Interessante saber que alguém conseguiu fazer subir esse valor! acredito que realmente nao sabemos como isso funciona. Tem um caso ainda mais estranho, um amigo meu comprou um plus de uma pessoa que mal andava, o carro com um ano de uso estava com 6 mil rodados, ai quando ele comprou, eu coloquei o scanner obd2 e a saúde da bateria estava em 95%! ele ficou bem desanimado e levou na BYD, que disseram que nao tinha nada errado com a bateria! entao nao sei mesmo como funciona esse índice! você conseguiu subir o valor fazendo o que? balanceamento? usou ate quantos % antes de colocar para carregar?
Rapaz eu ate tenho um topico aqui sobre isso, eu deixei cair bem a bateria deixei chegar a 0% e fui um pouco alem, porque se vc observar no electro ainda tem porcetagem de bateria abaixo de 0%, tipo uma reserva deixei chegar 1,3% abaixo do 0 e dei carga completa a 7kw ate 100% e dai ela subiu para 96%
Veja esse informação que peguei agora, eu sei que é IA, que muitas vezes não devemos confirar 100%, mas o chatgpt 5.0 recém lançado esta muito mais assertivo, passei para ele todo o problema, veja a resposta:
"O que você está descrevendo é algo relativamente comum nos elétricos, inclusive nos BYD, e provavelmente não significa que sua bateria “perdeu” capacidade real de um dia para o outro.
O SOH (State of Health) que os aplicativos mostram não é uma medição direta da química da bateria — é um cálculo que o BMS (Battery Management System) do carro faz com base em históricos de carga, descarga, tensão, resistência interna e temperatura. Alguns apps, especialmente os que “forçam” leitura ou redefinições, podem influenciar a forma como o BMS recalcula o SOH.
Sobre tentar “subir” o SOH:
- Balanceamento: sim, pode ajudar um pouco se o BMS detectar células mais alinhadas. Isso normalmente acontece quando você deixa o carro carregar até 100% e permanece na tomada por algumas horas (mesmo depois de atingir 100%), pois o balanceamento é lento.
- Descarga quase total e carga lenta: não é bom descarregar demais (abaixo de ~10% repetidamente), mas uma descarga moderada seguida de carga completa pode ajudar o BMS a recalibrar.
- Tempo e ciclos: o SOH às vezes sobe sozinho após alguns ciclos completos, quando o BMS “reaprende” a capacidade real.
Observações:
- O “Electro” e outros apps podem acionar leituras que forçam recalibração e, por isso, às vezes o SOH desce temporariamente.
- O BYD Dolphin com 22 mil km e 97% SOH está excelente. Perder 2% no cálculo não é anormal nem preocupante.
- Evite tentar “enganar” o SOH com truques frequentes, pois o mais importante é a saúde real da bateria e não apenas o número mostrado.
Procedimento de Recalibração do SOH (BYD Dolphin)
- Parta de carga baixa, mas segura
- Use o carro normalmente até chegar em torno de 15% a 20% de carga.
- Evite chegar a menos de 10% para não estressar a bateria.
- Carga lenta até 100%
- Conecte em um carregador lento (AC) — de preferência 7 kW ou menos.
- Carregue até 100% e mantenha o carro plugado por pelo menos 3 a 4 horas adicionais.
- Nesse período extra, o BMS faz o balanceamento das células.
- Repetir o processo
- Faça duas a três repetições desse ciclo (descarga moderada + carga lenta completa com tempo extra) em semanas seguidas.
- Evite fazer isso todo mês; só quando houver queda perceptível no SOH.
- Evitar interferências durante o balanceamento
- Não use ar-condicionado, som alto ou carregadores internos enquanto estiver plugado no 100% para balancear.
- Monitorar depois de alguns dias
- O SOH pode não subir imediatamente; às vezes o BMS leva alguns dias e ciclos para recalcular.
O que provavelmente aconteceu com o Electro é o seguinte:
O SOH não é um valor fixo gravado na bateria — é um cálculo do BMS (Battery Management System).
Quando um aplicativo como o Electro lê dados diretamente dos módulos de bateria, ele pode:
- Forçar o BMS a usar parâmetros instantâneos
- Se naquele momento a tensão entre células estava um pouco desequilibrada ou a resistência interna estava ligeiramente mais alta (por temperatura, por exemplo), o cálculo do SOH pode cair.
- O problema é que o BMS pode gravar essa estimativa “baixa” e manter por dias até ter dados para recalcular.
- Gerar um “reaprendizado” antecipado
- Alguns apps, mesmo sem intenção, solicitam ao BMS dados de capacidade restante de forma que ele “pense” que a bateria já teve mais degradação do que realmente teve.
- Isso não danifica a bateria, mas altera a estimativa.
- Conferir com OBD2 depois
- O seu scanner OBD2 está lendo exatamente o que o BMS calculou — por isso, depois que o Electro fez a leitura e o BMS atualizou, ambos mostram o mesmo número.
