[Dolphin-Plus]- Alinhamento/Cambagem

Olá, pessoal.

Comprei recentemente um Dolphin Plus 2025 usado, com 14 mil km. Rodei cerca de 4 mil km e o pneu do lado do passageiro acabou chegando na lona.

Por questão de segurança, substituí os quatro pneus por Pilot Sport 5 e aproveitei para fazer alinhamento 3D, tentando entender o motivo do desgaste anormal.

Porém, ao colocar na máquina, o alinhamento estava parcialmente dentro do padrão, mas apareceu uma divergência na cambagem.

Alguém já passou por algo parecido e sabe qual pode ser a solução?

Não pretendo usar “ciborg” ou adaptações improvisadas como algumas oficinas fazem.

Segue as fotos do Pneu e do Alinhamento 3D:

Aí vai ter que comprar mais pneu… Não conheço nenhum milagre que evite desgaste prematuro de pneus se não arrumar inclusive a cambagem.

Mas não é um mal da BYD. Tinha uma Commander que não durou 20000 kms os pneus. Fiz a cambagem e o outro jogo durou 70000. Será que não vale a pena?

Não da para se basear em parâmetros recomendados, pois levei o meu D+ para fazer geometria e balanceamento na CSS, ficou horrível o resultado, parecia uma batedeira o carro passando dos 100km/h. Informei esse problema na CSS e falaram que foram feitos os ajustes conforme o alinhamento recomendado para Dolphin, para resolver fui direcionado a levar em outro local e conseguiram arrumar.

Então quer dizer que estamos presumindo que a geometria do carro já é ruim de fábrica ?

Se você observar, as cambagens estão bem próximas entre si.

Alguém indica um lugar realmente confiável em São Paulo para fazer essa regulagem?

Fico receoso com o uso de “ciborgue”, porque nas vezes em que mexeram na cambagem dos meus carros usando esse método, o resultado ficou ruim.

Não existe algum método de regulagem mecânica pra esse tipo de coisa que nao use o ciborgue?

Usei o chatgpt pra interpretar os dados da sua geometria com os parametros do manual… e ele disse que a cambagem não esta tao ruim.

Muitos carros não tem ajuste de cambagem (não sei o Plus). Se seu carro não sofreu batida, compensa verificar se não tem alguma peça defeituosa.

Quando é preciso fazer cambagem? Nunca! | G1 AutoEsporte - Oficina do G1 - Denis Marum.

Passei por esse problema no meu Plus, foi detectado problema nos amortecedores dianteiros, trocou e nada mudou, ai trocaram a bandeja, foi o que resolveu o problema da cambagem.

Da uma pesquisada no YouTube sobre cambagem, eu não faria dessa forma, forçando o amortecedor.

1 curtida

Sempre que faço a geometria e balanceamento, peço para conferirem a cambagem.
Uma coisa que pode estar acontecendo é que a oficina que fez os ajustes do seu carro usou os dados do Dolphin GS que tem especificações diferentes. O Plus precisa fazer os ajustes na frente e atras por ter suspensão independente. Incluindo a cambagem que é justamente a causa desse problema.

Foi feito utilizando os paramentos do Dolphin Plus e
foi feito o alinhamento traseiro também, porém traseiro estava ok, frontal que nao estava e precisa de uma solução para cambagem.

Voce é de Sao Paulo? Onde fez a manutenção das bandejas na garantia ?

Meu carro está parecido (embora não tão severo). Troquei os pneus originais com 33 mil km (e já tinham chegado na lona na parte interna) e não fiz alinhamento nem balanciamento. Agora, com cerca de 18 mil km, os pneus já estão chegando na lona de novo, inclusive perdi um pneu porque abriram vários micro furos no lugar mais gasto.

Gostaria de relatos de experiências de como o problema foi resolvido na concessionária. Eles não fazem cambagem?

Nos meus tempos de Jeep, fizeram na CC e não adiantou de nada… Provavelmente a idéia da BYD tbem seja a de seguir as normas de alinhamento de fábrica, porém cambagem dificilmente algum mecânico de CC irá fazer, pois essa regulagem creio que nem exista nos carros: vem de fábrica assim e teoricamente ninguém deveria mexer.