Saudações Pessoal do Forum.
Recentemente me aventurei a fazer meu próprio “carregador” e o meus pré-requisitos eram:
Compatível com Home Assistant
Poder carregar a 11Kw/h
Ser versátil nas configurações
Ser compatível com sistema de geração fotovoltaica
Primeiro um esclarecimento ao nome:
O nome que usamos normalmente “carregador” esta incorreto para os carregadores de corrente alternada, o carregador se encontra dentro do carro e o nome correto seria EVSE - “Electric Vehicle Supply Equipment” - equipamento de fornecimento de energia para veículos elétricos, e é dai que vem o nome do projeto de usei como base OPEN EVSE.
Esses equipamentos são apenas dispositivo de conexão com a rede elétrica com segurança, o carro solicita ao EVSE que informe a corrente máxima disponível (definida pelo equipamento, instalação e cabos) e o carro define a que velocidade (corrente final) que vai ser utilizada, nunca passando do valor informado pelo EVSE (vários parâmetros são analisados para isso).
O EVSE não faz nenhum tipo de melhoria, controle ou analise da rede elétrica, somente conversa com o carro e libera a energia assim que o carro disser que pode ser feito.
Mas um trabalho do EVSE é interromper a energia se qualquer falha no processo for detectada, como retirada da tomada de carregamento, fuga de corrente, temperatura do sistema, etc.
Como comentei anteriormente me basei no projeto open source OPEN EVSE, estudei como funciona todo o processo, comprei as placas para facilitar, incrementei colocando uma barra de carregamento, desenhei e imprimi um gabinete para os circuitos usando toda a criatividade e bom gosto de um engenheiro (ou seja não existe).
Em relação ao Home Assistant, existe um integração pronta e com controle total em cima no OPENEVSE, e como todas as informações sobre o carregamento. Já adianto uma informação, a porcentagem de carga e o tempo restante não são informações disponíveis, pois não são de responsabilidade do EVSE, mas todas informações de consumo e tempo de carregamento e outras informações de responsabilidade do EVSE estão disponíveis. Pelo Home Assistant você ainda pode definir a corrente máxima de carga, bem como por MQTT e uma pagina http do propio OPENEVSE.
No meu projeto usei um contador de 40A, ou seja tenho um elefante fazendo o chaveamento de energia. Não quis usar relés discretos.
Uma coisa interessante desse projeto e a possibilidade de conversar com o gerador de energia fotovoltaica e fazer o carregamento baseado no que esta sendo gerado, bem como compartilhamento um valor máximo de potencia de carga entre vários EVSEs, alem definição de horário de carregamento e outros vários outros parâmetros.
Seguem para compartilhar com vocês algumas fotos.