Dolphin Plus com 100 mil Km - A verdade sobre o custo por km rodado

Dois anos atrás eu me perguntava a mesma coisa que muita gente aqui: será que EV realmente compensa no Brasil?

Decidi guardar todos os dados desde o primeiro dia. Cada recarga, cada revisão, cada pneu trocado. Acabei de cruzar os 100.000 km e tenho a resposta.

Os números reais do meu BYD Dolphin Plus em 2 anos:

:high_voltage: Energia: R$ 15.033 no total → R$ 0,15/km carregando em casa com wallbox na maioria das recargas
:wrench: Despesas variáveis: R$ 10.024 (pneus, reparos, acessórios — revisoes: R$ 0,00)
:clipboard: Fixos (seguro + IPVA): R$ 9.223 → R$ 0,09/km
:bar_chart: Custo total com tudo incluso: R$ 0,34/km

Se tivesse rodado os mesmos 100.128 km num equivalente a combustão (12 km/L a R$ 6,50/L): R$ 54.236 só de combustível.

Minha economia acumulada: R$ 39.202.

O detalhe que mais surpreende quem vê os números: meu consumo real médio ficou em 15,4 kWh/100km — contra 18,2 do Inmetro. O carro consome menos do que o fabricante declara em uso urbano real.

Para registrar tudo isso eu desenvolvi um app chamado MeuEV. Ele lê o painel do carro pela câmera (OCR) e preenche os dados de odometro, bateria e autonomia automaticamente. Calcula custo por km em tempo real, compara com combustão, guarda histórico completo de manutenções com o km exato de cada ocorrência.

Além disso, tem consulta de tabela FIPE e ficha técnica completa dos EVs do mercado brasileiro — útil tanto para quem está pesquisando antes de comprar quanto para quem já tem o carro e quer acompanhar a desvalorização ao longo do tempo.

Funciona com BYD, GWM, Volvo, VW ID, Audi, BMW, Chevrolet e outras marcas do catálogo brasileiro.

:link: MeuEV no Google Play:

Qualquer dúvida sobre o app ou sobre os dados, é só chamar.

5 curtidas

Relato muito legal. Tem disponível para IOS?

1 curtida

@Rogaudie, construí inicialmente para consumo próprio, para android que eu uso . Superou minhas expectativas e resolvi compartilhar. O próximo passo será lançar em iOS também.

1 curtida

Parabéns, Juliano! Baixei o app e vou experimentar.

Uma dúvida: Devo capturar os dados via OCR antes e depois da recarga?

Obrigado.

2 curtidas

Obrigado @marcosmacedo ,

A captura é feita no início, com leitura da carga inicial. A carga alvo está pré-preenchida em 100% e pode ser alterada caso o alvo de % da bateria seja diferente. Ainda é possível alterar essa informação caso a carga atinja um % diferente do alvo inicial.

Os dados de carga DC que são variáveis também podem ser editados depois do fim da recarga.

Eu tenho um Yuan Plus há dois anos com 72 mil km rodados. Estou impressionado com a economia. Ainda não gastei nada de manutenção. Os pneus com certeza vão durar até os 100 mil km. No primeiro ano o seguro foi grátis e no segundo ano deu R$ 5.904. A média geral de consumo é 14,7 kWh/100 km. Eu tenho geração distribuída e meu custo médio é cerca R$ 0,20/kWh (fora o investimento no equipamento). Vou testar o app, obrigado por compartilhar!

1 curtida

@Rogaudie, caso queira experimentar antes do lançamento da versão iOS, é possível usar a versão web. Só não vai funcionar a captura de dados por OCR, mas compartilha a mesma base de dados das versões Android e iOS.

Vouch tentar sim! Obrigado