Dúvidas sobre compra de material para wall box e sobre carregador portátil

@paolamarsura Lá na concessionária funciona? Se é portátil poderia testar lá e tirar esse argumento deles.

Então lá funcionou, e a explicação que tivemos com o eletricista, é que provavelmente lá o 220v deles seja na verdade um trifásico (que segundo me explicaram “nasce” com a mesma lógica do 110v monofásico.

E fizemos o aterramento em casa e na casa da minha mãe, e o aterramento funciona, porém o carregador só aceita e reconhece ele no 110v.

é bizarro.

Trifásico são 3 fases 110V (127V na verdade, não existe 110V no Brasil, mas vou deixar assim nesse texto para não entrar em detalhes de circuito trifásico e simplificar a explicação). Para fazer 220V, usa-se duas dessas 3 fases. Minha casa tem um poste trifásico, tenho 110V (fase 110V e neutro), 220V (duas fases 110V). Tenho trifásico para fazer um balanceamento de carga, não uso nenhum equipamento trifásico na residência. Moro em SP também. Meu carregador portátil funciona tanto no 110V (fase+neutro+terra) quanto em tomada 220V (fase+fase+terra). Uso só duas fases, a terceira sempre fica “sobrando”. Na casa da minha filha, que tem poste bifásico, funciona normalmente em 220V (fase+fase+terra).

No estado de SP só tem fase de 127V, em geral com postes de duas fases para residências (minha casa é exceção). Essa entrada bifásica permite criar circuitos 110V ou 220V nas residências. Então está estranho ter funcionado na concessionária e na sua casa não. O seu carregador não é trifásico, a explicação do eletricista não procede. Sugiro que pegue uma segunda opinião da sua instalação com outro eletricista.

Pesquisei aqui pelo site do fabricante, e o que encontrei foi que ele só funciona em 220V(230 na vdd). Eu tenho um carregador trifasico 380V, mas ele funciona 220V também, porém nao com 220V bifasico, na vdd ele até funciona, mas funciona como se fosse 127V.

Então acho que você está certa, é bem provável que não vai funcionar no 220 bifasico.


Acho que é isto mesmo, pesquisamos também no Google e na china parece que a corrente deles é monofásica,e o carregador vem de lá.

Agora a BYD nos orientou a levar o carro e carregador na vila guilherme amanhã (o carro por que também tá fazendo um barulho de plastico perto da caixa de direção)

e em paralelo fazer contato com o 0800 pra ser encaminhado pra empresa que fornece o carregador pra ter outras orientações.

Meu primo recebeu um diferente, com o dolphin GS dele. Ele recebeu da e-wolf. Tenta ver se eles não conseguem trocar.


Vou tentar, amanhã vou lá na “assistencia técnica pessoalmente”
Obrigada pela ajuda até aqui

vão trocar o meu carregador por um da E-WOLF, no site deles não achei especificado se é mono ou bifásico, mas o técnico que me atendeu na daruj da vila guilherme, disse que com esse modelo vai funcionar. vamos aguardar.
quando chegar o carregador, veio contar se deu certo ou não.

@Roluber vc tem um carregador portátil, trifásico??? Qual tomada vem na ponta? Não tem como ligar uma tomada comum de 20A em trifásico, essa história toda não faz sentido ter funcionado na concessionária. Se funcionou lá, então o carregador funciona com duas fases 127V. Basta um multímetro para sanar qualquer dúvida em segundos, não é o Google que vai medir os polos na tomada. Esse tópico tá uma salada, não vou mais incomodar por aqui.

Tenho, mas a unica semelhança do meu com dela é que não funciona em 220 bifasico como deveria.

É esse carregador, vem com uma tomada industrial 3P+N+T. Pra ligar em 220, precisa usar adptador ou montar de um jeito que só entre F+N.

As entradas que ele aceita:

Quando eu testei, ele não reconheceu F+F+T como 220V. Ele reconhece as fases como duas independentes de 127V. E carrega com uma delas na potência máxima da tensão de 127V.

Ou seja, só funciona com 220V monofasico.

Eu tive que colocar um transformador pra poder elevar a tensão.
Tensão na entrada:

Tensão na saida:

O que o cara da css disse pelo que eu entendi é que a tomada 220V que ele usou pra testar deriva de um 220V monofasico que eles utilizam em um carregador trifásico.

1 curtida

Trocaram o meu carregador por este modelo da foto, e deu super certo. Reconheceu o meu 220v bifásico.

Segundo o técnico que me atendeu, o modelo da E-WOLF, também funcionaria, mas eles não tinham disponível em loja.

2 curtidas