Surgiu uma dúvida em outro tópico, por isso criei esse específico sobre isso.
Segundo o vídeo abaixo, muitos proprietários de Dolphin GS relataram que a bateria baixou 5% no SOH (saúde da bateria) após a atualização 1.5 OTA, independente da quilometragem do carro.
Conforme o manual, pelo menos uma vez a cada 6 meses. Precisaria de 4 já que o carro faz 2 anos agora, mas já fiz pelo menos umas 7 vezes, além das 4 que fiz especificamente pra calibrar, outras vezes aconteceram por acaso mesmo, tipo rodei muito em um dia e cheguei em casa abaixo de 10% e no dia seguinte ia viajar.
Aqui SoH esta em 94%. Notei que perdeu autonomia assim que atualizei para 1.5, não estou conseguindo fazer 270kms. Somado a isso, moro em RO e o calor aqui esta infernal esses dias, batendo 38º, o que já constatei em outras ocasiões que aumenta muito o consumo. A temperatura local tem um peso grande na autonomia e, na minha opinião, deve ser mencionada nas discussões sobre consumo.
De fato, tanto para climatização da cabine quanto para condicionamento das baterias. Imagina o quanto o pack de baterias gera de calor partindo de uma temperatura ambiente de 38º…
Atualização: eu tinha dito que estava mantido em 99% o SoH depois de atualizar, porém depois de baixar para 10% e carregar novamente, o SoH foi para 95,8%.
Então talvez realmente tenha algum ajuste após a atualização, mas ele só é refletido depois de uma “calibragem”.
Contribuindo para o post. Mesmo após atualização meu Dolphin Plus continuar marcando 99% de SOH. Hoje fiz uma carga de 38% a 100%. Ao verificar o SOH, estava em 94
5% porém o que me chamou a atenção é que a variação de tensão entre os packs nunca esteve do modo como na imagem.
…continua na mesma tendência de antes. Me parece bem desbalanceado, mas não entendo muito. Talvez esse seja o motivo do SOH de muita gente ter começado a mostrar perda de uns 5%.
Na próxima carga, vou tentar fazer em 220v à 16 amperes no portátil e ver se muda algo.
@wandss vc tirou esse print logo depois que carregou, certo? Tem que esperar umas duas horas após a carga para as células “descansarem”, aí a tensão costuma ficar um pouco mais balanceada. Experimenta tirar esse print depois de 2 horas, e posta aqui.