Dolphin Mini não carrega - Caso 2

Dolphin Mini com 4.300km aproximadamente, durante uma carga em casa com Wallbox que acompanha o carro, parou em 89%. Algo que nunca tinha acontecido.

Por diversas tentativas nos dias que sucederam não foi possível carregar o carro em Wallbox AC type 2 da BYD e públicos. Faz barulho da trava da porta de carregamento e relé do Wallbox. No dashboard atrás do volante mensagem “charge connecting, please wait” fica para sempre. Pelo app no celular nada de carregar.

Na concessionária replicaram o problema no Wallbox AC, porém em DC foi possível carregar até 100%. Tentaram alguns procedimentos sem sucesso.

Ficou agendado para próxima segunda-feira levar o carro de guincho através do BYD Assistance para poder ter direito a 5 dias de carro reserva (48h após chegada na concessionária).

Alguém já passou por esse problema?

1 curtida

Ja tive problema semelhante no Dolphin Plus. Era problema na trava do conector do carro. Foi preciso trocar toda a porta de carregamento junto com os cabos internos. A principio eles eliminaram a trava do conector para que conseguisse carregar o carro, e posteriormente quando a peça chegou foi trocado.

O problema era intermitente, dependendo do jeito que colocava o carregador ou do modelo do carregador, podia funcionar ou não. Se ja conseguiram reproduzir na css, ótimo. Eu tive que esperar dar problema de vez pq quando fui na css da primeira vez funcionou e não fizeram nada.

Olá, o meu Mini está com esse problema desde ontem, o seu foi resolvido na concessionária?

Saraiva: Não, na padaria.

Diego: sim, caso o problema seja o mesmo, leva na css que eles vão te ajudar. Outros resolveram assim

2 curtidas

estou com mesmo problema. está na na CSS a quase 3 dias e estão esperando o diagnóstico da fábrica para ser feito o serviço.

Mesmo problema… charge connecting, please wait, frustrante para 10 meses de carro. Ainda vou testar outros carregadores.

Testei com outros carregadores e carregou normal, acho que meu carregador portátil, que é esse, deu defeito. Vou atrás da garantia.

O meu é da msm marca mas de 7kw, nunca usei, somente para teste quando comprei. Mas me interesso em saber como sera essa questao da garantia dado que essas empresas nao tem escritório aqui no Brasil.

Tive esse mesmo erro recentemente no carregador do shopping, imagino que seja alguma incompatibilidade, pois aparecia como se estivesse carregando a 0,15kw

.

Pois testei com outros carregadores e funcionou normalmente, então torço que não seja uma falha no conector ou no meu carro.

Pessoal, boa tarde

Retomo este tópico para perguntar se alguém já passou por isso também.

Fui novamente neste mesmo shopping que tem um carregador da Volvo, e aparentemente funciona normal, já vi outros carros carregando, porém quando tento com meu Dolphin Plus, não funciona.

Aparece a mensagem no painel do carro “charge connecting, please wait” e não inicia o carregamento, apesar de no app da Volvo aparecer que está conectado, porém sem potência.

Deixei por mais de 1 hora e aparece como se tivesse carregado 0,22kW

Em casa e em qualquer outro carregador, sigo utilizando normalmente.

Passei por uma situação bem semelhante no Estapar da Alameda Jáu/Santos, mas a rede é da Zeletric. Um Dolphin GS carregando a 5.4kw do meu lado e o meu não chegava a 700w…

Não tenho ideia do que possa ser. Segundo o funcionário do estacionamento, eles têm uma parceria com a 99, e os carregadores lentos lá “privilegiam” os motoristas da 99, sabe-se lá como…

Complementando mais informações aqui neste caso (ainda sem solução).

Fiz um novo teste em outro carregador, que está funcionando, pois tem outro BYD carregando agora.

Me parece que é algum problema para iniciar o carregamento em velocidades “maiores”, pois sigo utilizando normalmente em casa (7kW) e com meu portátil (3,5 kW).

Falei com um consultor e ele não deu muita informação, recomendou apenas ir em uma CSS e testar com um carregador homologado e se necessário deixar para avaliação.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Isso de carregador homologado é conversa fiada. Vai ser útil pra testar na frente de alguém que tem como diagnosticar, ou pelo menos tentar.

Mas o ideal vai ser levar pra quem resolve mesmo. Eu não postergaria, se houver um problema com o carro tu pode vir a ficar na mão em algum momento.

O erro acontece somente em carregadores Tipo 2 de potência superior a 7kw? CCS2 funciona normal?

Esse outro carro que está carregando, é do mesmo modelo?

Nunca usei um carregador CCS2

Mas carregava normalmente no meu antigo trabalho, em casa, na chácara e no portátil.

