Uma duvida para quem tem o Dolphin Plus, percebi que o freio de assistência em rampa, ou depois que o carro para, mesmo soltando o pedal do freio o carro não volta a acelerar sozinho, o freio só libera quando piso no pedal do acelerador, isso é normal para o carro?
Isso aí é a função auto hold, tu pode ver que quando para o símbolo do auto hold fica verdinho no painel, quando ele tá ativado é preciso dar um toque no acelerador sim.
Já o auxiliar de rampa segura o carro por até 3s, depois ele deixa o carro descer. O auxiliar de rampa só é ativado quando o carro identifica que está em manobra, depois disso quem entra em ação é o auto hold mesmo.
@dawtaylor Legal, e eu consigo desativar essa função? ou implica em algo no ACC do carro ?
Consegue sim, tem um botão do lado do botão de estacionamento eletrônico. Não sei se vai influenciar no funcionamento do acc, mas acho que não, dado que o auto hold não parece ser ativado quando o stop N go é ativado. Mas vale o teste, com o pé no jeito pra segurar em caso de necessidade.
Funciona da mesma forma que no meu Jeep Renegade, quando paro na rampa tiro o pé do freio e o carro não corre para trás, dá tempo para tirar o pé do freio e colocar no acelerador com o carro parado sem medo de amassar o carro que está parado atrás. Aliás o meu Jeep está com 9 anos e essa função não está funcionando mais, por isso já tive até que pedir para o carro de trás se afastar porque estava com medo de me chocar com ele, sinto muita falta dessa função.
@admins ou @jean_scavalcante Poderiam alterar o titulo do tópico? Como já conseguimos determinar que a luz de fato não queimou, seria importante deixar com um titulo mais adequado “Dolphin GS e Plus só tem 1 luz de ré”
Assim, as pessoas que chegarem no topico pela primeira vez já vão identificar do que se trata.
Era em outro tópico, esse é de assistência de rampa ![]()
Já alterei o título lá.
Qual a diferença do freio de estacionamento normal para aquele que tem no console?
Vc vai precisar explicar um pouco melhor a sua dúvida…
Ok. O dolphin plus pelo menos tem 02 comandos para acionar o freio de estacionamento. Um fica proximo ao botão drive e outro no console proximo ao carregamento por indução. Qual a diferença entre os dois?
O botão que fica na lateral do seletor de marcha coloca o carro no modo PARK (P). Isso significa que o acelerador não mais faz qualquer efeito no carro.
O botão perto do carregador apenas aciona o freio de estacionamento, mas o carro permanece no modo DRIVE. Isso significa que se você encostar no acelerador com o carro em modo DRIVE e com o freio de estacionamento acionado, o carro retira automaticamente o freio e o carro volta a andar.
O freio de estacionamento sem o modo PARK somente deve ser usado com o motorista no carro, como uma parada rápida no sinal. É assim que eu usava. Se o motorista for descer do carro, o modo PARK deve ser acionado. Eu acho que ele aciona o PARK quando a porta é aberta, mas não se deve confiar nisso, pois acredito que se o modo DRIVE+freio de estacionamento for acionado com a porta já aberta, o motorista pode sair. Então uma criança pode entrar no carro para brincar e encostar no pedal do acelerador, causando um acidente.
Exato, o botão ao lado do seletor de marchas é o P (Park) como o @rsarres explicou. É a mesma coisa que num câmbio automático de alavanca, quando vc vai sair/desligar o carro, vc coloca a alavanca em P. No caso do Dolphin, ao tirar o cinto ou abrir a porta, ele muda automaticamente para P.
Acredito que sua confusão em achar que tbm é um botão de freio de estacionamento seja pq sempre ao se colocar em P ele tbm aciona o freio de estacionamento automaticamente (não me lembro se há alguma configuração para isso não acontecer).
Mas na prática vc (quase) nunca vai acionar nenhum dos dois, pois, como falei, ao se tirar o cinto para sair do carro ele já vai para P e aciona o freio de estacionamento automaticamente.
Inicialmente achei que sua dúvida seria relacionada ao Auto Hold (botao (A) ao lado do acionamento do freio de estacionamento). Ele faz a função de manter o carro parado em semáforos ou outras paradas sem que se precise ficar segurando o pedal do freio. Por isso, nem nessas situações vc precisa acionar o freio de estacionamento manualmente. Eu acho que nunca precisei acionar esse botão em 2 anos com carros da BYD.
Quando você comprou seu carro, veio um manual junto. É para ler e saber como o carro funciona, não é para colocar na sala junto das Revistas Casa&Jardim e do livro de capa-dura com fotos do Sebastião Salgado. ![]()
NMHO, assim como para ter CNH tem que ter feito curso e prova, para tirar o carro da CSS tinha que fazer uma provinha. Porquê aquela “aula” que o vendedor dá quando você tira o carro, my god… Teria me ajudado inclusive, já teve ocasião que chamei o guincho da BYD quando podia ter dado uma chupeta no carro, se tivesse lido no manual todo antes.