Alguém sabe me dizer e os 2 modelos do Dolphin tem Luz Alta Automática? Diminui a luz quando detecta veiculo vindo no sentido oposto…
O GS não tem.
Agora o Plus como tem o Adas e etc teria que aguardar oessoal responder.
Obrigado Celso, pela informação
GS não tem. Plus tem.
O sistema de farol alto automático do Plus entra somente quando o carro detecta baixíssima luminosidade na via. Diferente de modelos um pouco mais tecnologicos, ele comuta entre farol baixo e alto sozinho.
Alguns modelos de outras marcas usam um sistema que cria um ponto escuro no feixe do farol para nao ofuscar os carros, que é um sistema mais interessante.
Bom ponto @Driver percebo bem a diferença quando uso o Plus e a iX1, temos ambos aqui em casa e a diferença é nítida.
Ontem tive a oportunidade de testar o farol alto automático (HMA) de noite indo pra praia e ele fez a comutação de forma realmente automática quando nao vinha carro na direção contraria.
Basta deixar o farol no modo automático (na alavanca de ligar o farol) e deixar habilitado na central multimídia (ADAS > ASSISTENCIA A CONDUÇÃO > HMA)
Vou tentar fazer um video na proxima vez.
Em um ano andando com o HMA ligado, não devo ter tido mais que 12 segundos de farol alto ativado automaticamente ao todo…
Caramba! Como assim? Tu alterna manualmente mesmo com o sistema ativado?
Eu gostaria que o sistema funcionasse como no Fiat Pulse. Basicamente só comuta automaticamente quando a chave está na posição do farol alto, se estiver no baixo fica sempre baixo.
Eu acho bem irritante ele ficar ativando o farol alto nas costas de motos. O Pulse também tinha isso, mas como não comutava na posição baixo, não ficava ativando sempre. Fora isso o sistema funciona muito bem pra mim.
Rapaz, desde que saiu da ccs o meu está tudo no automático. Nunca nem mexi.
Mas acho uma pena o sistema do carro ser alternando. Há uns 4 anos aluguei um Opel que tinha um sistema de mascaras no farol, aquilo sim é uma solução legal.
O carro podia ficar o tempo todo em farol alto, quando ele detectava um veiculo, gerava um ponto escuro no defletor que deixava apenas o ponto onde estava o outro carro escurecido. Assim mantinha a luz forte sem cegar ninguém,
ele não ativa se tiver carro ou moto na frente.
Basta está o HMA ativado na multimidia e a alavanca que aciona o farol no modo automático e ele faz isso automaticamente quando não tem veículos na frente ou na direção contrária
No mundo ideal, sim. Mas na realidade, não é bem assim.
O sistema usa a refração da luz pra identificar veículos a frente, tanto na direção contrária (farol) quanto na mesma direção (luzes de freio e lanterna).
Alguns veículos, especialmente os mais antigos (ou descuidados), tem essas luzes mais fracas, as vezes até queimadas, o que dificulta o sistema em identificar esses veículos, fazendo com que a luz alta permaneça acesa em alguns casos.
Esses dias peguei um Corsa Wind na frente, apenas 1 luz de lanterna funcionando e fraca ainda. O carro ficava acendendo o farol alto nas costas dele.
Pra mim tem 2 problemas aí. O primeiro eu já cortei, que é o sistema ficar sempre ativo, independente da posição da chave do farol. O outro é o sistema não combinar o sensor do ACC com o sensor de luz, se o ACC está seguindo um veículo à frente, não é necessário depender somente da refração da luz para alternar o farol alto.
Ponto pro HMA, ué.
Nesse caso ele mereceu, e que tenha tomado como recado, afinal não poderia estar trafegando nessas condições, né?
Hahaha. Tenho que concordar.
Mas esse foi um exemplo bem extremo. Motos, mesmo com luzes funcionando bem, são frequentemente ignoradas pelo HMA. Percebo isso com motos mais antigas, com lampas halogenas. As mais novas dificilmente acontece.
O sistema tbm mantem a luz baixa em vias com iluminação publica.
E talvez tenha alguma questão de calibragem tbm. No meu, ele baixa o farol sozinho até com bizinha vindo lá longe. Na verdade volta e meia eu preciso acionar o farol alto manualmente pq o carro baixa o farol pra qualquer coisa.
Não descarto essa possibilidade. Meu carro segue na 1.0 desde que peguei, então essas coisas podem estar realmente descalibradas. Me resta conseguir uma concessionária que realize a atualização via scanner.
concordo plenamente!!kkkkk
peguei o carro dia 03/12 e já andei 2200km… e agora viajando para as praias próximas como Porto de Galinhas, Maracaipe, Serrambi e Tamandaré… onde tem muito acesso de pista simples e sem iluminação até o momento funcionou de forma excepcional! já utilizei da Ranger nova e no Corolla e achei semelhante aos dois… lógico que os da BMW, Volvo e Audi são melhores pq em alguns modelos ele projeta uma sombra pros carros de vem em sentido oposto.
Assim que peguei o carro já fiz a atualização para a ultima versão principalmente por causa do atalho do controle ar condicionado utilizando os três dedos na tela
A versão da multimídia e do carro são diferentes. As versões que atualizamos por pendrive são apenas da multimídia, a versão do carro somente por OTA ou scanner. Por isso acredito que possa estar sofrendo com algum problema de versão.