Minha mulher forçou a roda no meio fio, e desde então estou tendo problemas com o alinhamento, ja levei em três lugares para alinhar e, sempre fica um pouco fora, ou o volante um pouco torto, em um dos lugares que levei, me falaram que era necessario fazer o reset da direção eletrica na byd, porem levei até a concessionaria e me falaram que era so travar o volante na posição e realizar o alinhamento normalmente. Hoje achei isso (segue imagem) em um dos manuais e me acendeu a duvida sobre o que foi falado na concessionaria.
Outra duvida que tenho, é em relação a esses parametros para alinhamento, nenhum deles parece ser o do dolphin plus. (segue outra imagem)
Recentemente alinhei o meu e vi que a máquina da CSS tinha os parâmetros. Porém, baixei o manual UK e os parâmetros são todos diferentes. Não me fez sentido algum.
Eu lembro que quando peguei meu Plus descobri de alguma maneira que ele era de um lote holandês - os Pluses que vieram ao Brasil eram do mesmo lote que os que foram para a Europa.
Assumindo que a maioria ou mesmo todos os Pluses comprados aqui inicialmentr seja do lote holandês, seria interessante checar os parâmetros do manual holandês.
Não considera os valores passado pela CSS, fiz o alinhamento na CSS e ficou uma grande porcaria, veiculo vibrando e puxando para um dos lados. Levei em uma loja especializadas em pneus com boa reputação e ficou 100%. Na minha próxima ida para rodízio dos pneus e nova geometria e balanceamento, tento obter os parâmetros utilizados.
Luiz, queria entender melhor o que vc sente quando diz que o alinhamento ficou um pouco fora, é o carro puxando pra algum lado?
Eu pergunto pq estou numa mini saga aqui com meu D+. Já deixo claro pra quem estiver lendo que é “detalhe”, algo sutil, quem não é ligado em direção nem perceberia, mas vamos lá.
Eu recebi o carro 0km com o volante um pouquinho fora de centro, mas mas era minimo e o carro rodava normal, então fui deixando até chegar a primeira revisao (por tempo, 13k km). Na revisão não fizeram o alinhamento pq a maquina estava com defeito, marquei de voltar dai a 30d… Nesse meio tempo, no meio de uma viagem, sem nenhuma ocorrencia que justificasse, a assistencia eletrica começou a atuar meio estranha, parecia que ela estava “perdida” quanto ao ponto centrar e ficava fazendo micro correções no volante (nenhuma assistencia estava ligada). é algo leve, sutil, mas plenamente perceptivel por alguem que anda no carro todo dia e é ligado nesses detalhes.
Levei o carro pra alinhar e pra verificarem o problema. o mecanico que rodou comigo “não percebeu” muita coisa e acabou “concordando” que estava diferente, mais pra me agradar, do que realmente acreditando… enfim.. concordamos em fazer o alinhamento primeiro.
Eu fiquei lá do lado o tempo todo, não teve nada com scanner, foi tudo externo, o volante voltou pro centro, perfeito, e as micro correções, aparentemente tinha sido resolvidas… digo aparentemente, pq se no teste inicial o mecanico ja não tinha percebido muita coisa, agora que melhorou uns 70%, ai que ele não ia perceber mesmo.
e de fato melhorou, em varios cenarios onde era bem nitido parou de ocorrer, mas em alguns ainda sinto… (é como se a intensidade da assistencia eletrica variasse em intensidade de forma rapida, algumas vezes por segundo, ao invés de algo gradual, como era no primeiro ano que fiquei com o carro.)
Enfim, estou pra levar em outra oficina que não da BYD, que tenha o scanner, pra refazer esse alinhamento e procedimento de calibração que vc postou… vamos ver no que dá…
faço o mesmo tregeto todos os dias, 104km, então conheço a pista, locais com vento e etc, duas coisas acontece de principal, que é na hora de ultrapassar, hora que voce sai para esquerda, parece que o carro quer ir de uma vez, e pra voltar um pouco mais pesado, aparentemente isso era problema de cambagem (quando comprei o carro, ele veio descabado, os pneus originais comerao por dentro) e recentemente denovo, eu sentia o sintoma, mas nao tinha tempo de parar para arrumar. Outro era o desalhimamento mesmo, ao soltar o volante, o carro puxava para o lado, isso percebendo que a pista nao estava em caida, nao tinha vento ou nada que interferisse.
Levei para alinhar em um lugar que eles fazem um “plano”, ai peguei os parametros dessa vez de agora, parece ter solucionado o problema, com 5000km vou novamente la e ai vou ter 2 parametros para comparar