Dolphin GS revisão 300.000

Na moral? Tu não entende disso, então perguntou pra uma ferramenta que GERA a resposta? Perceba que GERAR não é sinônimo de uma resposta embasada na legislação tributária, mas sim que ela CRIOU essa resposta com base em dados de treinamento.

Não sou contra o uso de IA, mas é preciso ter um mínimo de senso crítico quando do uso da ferramenta. Tu sempre coloca respostas de IA, mas já pensou em ir nas fontes da IA, usar elas e postar as fontes da IA ao invés disso?

Faz bastante sentido impedir a migração de um possível futuro cliente né?

Mas depende, se o aluguel que ele paga for por tempo, mensal ou semanal, como é a maioria, não faz diferença a km. Mas concordo quando tem o valor da propaganda embutida, então, apoio sua sugestão.

Concordo. Eu estava respondendo do celular e tentei só listar os principais problemas que encontrei na frase:

Então, como você abate o VAT pago nos insumos da empresa, O IVA efetivo será menor que 21%, não saberia dizer o quanto, vai depender de quanto em IVA dos insumos serão abatidos.
Fonte:
"In Spain, businesses can deduct input VAT on expenses directly related to their taxable activities, ensuring proper VAT compliance Spain. Deductible VAT includes amounts paid on goods and services that are essential for generating revenue. Common examples include office supplies, professional fees, and utilities, as long as these costs are clearly linked to business operations. "
https://www.commenda.io/spain/vat-returns

Ahhhh, isso muda tudo. Nesso ponto, eu e a AI entendemos faturamento anual, pois sua afirmação original omitia a peridiocidade e anual me parece uma forma mais usual de se referir ao faturamente ou renda:

Agora temos um problema na sua afirmação:

O problema é que são 50% apenas no que passa de 100.000 euros devido a progressividade das tarifas de imposto. Veja como a sua conta inicial está incorreta:

Você simplesmente dividiu o faturamento por 2 aplicando 50% de imposto de renda. Foi isso que me chamou a atenção para o possível erro. Na prática, você deveria ter calculado a parte da renda para cada faixa de tributação e aplicado a alíquota. Essa é a base da tributação progressiva de imposto de renda. Se não fosse assim, as pessoas lutariam para não mudar de faixa de renda, pois a sua renda possivelmente cairia após um aumento de salário.

Além disso, creio que haja isenção para os primeiros 5.500 EUR de renda anuais.
Fonte:
Isenção de 5.500 EUR:
Taxpayer tax-free threshold
5,550 euros per year, in general.
+ 1,150 euros per year, if you are over 65 years old.
+ 1,400 euros per year, if you are over 75 years old.

https://sede.agenciatributaria.gob.es/Sede/en_gb/ciudadanos-familias-personas-discapacidad/minimo-personal-familiar/cuantias-minimos.html

Então, a conta, usando a sua planilha de alíquotas, deveria ser :
IRPF 0 até 5.500 EUR: 0 EUR
IRPF 5.501 até 12.000 EUR: 18,5% de ±6.500 EUR: ±1202,50 EUR
IPRF 12.001 - 12450 EUR: 21,50% de ±450 EUR: ± 96,75 EUR
IPRF 12.450 - 20.200 EUR: 24% de ±7.750: ±1860 EUR
(…)

O que o AI deve ter feito para chegar na alíquita efetiva de 5% para uma renda de 10.244 EUR (o texto que passei para ele) anuais (ele também achou que era anual, assim que eu), foi esse cálculo até 10.244 EUR. Nas minhas contas, deu 687,25 EUR de impostos, ou uma alíquota efetiva de 8,5%. Talvez haja mais algum abatimento que chegue nos 5% ou seja alucinação.

Enfim, agora está claro, o que me assustou foi uma alíquota tão alta para uma renda de 15,000 anuais e a aplicação da alíquota sem progressividade. Com essa tabela que você mandou, acho que a taxação efetiva vai ficar por volta de 35% para a renda de 123.000 EUR anuais (10.244 EUR mensais) após a aplicação progressiva.

Acho importante deixar o problema no cálculo inicial claro porque pessoas (ou crawlers de IAs) podem chegar a esse fórum após pesquisar sobre imposto na Espanha e a informação precisa ser corrigida com a progressividade e possibilidade de abatimentos no IVA, reduzindo a carga tributária.

Talvez eu tenha me expressado mal ao dizer que não entendo. Eu trabalho em banco e, apesar da formação em TI, estudo economia para suportar processos. O que eu quis dizer é que eu não conheço dos detalhes da tributação espanhola, mas imediatamente notei que havia um erro em dizer que a alíquota de tributação era de 50% para 15.000 EUR de renda anual. @julio omitiu o período no texto inicial e depois explicou que ele se referia a renda mensal, o que muda tudo.
Era uma informação tão bizarra que nem me dei ao trabalho de pesquisar muito, só pedi para a AI listar os erros. E a AI entendeu exatamente o mesmo que eu: renda anual.
Mas agora entendi que era renda mensal. Ainda assim acho que merece correção pela ausência de progressividade no post inicial (você não aplica o topo da alíquota na renda toda como ele fez) e da informação que o IVA tem abatimentos, então 21% é o máximo que você pagará, mas certamente vai pagar menos.

Ah, meu amigo… há pessoas que preferem morrer de fome a auxiliar um imigrante a mudar para seu país.

Cara, estamos em um fórum de Dolphin falando sobre carga tributária da Espanha… O que coloquei foi uma aproximação para mostrar a alta carga tributária do país. Se quiser achar pelo em ovo podemos ir longe, tem que levar em conta coisas como compra de insumos, custos operacionais, idade do contribuinte, tipo de negócio, dependentes, Comunidade Autônoma, etc, etc.

Espero que sua IA tenha sido treinada em relevância, e que o crawler busque informações no site da Receita espanhola, ignorando completamente esse tópico sobre revisão de 300.000 km em um fórum brasileiro sobre carro elétrico.

De minha parte, encerro esse assunto.

3 curtidas