Resumo: o Electro não “estragou” nada, mas pode ter forçado o BMS a recalcular com base em um momento menos favorável, baixando o número. O SOH pode voltar a subir com o procedimento de recalibração que te passei antes."
O cálculo é bem simples. Divide a capacidade atual da bateria pela capacidade quando saiu de fábrica.
145.92/151 = 0,9664 = 96,64%
O electro só lê o paramento “Battery SOH”.
Desencana de pequenas variações… a capacidade atual é só uma estimativa, pode colocar 2 a 3% de erro. Por isso essas variações quando fica lendo esse valor toda hora e quando faz recargas rasas ou profundas …
Ou seja, no meu caso, a saúde da bateria do meu carro está entre 94% e 99% (para o valor calculado foi 96,6%).
Fiz uma carga profunda essa noite e percebi algumas coisas.
- Estava com 98% de SoH antes e 96% depois. Perdi saúde de bateria no processo? Provavelmente não, apenas dei uma oportunidade pro BMS fazer um cálculo mais preciso.
- Deixei a bateria chegar a 16% ontem de manhã, precisei usar o carro por 2x no mesmo trajeto, mesmo consumindo 2.1kw em ambos, a porcentagem de bateria despencou de 16% pra 5%, provavelmente pelo BMS estar descalibrado.
- Como não iria ter tempo de fazer a carga completa, dei uma carga de 90 minutos voltando pra 17%, usei um pouco o carro em um trajeto comum que geralmente consome 4kw total, a bateria já baixou somente pra 11%. Talvez o pouco uso na faixa de variação de tensão mais baixa já ajudou o BMS a calcular.
- Por último, mas não menos importante, fiz um trajeto longo que costumo fazer hoje pela manhã e o consumo foi exatamente o mesmo de antes, rodei cerca de 214km com 51% de bateria, atestando que não houve perda de saúde apenas um recalculo.
Minha impressão é que o SoH vai ser melhor calculado na carga profunda.
Essa instrução de deixar conectado por 3-4 horas depois da carga completa pra “balancear as células” faz zero sentido. Se já chegou na carga completa não tem mais como balancear nada, vai fazer o que? Tirar carga de uma célula e colocar em outra?
Na real esse processo de carga profunda, especialmente em baterias LFP, vai servir mais para o BMS conseguir observar as faixas de variação de tensão inferior e superior e “zerar” o contador da faixa plana.
Tem sentido, vou fazer uma recarga profunda e ficar observando, tô mais tranquilo em relação a saúde da bateria. sobre o balanceamento entre celular depois de atingir 100%, tem BMS que sim, faz esse balanceamento tirando das celulas com mais tensão e jogando para as que tem menos.. não sei se as do BYD tem essa função
Antes de mais nada, não existe “IA” mais assertiva, o que existe é uma IA que alucina menos, mas não alucinar não significa que ela seja mais inteligente, mas sim uma mudança nos pesos e coisas do tipo. O gpt 5 ainda é tão assertivo quanto suas fontes.
Sobre o balanceamento após a conclusão da carga. Pensa comigo. 100% de bateria significa que todas as células estão na sua tensão máxima, logo, como seria feito uma “transferência” de tensão entre células?
Essa diferença de carga/tensão é comum quando a bateria não está completa. A bateria não descarrega todas as células ao mesmo tempo, nem carrega. Então acontece um desbalanceamento dessas cargas, certo?
Como o BMS vai gerenciar esse problema? Priorizando carga/descarga de acordo com a tensão de cada célula. Pisou no acelerador, usa as células com maior tensão, tirou o pé, gera carga para as células de menor tensão.
“Transferir” carga de uma célula pra outra faria literalmente perder carga. Se você descarrega uma célula pra carregar outra você perde um pouco dessa carga. Fazer esse tipo de “troca” seria prejudicial pra autonomia do veículo, o que nenhuma montadora quer, né?
Ainda sobre essa questão de balanceamento, pesa a curva de tensão da bateria LFP, que é plana entre 20-80%, nesse caso o BMS ainda precisa depender do seu contador de elétrons pra fazer essa gestão de balanceamento, daí a recomendação de carregar baterias de LFP até 100% com frequência, enquanto baterias de NMC se recomenda carregar sempre até 80% e só ir até 100% em caso de necessidade.
Enfim. Deixar plugado depois de terminar a carga não vai fazer mal algum. Eu mesmo deixo carregando a noite e, com frequência, o carro fica plugado até as 18:00 do dia seguinte, sendo que a carga acaba de madrugada.
Aliás. Uma coisa interessante, se você costumar deixar o carro destravado, é tentar desconectar direto depois de concluir a carga. Eu passei dias tentando entender o motivo de meu carregador não ficar travado, mas no final era porque eu desconectava depois de concluir a carga.
