Estarei acessando a moji bertioga nos proximos dias e ela é famosa tambem pela neblina. Apareceu uma duvida. O ACC funciona normalmente na condição de forte nevoeiro? O carro com o ACC ligado freara normalmente estando atrás de outro veiculo?
O ACC usa um radar para manter a distância do veículo à frente, a câmera só é usada pelo auxiliar de manutenção em faixa.
Eu nunca tive problemas com ACC em condições de baixa visibilidade, em nenhum carro com esse recurso. Mas, por via das dúvidas, considero prudente deixar configurado para manter a maior distância possível do veículo à frente.
Certa vez eu fui surpreendido por uma fumaça densa em uma estrada vicinal, sem acostamento, deixei o ACC travado em 30km/h e segui porque não poderia simplesmente parar mesmo. O carro à frente resolveu praticamente parar, e o ACC fez o trabalho e parou o carro, sendo que eu mesmo não via praticamente nada.
O carro que vc estava usando era um byd,?
Sim, meu Dolphin Plus, mas tive um Nivus por bastante tempo e ele se comportou de maneira muito semelhante em situações de baixa visibilidade. Já tive a oportunidade de usar Taos e Cruze também, o comportamento é muito semelhante em todos.
A única exceção quando o assunto é ACC seria o Honda City, que usa um sistema de ACC baseado em câmera. Esse eu não confiaria que se seja melhor que o olho humano.
O radar tradicional não é fortemente afetado por questões climáticas.
Exatamente conforme falado pelo dawtaylor, já utilizei o ACC com neblina e funcionou normalmente. A função de permanência em faixa nem ativa se não estiver com as devidas condições (má sinalização da pintura da faixa ou outros fatores) ou acima de determinada velocidade (comprovei que acima de 120km/h não ativa a permanência em faixa).
Uma dica adicional é desativar o farol alto automático quando tem neblina, porque ativa direto e piora consideravelmente a visibilidade.
Muito bem lembrado. Coisa chata esse farol alto automático.
Eu gostava como funcionava isso no Pulse. Ele servia pra “baixar” o farol apenas, na posição baixo ele nunca subia o farol, na posição alto ele baixava o farol quando necessário.