Sim, não vai. A potência nominal é sempre calculada com a maior corrente e maior tensão com que o carregador pode trabalhar.
Oi Pessoal ! Galera aqui entende pra kct de elétrica. Sou maior Leigo.
Tenho o Dolphin GS , e preciso de comprar um novo Wallbox para colocar em outra casa.
Lá temos o local com cabeamento F+F+T . A Cemig entrega 127v em cada fase.
Nossa rede é trifásica.
Na minha casa , o que temos é a ligação F+F+T . E fica carregando 220v e no carro chega a 6.4 kw/h .
É isso que espero replicar.
Fazendo uma busca nas lojas , não quero nem a pau pagar 3 mil , 4 mil em um carregador igual ao que tenho.
Estou buscando o mais barato possível , pois este vou usar menos .
Ai, fazendo uma busca , vi os mais baratos que são wallbox de 7 kw , mas com uma fase.
Pra mim , parece não fazer sentido , pois 1 fase ia entregar somente 127v . E imagino que o cabo tenha que ser o dobro da bitola.
Ai , vi que tem outros de 7kw 16 A - 3 fases… ou 32 amperes 3 fases.
só que aqui na minha região , não dá pra colocar 3 fases a 380 kw. Pq aqui não chega o 220 nativo.
Espero não estar falando abobrinha.
Fica a dúvida, qual o wallbox tenho que comprar ?
Seria um 7kw - 32A - Bifásico ? ( Não tenho achado destes no Aliexpress por exemplo )
Quero gastar o menos possível no wallbox.
Agradeço a ajuda de sempre dos experts.
Boa noite
Você colocou alguma informação errada.
Para sua região em.que a fase tem 127V:
monofásico: 1 fase → F+N+T (127V)
bifásico: 2 fases → F+F+T (220V)
trifásico: 3 fases → F+F+F+T (continua sendo 220V)
Como alternativa, procura um portátil de 7kW, que é mais barato e cumpre a mesma função. Aí você liga no 220V, F+F+T sempre seguindo os padrões de espessura de cabo e demais dispositivos de segurança com uma caixa com disjuntores, DR, DPS e conector industrial de 32A.
Oi Julio , Muito obrigado !
Bem… a CEMIG entrega na minha casa uma instalação trifásica. 3 fases de 127v.
Mas a ligação no carregador , não dá pra ligar 3 fases … até pq onde a instalação onde vai ficar só chegam 2 fases. Totalizando 220v.
Eu já tenho um portátil.
Mas eu quero deixar o Wall box ligado em definitivo.
Daí minha dúvida é na escolha do equipamento certo.
O que importa é a voltagem. Para um carregador 220V, pode ligar em uma rede com fase 220V (outras regiões diferentes da sua). Aí seria F+N+T.
Ou, como no seu caso, pode usar uma rede bifásica com fases 127V. Aí liga F+F+T.
Para o carregador dá na mesma. Você não acha no Aliexpress pq não tem carregador ‘bifasico’, é só o tipo de ligação q vc faz.
Já um trifásico sim, esse é um outro tipo.
Então, na verdade… o carregador seria de fato um MONOFÁSICO de 32 A para conseguir uma potência de 7kw/h ?
7040 = 32 x 220
Daí nestes monofásicos que vendem no Ali , tem 3 furos para colocar Fase (127) + Fase(127) + T ?
Tipo o que vem com o carro ? que vem espaço para colocar F1 + F2 + Terra , correto ?
Obrigado pela ajuda e atenção
Isso. O que tenho em casa é essa ligação.
Já nesse outro de 22kw 3 fases, tem L1 , L2 , L3 e Neutro
Sendo 220v bifásico, vai ligar 1 fase no L1 e 1 no N.
É exatamente a mesma coisa.
O ponto relevante para a instalação é apenas a tensão entre Fase e Neutro, no seu caso 127v em ambas as casas.
Eu desconheço algum dispositivo AC 220v que funcione apenas em 220v F+N. Tudo que já usei 220v funcionava bem tanto em 220v F+N quanto em F+F.
Pegue, por exemplo, um carregador portátil de 7kw. Ele vai funcionar nos 2 cenários.
A sugestão do @julio me parece a mais adequada pro seu cenário. Se você quiser manter “fixo”, alguns modelos de portáteis tem suporte de parede. E também nada te impede de desmontar a tomada industrial e ligar os cabos nos bornes de saída do quadro de proteção, que você vai precisar independente do modelo. Mas eu acho desnecessário, só colocar uma tomada industrial fêmea e correr pro abraço.
Eu sigo usando o meu portátil da Taysla como carregador principal, até agora zero problemas.
Edit. Se tiver receio quanto ao uso do portátil como Wallbox, dá uma olhada nesse vídeo do Mateus, o carregador de 22kw dele é um portátil. Desconsidere a questão da instalação, é só sobre o uso do portátil como Wallbox.
@dawtaylor , agora ficou claro .
Posso usar o “Monofásico” - 1 fase. Com a minha conexão F+F+T , sendo que uma das fases eu coloco no N.
Show de bola! Obrigado pela dica.
Eu não sabia.
Ou seja, dessa forma temos algumas opções interessantes de Wallbox com preços convidativos.
Muito Obrigado pessoal
@PauloZ só um detalhe muito importante: para carregar em trifásico (11 ou 22KW), só se o carro tiver entrada trifásica. Muitos não tem, só mono/bifásica mesmo. E a potência de carga também é limitada pelo carro.
Por exemplo, o Mini e o GS carregam no máximo a ~7KW mono/bifásico (com 220V). Já o Plus carrega no máximo a ~7KW mono/bifásico (com 220V) ou ~11KW em trifásico 380V (220V F-N).
Então, comprar carregador maior do que o seu carro permite, pode não fazer sentido.
Apesar que eu já fiz todo o meu cabeamento e caixa do carregador trifásico para 22KW (3x32A). Imagino que daqui pra frente só terei carros elétricos e que a potência de carga deve ser cada vez maior para praticidade. É praticamente só um fio a mais e pretendo não ter que refazer toda essa instalação.
No caso dele a instalação é trifásica 220v, o que exigiria um trafo pra poder usar um carregador trifásico em 380v e funcionar normalmente em carros sem recarga trifásica.
Por todo o relato no tópico não é o foco dele, mas sim um carregador de 7kw mesmo.