Dolphin faria 40 a 55km por litro!

Fazendo umas contas de padeiro calculei quantos Km por litro o Dolphin faria gastando o mesmo valor em reais.

Pra carregar o Dolphin 44,9KWh e tarifa de R$0,89 gastariamos 44,9x0,89=R$39,96

com R$39,96 comprariamos 7,26litros de gasolina, sendo gasolina R$5,50 o litro.
39,96/5,5= 7,26

sabendo que o Dolphin rodaria 291 a 400km
291/7,26= 40km /l
Ou
400/7,26= 55km/l

Bom demais!

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Seus cálculos usam os preços como referência. Ou seja, pela comparação entre o preço da gasolina e o da eletricidade, é possível afirmar que o Dolphin roda 40 ou 55 km (dependendo da autonomia considerada) com o valor de um litro de gasolina.

É interessante fazer também uma comparação puramente energética. Considerado que:

1 kWh = 3600 kJ (kilo joule)
Poder calorífico inferior de 1 kg de gasolina: aprox. 43.600 kJ
1 litro de gasolina = 0,75 kg
Poder energético de 1 litro de gasolina = 43.600 x 0,75 = 32.700 kJ
Convertendo: 32.700 kJ/litro / 3600 kJ/kWh = 9,08 kWh/litro (ou seja: o “conteúdo energético” de um litro de gasolina corresponde a 9,08 kWh)

Segue que:
A bateria de 44,9 kWh corresponde à energia de 44,9/9,08=4,94 litros de gasolina

Portanto:
291 km / 4,94 litros = 59 km/litro
405 km / 4,94 litros = 82 km/litro

A eficiência elétrica é muito maior que a da gasolina devido às limitações da conversão de energia térmica em energia mecânica (limite teórico do ciclo de Carnot) - Segunda Lei da Termodinâmica…

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Legal! Extrapolando para o Plus com o pbev inmetro que é bem realista:

330 / 4,94 = 66,8 km / litro.

Esse seria o número mágico que eu usaria para o Plus.

Quanto ao cálculo por preço, além da variação do preço do combustível tem a variação no preço da recarga. Se o sujeito carregou rápido numa Shell Recharge, terá pago por volta de R$ 1,90 o kW, o que por si reduziria pela metade o consumo equivalente. Sem contar que o kW “doméstico” tb depende da sua faixa de consumo, do tipo de estabelecimento, etc.

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No caso do Plus, a carga da bateria é de 60,48 kWh, então o cálculo precisa refletir essa característica:

60,48 kWh / 9,08 kWh/litro = 6,66 litros equivalentes de gasolina por carga

330 km / 6,66 = 49,5 km/litro.

Infelizmente a eficiência do Plus é inferior, por causa do maior peso dele (e da maior potência, que também gasta mais carga das baterias). Repara que a capacidade da bateria é 35% maior em relação ao Dolphin básico (60,48/44,9x100 = 135%), mas a autonomia PBEV é somente 13% maior, ou seja, a maior capacidade das baterias não é acompanhada proporcionalmente pela autonomia.

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Obrigado pela correção! 50 km/l passa a ser meu novo número mágico.

Para quem avalia somente sob o prisma de autonomia, não vale pagar 30 mil reais a mais para 39km a mais por ciclo de carga. Ainda mais considerando que o Plus é mais pesado e consome mais energia, gastando mais $ por km.

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