Dolphin Plus com 100 mil Km - A verdade sobre o custo por km rodado

Dois anos atrás eu me perguntava a mesma coisa que muita gente aqui: será que EV realmente compensa no Brasil?

Decidi guardar todos os dados desde o primeiro dia. Cada recarga, cada revisão, cada pneu trocado. Acabei de cruzar os 100.000 km e tenho a resposta.

Os números reais do meu BYD Dolphin Plus em 2 anos:

:high_voltage: Energia: R$ 15.033 no total → R$ 0,15/km carregando em casa com wallbox na maioria das recargas
:wrench: Despesas variáveis: R$ 10.024 (pneus, reparos, acessórios — revisoes: R$ 0,00)
:clipboard: Fixos (seguro + IPVA): R$ 9.223 → R$ 0,09/km
:bar_chart: Custo total com tudo incluso: R$ 0,34/km

Se tivesse rodado os mesmos 100.128 km num equivalente a combustão (12 km/L a R$ 6,50/L): R$ 54.236 só de combustível.

Minha economia acumulada: R$ 39.202.

O detalhe que mais surpreende quem vê os números: meu consumo real médio ficou em 15,4 kWh/100km — contra 18,2 do Inmetro. O carro consome menos do que o fabricante declara em uso urbano real.

Para registrar tudo isso eu desenvolvi um app chamado MeuEV. Ele lê o painel do carro pela câmera (OCR) e preenche os dados de odometro, bateria e autonomia automaticamente. Calcula custo por km em tempo real, compara com combustão, guarda histórico completo de manutenções com o km exato de cada ocorrência.

Além disso, tem consulta de tabela FIPE e ficha técnica completa dos EVs do mercado brasileiro — útil tanto para quem está pesquisando antes de comprar quanto para quem já tem o carro e quer acompanhar a desvalorização ao longo do tempo.

Funciona com BYD, GWM, Volvo, VW ID, Audi, BMW, Chevrolet e outras marcas do catálogo brasileiro.

:link: MeuEV no Google Play:

Qualquer dúvida sobre o app ou sobre os dados, é só chamar.

1 curtida

Relato muito legal. Tem disponível para IOS?

1 curtida

@Rogaudie, construí inicialmente para consumo próprio, para android que eu uso . Superou minhas expectativas e resolvi compartilhar. O próximo passo será lançar em iOS também.

1 curtida