Dolphin GS perdendo 5% de saúde da bateria após OTA 1.5

Não manjo dos OBD rsrs

Mais tenho uma dúvida, na revisão a cc consegue me passar como está a saúde da bateria?

O que faço é rodar até sobrar 10% e tenho que ter rodado 360km. Por enquanto se mantém assim…

Única ressalva pra conseguir esse consumo é não passar dos 100km/hr

O meu tem 10 mil km e tá com 94,88%, antes tava 97,12%

Ontem meu carro mostrou uma mensagem inédita, não deu para tirar foto, mas pediu para realizar carregamento até 100% para balanceamento

Estava com 78%, começando uma volta para casa de 200km que normalmente gasto 52 a 55%,deveria ter chegado em casa com uns 23%, porém cheguei com 11%, gasto no painel foi 36kwh, na conta deveria ter 18%, mas estava com 11%

Ta com 81240 km, dai conectei o OBDII, (sei que não é forma) e deixei descarregando até 7%

OBDII marcou o SOH como 94%, deixei fazendo a recarga até 100%, vamos ver se muda alguma coisa

1 curtida

[Enviando: image.jpeg…]

Na minha experiência, quando está desbalanceado, o BMS pode mostrar um consumo mais “acelerado” ao chegar na faixa de variação de tensão inferior ( < 20%).

Tu ficou bastante tempo sem chegar nessa faixa? Eu tinha ficado praticamente 1 ano. :clown_face:

Acho que deve ter uns 3 meses que estou flutuando entre 80 e 20%, capaz que foi isso!

1 curtida

Tenho um dolphin plus 4 meses com 94,88% SOH, e minha automonia só aumenta, mas no proprio scanner avisa que o SOH é calculado, os caras prometem 2 milhoes de km, não se apegue a isso muito não, de tempos em tempos o BMS atualiza, depende de como vc usa o carro, ja vi casos até do SOH aumentar, porem não se apegue, já que é um resultado calculado, não é 100% real, é uma medição indireta.

Tenho um Dolphin Gs com 22 mil km e 96% de saúde de bateria. Moro em Fortaleza e sempre fiz uma média de 350km com uma carga, na pior das hipóteses, quando andava com o pé mais pesado, fazia 330km, já cheguei a fazer uma média de 360km-370km. Após essa atualização, a autonomia caiu significativamente, fazendo agora uma média de 310-320km com o pé mais leve possível. Recalibrei a bateria recentemente e mantive a saúde em 96%. Verificando pelo Electro, de fato fica um saldo de bateria quando chega a 0%, cerca de 3% ainda, baixei até 1.4% e recarreguei até 100% em carga lenta (2.2 kw/h). A BYD fez algo nessa atualização e ao meu ver, nada positivo, afetou demais a autonomia.

Da uma relida no tópico. Não afetou a autonomia, mas passou a considerar uma reserva maior.

2 curtidas

O meu DP está com 17000 km e o SOH calculado pelo Car Scanner Pro é de 94,37%. Consultando IA, vi que a explicação é a capacidade nominal de fábrica, em Ah, consta como 151,6 e não 143,07, como seria de se esperar. Segundo a IA, isso é devido a BYD, como outras montadoras, deixar uma “reserva invisível”, uma margem de segurança.

Até sou a favor dessa reserva. Mas assim como os carros a combustão deveria ser algo que tudo minha sabe pq tem no manual.

Carro à combustão atualiza por OTA? Não né?

Celular tem manual? Você leu manual para o seu celular? Não né, porque atualiza sempre via OTA.

Nossos VEs estão mais para celular que para carros a combustão, então não dá para ter manual de algo que sofre atualizações constantes e para complicar, regionalizadas.

Eu acho que o usuário tem o direito e o dever de saber como funciona em detalhes o carro, até por questões de segurança.
Pode até ser que alguns não se interessem em ler o manual, mas ele deve existir e estar atualizado, mesmo que um pdf no site do fabricante.
Um carro, por mais tecnológico que seja, não é um celular.

Pegue o contexto da conversa. O colega reclamou de o manual não avisar sobre essa nova reserva de carga, e não tem como avisar, pois ela ocorreu depois de o manual ter sido desenvolvido, impresso e distribuído.

Carro tem que ter manual, como tem (como o celular, que tem aquele “micro-manual” com recomendações de segurança). Mas para as atualizações de SW, não tem e não vai ter manual.

O certo seria um manual atualizável na nuvem, mas se nem as fabricantes de celular, que têm uma escala de usuários 100 vezes maior, não fazem manual atualizável, não serão as montadoras a fazê-lo.

Espero ter sido mais claro agora.

Por coincidência, saiu matéria da 4R sobre atualização do manual para baterias. Dica para aqueles que carregam só até 80%: pelo menos uma vez por semana tem que chegar a 100%!

Tem um manual na propria multimidia do carro, não lembro exatamente o caminho pra chegar nele, mas tem… e acho que seja “atualizavel” porque quando eu peguei o carro tinha uma parte que dizia ser permitido instalação de apps de terceiros… e depois fui olhar e essa informação sumiu, então em algum momento foi atualizado, muito provavelmente junto da versão do SW da multimidia.

1 curtida

Esse manual é atualizado como um app, pela BYD store. Acho que vi atualização disso coisa de 2-3x desde que peguei o carro.

Dei uma olhada no manual do DP e não tem mais aquela parte da recarga lenta a cada 6 meses.