DP não abrindo pelo NFC

Tenho um Dolphin Plus adquirido em outubro/25, atualmente com 8500km, e desde que comprei utilizo apenas o NFC do celular para abrir/fechar/conduzir. Inclusive sempre deixei a chave em casa, porque nunca tinha tido ou lido a respeito de problemas nesse sentido.

No entanto, nas últimas 3 semanas tive 4 episódios em que o carro não respondia ao comando do NFC (contato do celular com o retrovisor esquerdo). Foram 3 vezes no trabalho e 1 vez, hoje, na garagem do prédio em casa. Em todas as vezes, ao acessar o app da BYD para tentar desbloquear o veículo pelo app eu recebia a mensagem de que o sinal de internet estava fraco e o carro não estava conectado. E em todas as vezes eu consegui abrir o carro depois de reiniciar o celular umas 2 a 3 vezes, o que pra mim não faz muito sentido e talvez tenha sido só questão do tempo até o carro readquirir o sinal de celular.

No problema de hoje, em casa, eu tentei inúmeras vezes abrir o carro com a chave, sem sucesso. Só consegui abrir o carro usando a chave física, mas mesmo assim, após colocar a chave sem fio no local indicado para situações de bateria baixa, ainda assim o carro não ligou/desbloqueou. O que me faz acreditar que se você fecha por NFC, você tem que abrir por NFC. Se for isso mesmo, é um sistema absurdamente estúpido.

Enfim, alguém já teve esse problema?
O sistema de abertura/fechamento via NFC realmente é dependente do sinal de celular? Porque se for, é um sistema inútil, uma vez que não dá pra confiar, já que você consegue fechar mas não faz ideia se vai conseguir abrir.

Até então o carro foi só alegria, esse foi o primeiro problema que tive com ele.

Teoricamente a chave digital não depende de rede de celular. O que pode ter acontecido é o sistema do carro ter entrado em um estado de inconsistência e tanto a chave digital quanto o sinal de celular ficaram indisponíveis.

O sinal de celular fraco mesmo, as vezes volta depois de reiniciar a central sem mover o carro de lugar.

Isso não tem lógica e, mesmo nos vídeos de apresentação a galera testa fechando com um e abrindo com o outro, então não deve ter relação.

Muda duvida. Você usa o sistema expresso ou abre a chave pela carteira toda vez que vai acionar o sistema?

Pois é, até então eu acreditava nisso: que a chave digital não dependeria do sinal da rede de celular.

Respondendo a dúvida: eu sempre simplesmente aproximo o celular bloqueado do espelho retrovisor (imagino que por expresso você quis dizer isso). Nunca precisei abrir a carteira para acionar o sistema.

Obrigado pela resposta, mas agora fiquei mais encucado ainda. kkkkkkk E o mais estranho é que até o começo desse mês esse problema nunca tinha acontecido. E porque diabos o carro não abriu com o acionamento do botão chave física será??

Isso pode ser indicativo de estado inconsistente mesmo.

Quando teve problemas pra abrir com a chave digital, a física estava próximo?

Não depende de rede de celular, pode fazer o teste… Numa das minhas vagas não pega celular e funciona normal.

Tbm não tem a questão de ter que abrir da forma que fechou, tbm testado aqui inúmeras vezes no Song Pro da minha mulher (já que meu Dolphin Plus 25 não tem o NFC interno, obrigado de novo BYD), pois eu só uso a chave digital e ela teima em só usar a chave física e sempre conseguimos usar o carro.

Mas sim, algumas vezes ele não reconhece de primeira, às vezes nem de segunda. Tenho que afastar o celular do retrovisor e reaproximar algumas vezes. E já teve vezes que só quando eu abri a carteira e coloquei na chave é que ele abriu, poucas vezes, mas já ocorreu.

O que percebi, mas pode ser só impressão, é que se eu estiver com o celular aberto em algum app, por exemplo vendo WhatsApp com o celular destravado, e tentar abrir o carro direto, não vai, preciso minimizar o app e aproximar o celular de novo e aí vai.

1 curtida

Bom ponto. Salvo engano o modo expresso é pensado pra ser usado com o iPhone bloqueado. Talvez o NFC do carro não “acorde” a chave/cartão expresso quando alguma coisa está rodando em primeiro plano mesmo.

Uma coisa importante sobre o modo expresso é que ele só funciona quando o iPhone está apto a ser desbloqueado pelo Face ID, se estiver naquele estado onde vai pedir a senha na próxima ativação (tipo quando outra pessoa ativa o iPhone pra usar a câmera ou ver a hora) ele não funciona mesmo.

1 curtida

As vezes tenho o mesmo problema usando o Samsung, mas se eu abrir o Samsung Wallet manualmente e aproximar o celular, funciona normalmente.

Acho que o problema é somente do carro “chamar” o smartphone automaticamente

Hoje aconteceu de novo no mercado, até fiz um vídeo para eventual necessidade posterior, o carro não responde a nada. A chave não abre, o app diz que tá sem rede, o NFC não responde. Desde ontem eu estou usando apenas a chave física para bloquear e desbloquear o carro, não usei mais o NFC. E mesmo assim aconteceu hoje às 11h da manhã quando estava saindo do mercado. O carro estava no estacionamento aberto, no centro da cidade, então falta de sinal de celular com certeza não é. Imagino que possa ser esse “estado inconsistente” que você mencionou. Mas me pergunto porque será que isso começou a acontecer no último mês? To vendo que a saída vai ser entrar em contato com a BYD. E pior que a concessionária mais próxima fica em outra cidade a 1 hora de distância daqui.

Se você deixar a chave longe do carro, o NFC ainda não abre?

Tu fez alguma alteração de software recente? Usa algum app fora do comum?

Até ontem eu vinha utilizando apenas o NFC, minha chave ficava em casa, e até então tinham sido uns 4 episódios como esse. Então sim, com a chave longe o problema acontece, assim como com a chave perto.
Não tem nem alteração de software nem nenhuma outra modificação. O carro está 100% stock, tanto em termos de software como de hardware. E acho que atualização de software só se o carro fez sozinho, pq eu não fiz nenhuma recentemente. Por isso acho muito estranho, o problema apareceu do nada.

1 curtida

Pode ser que o carro esteja hibernando por algum motivo, verifique se não está baixando mais rápido o percentual da bateria

1 curtida

@BrunoZV Compensa dar uma olhada na bateria de 12V.

Capaz de vc ficar na mão com o carro se a bateria estiver pifando.

1 curtida

De fato, o carro pode hibernar com mais frequência se a bateria de baixa estiver com problemas.

Uma coisa que tu pode fazer pra testar, @BrunoZV, é segurar o botão da maçaneta por 30 segundos quando tiver problemas. Se o carro voltar a responder, é provável que tenha hibernado.

Já passei por isso, logo antes da minha bateria de 12V morrer e a BYD me guinchar para a Dahruj.

@BrunoZV se você é do tipo DIY, revise os contatos da bateria embaixo do banco do passageiro. Boa chance de resolver.

Se nesse tempo o carro morrer de vez, você pode fazer uma chupeta para ligar (tem 2 pontos na caixa de fusíveis, o manual mostra), o carro liga e aí ele se garante na bateria de tração até você chegar na CSS.

Um A3 meu uma vez começou a não aceitar keyless e depois nem o botão da chave, era a bateria de 12V que estava zerada e condenada.

1 curtida