Dolphin Gs carregando em 3kw no Carregador 22kw/380V

Pessoal, na empresa onde trabalho existem carregadores trifasicos 380V que envia até 22kw pra carga em AC. Todos os BYDs que carregam neles está limitando a carga em 3kw, levando muito tempo pra carregar.
Detalhe que quando inicia a carga ele começa em 6kw e depois de uns 10 segundos cai pra 3kw.
Em carros de outras marcas isso nao acontece
Algum colega com problema parecido e/ou alguma dica ou solução pra tentarmos resolver isso?
Obrigado

Qual o modelo do carregador? Você tem certeza de que ele é 22kw?

Se o carregador realmente for 22kw provavelmente ele esta limitado a 16A por fase. Voce não especificou quais byd ja usaram esse carregador, mas o dolphin plus é o unico BYD que suporta carregamento trifasico(11kw 380V 16A). Qualquer outro byd vai carregar somente com 220V Bifasico ou monofasico dependendo da região. 127V tambem aceita nos portateis, leva uma vida pra carregar, mas aceita.

Como você falou que é 380V. Então o 220V é monofasico.
Provavelmente o carregador esta mandando F+N 220V 16A = 3.5kw. E no painel do carro esta aparecendo 3kw pela perca no inversor.

2 curtidas

Opa, carregador Siemens Versicharge. Os modelos são mini, GS e Yuan pro. Muito obrigado por esse esclarecimento, vou questionar o pessoal na infra da empresa pra ter certeza que é 220V monofasico.

Nao precisa, é certeza que é monofasico… não da pra ter 380V com 127V.

Olhei o manual e esse wallbox permite a limitação de corrente… verifique com o pessoal da infra, pois a limitação pode ser proposital se a fiação só suporta 16A. Agora se a infra eletrica suporta 32A. Ai daria pra tirar a limitação.

Pela informação que você passou e pelo manual, o switch deve estar na posição 2.

Talvez não seja nem problema de infraestrutura elétrica, mas sim uma limitação da direção da empresa com intenção de não gastar tanto assim com eletricidade, sei que não faz muito sentido, senão eles nem instalariam os carregadores, mas é uma possibilidade.
Mas tomara que tenha sido só falta de atenção na hora de instalar e deixaram limitado.

Uma pergunta que talvez ajude de uma maneira mais fácil a entender se ha a limitação de corrente comentada pelo @Roluber.

Alguém com um carro capaz de carregar a 22kW em AC (acho que alguns Volvo e BMWs suportam) já carregaram nessa potência?

Se sim, não há limitação de corrente. Se carregaram, mas apenas a 11kW, há a limitação de corrente.

Eu concordo com o @Roluber e acho que o mais provável seja isso também.

Que eu tenho certeza que suporta 22kw AC é o Renault Zoe. Acho que alguns modelos de bmw tambem, mas ja nao tenho certeza.

Os carregadores estão alimentados com as 3F+ N. Ha uma ano atras funcionava normalmente.
Hoje os da GWM carregam rápido sem limitação.
Será que da pra configurar pro carregador mandar 2 fases ja que provavel está enviando F+N?

Eu pedi pros caras colocarem o switch na posiçao 4, vamos ver.

2 curtidas

Se os GWM que vc está falando forem Ora, pelo que vi aqui no Google carregam em 11kW, ou seja, 3 fases em 16A (assim como seria no Dolphin Plus) , então ainda faria sentido com a limitação da corrente.

Mas se forem Haval, deveriam carregar na mesma potência que vc está encontrando nos BYD que vc citou.

O Megane e-tech também. Fora isso eu só lembro do Ex30.

Nunca pesquisei porque nem sequer cogitei o gwm ora 3 no momento da compra, mas o google/IA disseram que o ora 3 suporta 11kw no trifasico, basicamente o mesmo do dolphin plus… isso explicaria ele carregar mais rápido enquanto os BYD não.

O exemplo que tenho é do Ora GT… já pedi pra olharem o switch e colocarem na posição 4. Vamos ver se funciona. Muito obrigado pelo apoio.

1 curtida

Deu certo? (Completando 20 caracteres)

Ainda não alteraram…la vai a novela…vamos ver se mudam essa semana.

Bom dia, falaram que já estava ajustado na posiçao 4 e nada mudou…carregando em 3kw.
O difícil é acreditar na informaçao que está na posiçao 4…rs

@brunomeireles, na sua região a tensão F+N é 127v ou 220v? Não encontrei essa informação no tópico.

Você comentou que antes carregava normalmente, notou se houve alguma manutenção/troca?

Se a tensão da sua região for 127v, é possível que tinha um trafo e ele tenha sido removido.

Acho que tem duas possibilidades aí.

1. Rede 380v com trafo ajustada para 16a, nesse caso estão mentido que está ajustado para 32a e seu carro está recebendo 220v * 16a = 3520, como mencionado pelo @Roluber.
  2. Rede 220v sem trafo com corrente ajustada para 32a, nesse caso a informação do switch é verdadeira e seu carro está recebendo 110 * 32 = 3520.

O que não faço ideia de como explicar seria esse pico de 6kw no início da carga e depois cair pra 3kw. Talvez o carro “puxe” 32a por um momento antes que o wallbox consiga limitar a corrente a 16a (caso 1).

Talvez se plugar um ODB, e observar os dados desde antes de iniciar a carga, consiga ter alguma informação.

Acho pouco provável que esteja sendo alimentado com 127V

Pelo manual diz que em trifásico é 3 fase de 230V com uma tolerância de -20%. Com 3 fases de 127V não deveria nem funcionar.

Acho que minha teoria da limitação ser por decisão de alguem superior na empresa ganhou mais força, mas agora o único jeito de testar é ver se um carro que suporte 22KW vai ficar limitado a 11KW durante a recarga.

1 curtida

Agora consegui ir com o cara da infra la e testar os 5 carregadores…2 atingem os 6.0kw (não atingiam antes) e os outros 3 não, ou seja, tem configuraçao a ser feita neles (batem 6.0kw e regridem pra 3kw)…O cara que parametriza os carregadores que deve estar enrolando e falando groselha…pelo menos mostrei e provei pro cara da infra que cuida da planta da empresa. Vamos para o próximo capítulo…rs

Só um ponto, quando o manual fala 3~240/400 está falando que funciona (dentro da variação) em trifásico 220V, que entrega 3 fases de 127V entre fase e neutro e funciona (dentro da variação) em trifásico 380V, que entrega 3 fases de 230V entre fase e neutro.

O que vc disse faz sentido, mas também não faz no sentido de que ele não vai conseguir entregar a potência que ele diz em trifásico 220V.