. Nas manutenções preventivas, um dos pontos é verificar o aperto desses terminais. Inclusive em tomadas.

Não vejo o que relatou como o gerador do seu problema, mas se sua corrente for de 220V, aconselho colocar um disjuntor bipolar, pois desconecta simultaneamente as duas fases do circuito em caso de sobrecarga ou curto-circuito. É a opção mais correta para aparelhos de maior potência, como nossos veículos elétricos. Um disjuntor bipolar é projetado para monitorar e interromper a energia nas duas fases da rede elétrica (comum em instalações de 220V para VEs), garantindo que não haja energia circulando no circuito de carregamento caso ocorra um problema.
Aconselho também trocar o seu IDR por um do Tipo A, pois ele é capaz de detectar tanto correntes residuais alternadas (AC) quanto pulsantes contínuas (DC), o que é crucial em instalações de carregamento de veículos elétricos para garantir a segurança contra choques elétricos e outros riscos.

Possivelmente a tensão seja 220v F+N e não 220v F+F (2 fases de 127v).