Dolphin GS perdendo 5% de saúde da bateria após OTA 1.5

Surgiu uma dúvida em outro tópico, por isso criei esse específico sobre isso.

Segundo o vídeo abaixo, muitos proprietários de Dolphin GS relataram que a bateria baixou 5% no SOH (saúde da bateria) após a atualização 1.5 OTA, independente da quilometragem do carro.

Aconteceu isso com vocês também?

Comigo não, 44 mil kms e meu SoH está em 97%. Fiz a atualização há umas 2 semanas.

1 curtida

aonde vcs tem checado a informação?

edit: Scanner OBD2 …

Você costuma fazer a calibração da bateria? (baixar com menos de 10% e fazer carga lenta)

Vc precisa usar um scanner OBD para conseguir checar. Tem tópico específico no fórum

O meu não aconteceu isso não. Atualizei há 2 semanas, continua com 99% de SoH, com 19k rodados

1 curtida

Conforme o manual, pelo menos uma vez a cada 6 meses. Precisaria de 4 já que o carro faz 2 anos agora, mas já fiz pelo menos umas 7 vezes, além das 4 que fiz especificamente pra calibrar, outras vezes aconteceram por acaso mesmo, tipo rodei muito em um dia e cheguei em casa abaixo de 10% e no dia seguinte ia viajar.

1 curtida

To dando a primeira recarga 100% hoje pós atualização. Vamos ver se a autonomia muda.

Aqui segue >98%, 16 meses de uso, 15.000Km. Não tenho feito a calibração regularmente, mas ontem fiz 15% → 100% (realmente tem que baixar de 10%?).

O que me surpreendeu no video foi o cara dizendo que em seu Dolphin GS fazia 420Km com uma carga tranquilamente…
https://youtube.com/watch?v=2FhR8jBc7jM&si=etqOOHcaxuNpvT3P&t=340s

Aqui SoH esta em 94%. Notei que perdeu autonomia assim que atualizei para 1.5, não estou conseguindo fazer 270kms. Somado a isso, moro em RO e o calor aqui esta infernal esses dias, batendo 38º, o que já constatei em outras ocasiões que aumenta muito o consumo. A temperatura local tem um peso grande na autonomia e, na minha opinião, deve ser mencionada nas discussões sobre consumo.

1 curtida

De fato, tanto para climatização da cabine quanto para condicionamento das baterias. Imagina o quanto o pack de baterias gera de calor partindo de uma temperatura ambiente de 38º…

O Dolphin Plus baixou para 94% com apenas 20 mil km. Carro para uso particular, estou assustado com essa degradação da bateria.

Atualização: eu tinha dito que estava mantido em 99% o SoH depois de atualizar, porém depois de baixar para 10% e carregar novamente, o SoH foi para 95,8%.

Então talvez realmente tenha algum ajuste após a atualização, mas ele só é refletido depois de uma “calibragem”.

1 curtida

Contribuindo para o post. Mesmo após atualização meu Dolphin Plus continuar marcando 99% de SOH. Hoje fiz uma carga de 38% a 100%. Ao verificar o SOH, estava em 94
5% porém o que me chamou a atenção é que a variação de tensão entre os packs nunca esteve do modo como na imagem.

Normalmente é bem equalizada. É a primeira vez que fica parecendo esse pacote de batata frita. :french_fries:

1 curtida

Hummm interessante… Parece que mudaram o algoritmo de carga, os valores ficaram bem divididos. Na próxima carga deve inverter os picos.

Vou observar e posto aqui.

1 curtida

@julio conforme combinado, segue o gráfico após nova recarga. Foi de 16 a 100.

…continua na mesma tendência de antes. Me parece bem desbalanceado, mas não entendo muito. Talvez esse seja o motivo do SOH de muita gente ter começado a mostrar perda de uns 5%.
Na próxima carga, vou tentar fazer em 220v à 16 amperes no portátil e ver se muda algo.

@wandss vc tirou esse print logo depois que carregou, certo? Tem que esperar umas duas horas após a carga para as células “descansarem”, aí a tensão costuma ficar um pouco mais balanceada. Experimenta tirar esse print depois de 2 horas, e posta aqui.

O primeiro print foi logo após. O segundo, por volta de 1h.
Na próxima recarga vou aguardar essas 2h.