Disjuntor Wallbox esquentando

Pessoal boa noite,

Gostaria de pegar opinião de vocês. Uma semana atrás meu wallbox parou de funcionar, fui checar o quadro e vi que o disjuntor havia queimado. Ainda percebi nele um pouco de borracha derretida proveniente do fio de 10mm que usei na instalação. Achei ser azar com um disjuntor com problema e troquei por um igual. Mas fui olhar e estou achando que a instalação está esquentando muito. Bem quente ao toque e nada do disjuntor desarmar. Segue foto que consegui fazer da instalação.

Nota: já tenho esse wallbox a mais de ano e nunca tive problema. Aí queimou o anterior e esse novo sinto estar esquentando mais do que imagino que deveria.

Segue outra foto

Última foto

1. O tipo de IDR esta errado, você esta com o tipo AC, que é o não permitido pela norma.
  2. Não consegui ver na foto se tem um jumper na parte baixo entre o terra dos dois DPS. Se não tiver, o terra do wallbox(fio branco) não esta aterrado.
  3. Não consegui identificar a cor do status do DPS. Ta verde ou vermelho?
  4. O disjuntor parece meio amarelado de aquecimento mesmo. Mas só pela foto não dá pra identificar a causa.

Não sei exatamente o que a norma diz sobre isso, mas eu teria colocado o IDR antes do disjuntor. Assim se o DPS estragar com algum surto o IDR vai desarmar porque vai ter fuga de corrente pelo DPS.

1 curtida

Bom dia, obrigado pelos comentários. As fotos que eu tinha colocado eram com o disjuntor antigo queimado, talvez por isso estava amarelado mesmo. Alterei as fotos para as que tirei hoje. E aqui adiciona uma a mais.

Na foto acaba ficando escondido mas há um jumper sim nos dois DPS.

DPS está verde.

O tipo errado de IDR causaria esse sobreaquecimento? Imagino que não porque sinto mais quente é no disjuntor. E o disjuntor não deveria desarmar com temperatura?

Qual marca é este cabo e a distância até o DG?
Certeza que é 10mm mesmo?
O meu sistema aqui em casa mal fica morno ao fim de uma carga completa.
O aquecimento ocorre em toda a extensão do cabo ou só na conexão com os disjuntores/DPS/IDR?
Se for em toda extensão pode ser cabo desbitolado. Se for só nas conexões, deve ser falta de aperto, terminais de baixa qualidade, mal crimpado…
Não. IDR errado não faz desarmar. Vc só não tem proteção contra choques em DC. O que ao meu ver para carregadores simples AC é questionável a exigência, pois o carregador nada mais faz do que chavear um relé entregando a rede diretamente ao carro ou desligando. Mas norma é norma.
Em tempo. IDR não desarma por sobrecarca. Só se for DDR, o que não é o caso aí.

Depois que postei que percebi.
Pq tem um branco saindo da parte de baixo do DPS bem da direita? Tem um Jumper entre os 2 em baixo?
Se sua rede é F-N so é necessário 1 DPS no Fase.
O Neutro já esta aterrado no seu Padrão.

Ia mencionar a mesma coisa sobre a marca do cabo. Mas eu ia levantar um outro problema que é a qualidade do cabo. Existem cabos que não são 100% cobre, esses cabos podem não suportar a temperatura como um cabo de boa qualidade.

Além disso, é importante observar essa questão da ordem da ligação. A norma pede que o DPS esteja conectado ao disjuntor e o IDR depois do disjuntor. Não que isso vá causar superaquecimento, mas é bom ajustar.

1 curtida

Esse cabo branco está indo para o wallbox? Ele tá fazendo a vez de terra do wallbox? Se sim, isso tá errado. O ideal seria usar um barramento para o terra, conectando diretamente ao wallbox.

Em tempo. Esse é um quadro pronto da Clamper. Uso há mais de 1 ano e nunca aqueceu, nem desarmou. Todos os cabos são de 6mm e 100% cobre da Lamesa.

Nesse caso há um barramento para cada fase, onde as fases (ou fase neutro) entram no disjuntor, dali são jumpeadas para o IDR e DPS. O barramento do terra conecta o terra aos DPS e tem uma conexão livre que vai direto para o wallbox, e tem ali um jumper interligando o terra aos 2 DPS.

1 curtida

Um comentário, como o carro possui um conversor AC-DC internamente, o circuito completo está suscetível a fuga de corrente DC e é por isso que a norma exige o IDR tipo A, não é questionável.

Com relação ao aquecimento, além dos questionamentos já levantados pelo pessoal nas respostas anteriores, adiciono uma preocupação, no terminal superior do IDR, estão conectados 2 cabos em cada um. Não é incomum esse tipo de conexão gerar aquecimento por não permitir um contato perfeito. Sugiro verificar se esses cabos que estão ligados entre a parte superior do IDR e a inferior do disjuntor estão esquentando mais e mais rápido que o restante dos cabos e dispositivos.

Se esse for o caso, existem IDRs de primeira linha, como ABB, por exemplo, que possuem terminais duplos, assim vc pode conectar dois cabos, ou um cabo e um barramento (ideal), de maneira mais segura.

1 curtida

O risco de uma fuga DC do inversor para a carcaça do carro de qualquer forma, não desativaria o IDR mesmo com o tipo adequado e sim o Disjuntor pela corrente do fase ou neutro ao terra pois esta fuga não passaria pelo IDR.
No plug type2 só circula AC.
Da mesma forma se por alguma falha catastrofica o inversor passasse a injetar DC no plug type2.
Concorda?
Em carregadores DC sim. Faz total sentido, mas entendo que a norma tem que ser o mais segura possível e com o mínimo de exceções. Observe que também concordo que ela deve ser seguida. O intuito do comentário é elucidar a questão técnica.

Excelente ponto, especialmente porque os cabos ainda não parecem ser de mesma bitola…

1 curtida

Na verdade, uma fuga de corrente do lado DC do conversor do carro para o chassis vai sim ser detectada pelo IDR Tipo A se for pulsante.

De forma simplificada, essa corrente vazada do lado DC do carro retorna pelo circuito de terra e causa um sobreposição de corrente residual no lado AC por conta do campo magnético criado. Esse residual é detectado pelo IDR como se fosse um desbalanceamento entre fase e neutro.

Se for uma fuga de corrente DC que não seja pulsante, mas persistente, e maior que 6mA, ela vai ser detectada pelo detector de corrente DC maior que 6mA que tem embarcado no wallbox e o carregamento cai ser interrompido. Esse dispositivo já vem no wallbox pq uma corrente DC maior que 6mA bloqueia o funcionamento de um IDR tipo A, então se não tivesse, seria necessário um IDR tipo B.

Um IDR tipo AC é bloqueado por qualquer tipo de corrente contínua residual e por isso é proibido para carregadores veiculares, perde sua função inclusive de proteção AC. Em vários países, inclusive, com a quantidade cada vez maior de dispositivos eletrônicos com retificadores, mesmo que de baixa potência, o IDR AC já foi proibido inclusive no uso geral, em novas construções.

1 curtida