Display Painel de instrumentos com Burn-in

Estou começando a notar algumas marcas de burn-in no display.

Burn-in é quando uma tela fica com uma imagem estática por muito tempo e a tela fica “viciada” com aquela imagem. Quando muda de imagem o display continua mostrando traços da imagem atinga, fica parecendo uma marca fantasma.

Notei na tela de carregamento a parte de baixo esta com marcas fantasma das informações de quando o carro esta ligado.

Tipo o “standard” e o “OK” na imagem abaixo:

Isso pode ser bem incomodo mesmo. Está com o carro ha qnto tempo e km rodado?

Muito ruim isso @Roluber . Pode-se argumentar que a presença de informação fantasma (ou falsa) no painel de instrumentos constitui um risco de segurança, justificando uma substituição dentro da garantia?

21/12/23 - 26mil km

Limite de caracteres.

Acho que por enquanto não… porque esta bem de leve, quando ficar mais aparente, poderia mudar o tema e argumentar que quando o tema muda, fica aparecendo informações incorretas.

É um caso interessante para abrir um pedido de garantia so pra sentir como tão as aprovações. É muito pouco tempo para ja ter burn in de pixel. Será que essa telinha é de OLED? Um LCD mesmo dos mais fajutos não teria dado problema assim tão cedo.

Para minimizar o problema alterne entre os modos dia/noite e reduza o brilho.

@julio não seria o caso de resolver pela raiz em vez de mitigar? Não te parece inaceitável que um equipamento vital, projetado para funcionar por anos, quiçá décadas, feneça no primeiro ano de uso? Tentei puxar pela memória e não lembrei nenhum problema nos painéis de instrumentos que tive, nem nos analógicos nem nos digitais - um durou 150.000km e outro durou quase 10 anos - zero burn-in.

Quando peguei o Dolphin ele veio no modo dia. O modo default na cortininha - o primeiro dos 3 - é o modo dia. O display tem que funcionar sem desgastar no modo dia. Dependendo da abrangência desse burn-in, quem sabe não vire até recall no futuro?

Todo LCD tem burnin, basta procurar por burnin em carros (Tesla inclusive). Minha sugestão é para mitigar o problema com o que ele tem disponível hoje, já que a garantia não é e eterna. Se tivesse contato com a BYD, iria sugerir para fazer uma modificação no software para deslocar e mudar de posição constantemente os itens da UI para evitar isso. Muitas vezes não se percebe o burnin simplesmente porque os itens nunca saem da tela ou porque as pessoas não são tão detalhistas como o Roluber que conseguiu identificar o problema mesmo com um fading baixo nos pixels. E o burnin não inviabiliza a leitura, só deixa um pouco desbotado como na foto. Não estou defendendo a BYD (acho que poderiam/deveriam fazer a alteração sugerida) só estou colocando que é uma limitação da tecnologia do display.

Uma coisa que eu adoraria é que o brilho dessa tela diminuisse mais, à noite mesmo no mínimo, acho muito clara, e me incomoda muito quando estou na estrada. Mais alguém acha que a tela tem muito brilho?

Aonde acho essa configuração @julio ?

O brilho eu ja uso baixo, qual seria o melhor modo? o escuro ou o claro… desde que peguei o carro, sempre usei o escuro.

@hobojoe No meu GS é assim: configurações do sistema → tela. Desce um pouco e a última opção é o brilho do painel.

1 curtida

@Roluber Os textos do modo escuro ficam totalmente invertidos no modo claro. O texto fica preto e o resto em volta fica claro (tirando as palavras OK ECO que sempre ficam em verde). Teoricamente com o tempo o burnin em volta vai equilibrar com burnin do texto que vc já tem. Aí é só ficar alternando nos modos para manter esse equilíbrio.

Viu pessoal, o display com burn-in foi alarme falso… eu notei o “burn-in” quando eu fico dentro do carro carregando, e quando estou dentro, obviamente fico com o carro ligado pra ficar com o ar ligado. Hoje instalei um transformador pra carregar em 11kw. E fui tirar uma foto do painel com o carro desligado e o burn-in não estava lá.

1 curtida