Meu receio é justamente esse, parar de funcionar em casa.

Esse fds vou para chácara, vou precisar carregar por lá para conseguir voltar :sweat_smile:

Não era exatamente o mesmo carro, tinha um haval e um Song plus carregando.

Já tive esse problema em carregadores de shopping. Descobri que tentando fazer um jogo com o conector, pressionando levemente para algum lado, o carro aciona a trava do conector, mas ao soltar, o veículo desconecta.
Então, minha suspeita é que o conector do carregador do shopping está desgastado ou danificado, impedindo a conexão correta do carro com o carregador. Se só seu carro não conecta, o defeito/desgaste pode ser na sua porta de carga.
Mas não confie que outros carros estão carregando. Nesse mesmo carregador que não consigo carregar no shopping, vários motoristas ligam o carro no carregador e saem sem confirmar a carga. E tenho certeza que não está carregando porque confirmei que o cabo está absolutamente frio, apesar de conectado. Você pode achar que outros carregam com sucesso, mas apenas estão deixando o carro conectado sem conseguir carregar.

Ou simplesmente viram que estava carregando a 0.1kw e meteram o foda-se e deixaram assim mesmo. Especialmente se for híbrido que não depende da bateria…

Acho que vale o teste também hein. Na dúvida, olha no PlugShare, dependendo de onde more vai ter um carregador de 22kw em algum lugar, já seria uma forma de testar. Mesmo o mini não suportando essa carga, já tira da cabeça se o problema é do carregador ou do carro.

Update:

Testei agora no mesmo shopping que eu tinha problema e funcionou, está carregando em 11kW.

Então imagino que era alguma falha no carregador do meu trabalho, talvez a falta do terra, não sei.

Ou alguma sujeira no plug, semana que vem eu volto e testo nos carregadores dos outros andares, como estava atrasado hoje, testei outros 3 apenas no que estavam na mesma estação do andar.

Dolphin Mini não carrega - Caso 3

Prezados,

Dia 26/08/2025 fizemos a retirada de outro Dolphin Mini da concessionária. Já possuimos outro em uso há mais de 01 ano, sem problemas.

Dia 29/08/2025 fomos dar a primeira carga no mesmo carregador que já usava para testar… Para nossa surpresa não funcionou.

Imediatamente pensamos ser alguma incompatibilidade com o modelo 2025/2026, substituímos o carregador, mas sem efeito.

Fomos para concessionária informar o ocorrido. E após alguns testes, foi solicitado que o carro permanecesse para análise mais detalhada…

Deixamos o carro, foi comentado sobre a opção de veículo reserva, como sempre, alegado a inexistência de modelo disponível (como sempre…)

02/09/2025 recebido mensagem da concessionária informando a necessidade de substituição do módulo controlador 3x1 (tentei maiores detalhes de qual módulo seria e onde ficava, mas eles não falam… Perguntei o custo, R$ 7.000,00 e com diagnósticos e mão de obra o serviço ficaria em uns R$ 20mil. (curiosidade da minha parte e espanto com o valor).

Foi exposto duas condições:

1- Deixar o carro na concessionária até a peça chegar e ser substituída prazo de 25 dias.

2- Retirar o carro fazendo uso do carregador rápido, já que este funciona. E após a chegada do módulo parar o carro por 03 dias para substituição e testes. Aleguei o direito em usar o carregador rápido da concessionária, sem custos! Depois de conversa com gerente concordaram.

Depois em outra concessionária (fui dar uma carga por conta para conhecer o funcionamento). Descobri que o careo precisava ficar ligado para conseguir. Diferente dos outros que permanecem desligado…

Em conversas com outros técnicos comentaram que o módulo 3x1 é a tomada de conexão do carro com o plug walbox (Duas entradas: rápido ou lento com uma saída, achei curioso o tal 3x1)

Hoje 11/09/2025 contínuo aguardando o tal módulo.

Com isso observei um comportamento semelhante de outras concessionárias já presente no Brasil… Aquela conversa de um pós venda diferenciado, ao menos nesta concessionária, não obtive.

O carro em si é excelente, mas peças de reposição realmente é um gargalo… Apesar de venderem muito carros o estoque não é equiparado.

Outra curiosidade foi o técnico informar que solicitou o modal aéreo para o fornecimento da peça. Indaquei com 25 dias de espera vem de qual planeta?! Até da china, de avião, após uns 05 dias chegaria havendo interesses…

Fiquem atentos e testem o carros de vocês. Usamos um há mais de um ano (2024) e nunca tinhamos feito um carregamento rápido nele. Já esse (2025) o lento na primeira tentativa não conseguimos.