Seus cálculos usam os preços como referência. Ou seja, pela comparação entre o preço da gasolina e o da eletricidade, é possível afirmar que o Dolphin roda 40 ou 55 km (dependendo da autonomia considerada) com o valor de um litro de gasolina.
É interessante fazer também uma comparação puramente energética. Considerado que:
1 kWh = 3600 kJ (kilo joule)
Poder calorífico inferior de 1 kg de gasolina: aprox. 43.600 kJ
1 litro de gasolina = 0,75 kg
Poder energético de 1 litro de gasolina = 43.600 x 0,75 = 32.700 kJ
Convertendo: 32.700 kJ/litro / 3600 kJ/kWh = 9,08 kWh/litro (ou seja: o “conteúdo energético” de um litro de gasolina corresponde a 9,08 kWh)
Segue que:
A bateria de 44,9 kWh corresponde à energia de 44,9/9,08=4,94 litros de gasolina
Portanto:
291 km / 4,94 litros = 59 km/litro
405 km / 4,94 litros = 82 km/litro
A eficiência elétrica é muito maior que a da gasolina devido às limitações da conversão de energia térmica em energia mecânica (limite teórico do ciclo de Carnot) - Segunda Lei da Termodinâmica…
Legal! Extrapolando para o Plus com o pbev inmetro que é bem realista:
330 / 4,94 = 66,8 km / litro.
Esse seria o número mágico que eu usaria para o Plus.
Quanto ao cálculo por preço, além da variação do preço do combustível tem a variação no preço da recarga. Se o sujeito carregou rápido numa Shell Recharge, terá pago por volta de R$ 1,90 o kW, o que por si reduziria pela metade o consumo equivalente. Sem contar que o kW “doméstico” tb depende da sua faixa de consumo, do tipo de estabelecimento, etc.
No caso do Plus, a carga da bateria é de 60,48 kWh, então o cálculo precisa refletir essa característica:
60,48 kWh / 9,08 kWh/litro = 6,66 litros equivalentes de gasolina por carga
330 km / 6,66 = 49,5 km/litro.
Infelizmente a eficiência do Plus é inferior, por causa do maior peso dele (e da maior potência, que também gasta mais carga das baterias). Repara que a capacidade da bateria é 35% maior em relação ao Dolphin básico (60,48/44,9x100 = 135%), mas a autonomia PBEV é somente 13% maior, ou seja, a maior capacidade das baterias não é acompanhada proporcionalmente pela autonomia.
Obrigado pela correção! 50 km/l passa a ser meu novo número mágico.
Para quem avalia somente sob o prisma de autonomia, não vale pagar 30 mil reais a mais para 39km a mais por ciclo de carga. Ainda mais considerando que o Plus é mais pesado e consome mais energia, gastando mais $ por km.