Ehhh @julio … A galera tem muita preguiça de ler teu conteúdo relacionado neste mesmo tópico explicando como funciona e como medir a saúde da bateria.
Mas há de se admitir, a XP do fórum é pouco intuitiva comparada aos meios de hoje.
Resumo perfeito de “AI”. Ela é só uma simulação, as pessoas colocam mais peso do que realmente é a tecnologia.
Faz parte… Um problema do formato de fórum é não ter um resumo das conclusões/consenso, e a maioria das pessoas não ficam lendo as trocentas mensagens postadas por aqui.
Tenho acompanhado alguns canais gringos, que detalham o funcionamento das baterias LFP. Em geral, avaliam os carros da Tesla, que tem veículos com três tipos de baterias diferentes.
Pelo que entendi, nos manuais dos primeiros carros, a Tesla indicava deixar o carro conectado, sempre que possível, à tomada. Nos carros deles que usam LFP, a recomendação é idêntica a do manual (confuso) da BYD: não ficar dando carga completa constantemente sem necessidade.
A galera que comprou carros da Tesla com baterias LFP, e continuou com o hábito de carregar sempre até 100%, teve perdas severas no primeiro ano de uso, acima de 8%.
Me parece consenso o que tenho visto também aqui com o caminho do meio, não carregar acima de 80% e não deixar abaixo de 40%, estreitando sempre que possível, podendo chegar na faixa de 75% - 60%. O meu dolphin chegou aos 5 mil km e vou tentar ficar nesta faixa.
O título é sobre o app Electro mais tem mais coisa sobre bateria que o app.
Aproveitando o título e a organização das postagens.
Atualizaram o app, e agora é possível gravar as câmeras. Achei a informação interessante pra recuperar o conteúdo sobre o app.
Segue informação do desenvolvedor que eu li sobre o update.
Olá, pessoal!
A versão 1.4.0 do Electro já está disponível!
Atenção: essa versão não será enviada via OTA pois contém funções experimentais.
Novidades:
Nova configuração para evitar a rotina de reboot (chega de abrir o app da BYD para iniciar o Electro )
Exibição da tensão da bateria de 12V
Novo modo Sentinela (experimental):
Leia antes de ativar: alguns apps chineses que gravam câmeras causaram condensação nas lentes em certos carros, possivelmente por manter o sensor ligado 100% do tempo.
Criei um algoritmo para reduzir o aquecimento das câmeras, mas ele foi testado em poucos carros — não há dados suficientes para garantir que está perfeito.
Se ativar, fique atento a possíveis manchas de condensação. Caso apareçam, desative o modo, me envie o vídeo e aguarde alguns dias para secar.
Funções do Sentinela:
Escolha de armazenamento (interno, microSD ou pendrive)
Seleção de resolução (HD / Full HD)
Notificação ao detectar movimento
Restrição de funcionamento por horário
Pré-visualização e download em alta qualidade dos vídeos gravados direto no celular
Hey everyone!
Electro version 1.4.0 is now available!
Note: This version will not be delivered via OTA as it contains experimental features.
What’s new:
New setting to avoid the reboot routine (no more opening the BYD app to start Electro )
Display of 12V battery voltage
New Sentry Mode (experimental):
Read before enabling: some Chinese camera recording apps have caused lens condensation in certain cars, possibly due to keeping the sensor on 100% of the time.
I’ve developed an algorithm to reduce camera heating, but it has only been tested on a few cars — there’s not enough data to guarantee perfection.
If enabled, watch for condensation spots. If they appear, turn off Sentry Mode, send me the video, and wait a few days for it to dry.
Sentry features:
Choose storage location (internal, microSD, or USB drive)
Select resolution (HD / Full HD)
Motion detection notifications
Restrict operation by schedule
Preview and download recorded videos in high quality directly to your phone
🇹🇷 Herkese merhaba!
Electro 1.4.0 sürümü artık hazır!
Not: Bu sürüm OTA ile gönderilmeyecek, çünkü deneysel özellikler içeriyor.
Yenilikler:
Yeniden başlatma rutinini önlemek için yeni ayar (Electro’yu başlatmak için artık BYD uygulamasını açmaya gerek yok )
12V akü voltajı gösterimi
Yeni Nöbetçi Modu (deneysel):
Etkinleştirmeden önce okuyun: bazı Çin kamera kayıt uygulamaları, sensörün %100 açık kalması nedeniyle bazı araçlarda kamera lenslerinde buğulanmaya yol açtı.
Bunu önlemek için kamera ısınmasını azaltan bir algoritma geliştirdim, ancak Nöbetçi Modu çok az araçta test edildi — henüz mükemmel olduğundan emin değilim.
Etkinleştirirseniz, buğulanma belirtilerine dikkat edin. Görürseniz Nöbetçi Modunu kapatın, bana videoyu gönderin ve kuruması için birkaç gün bekleyin.
Nöbetçi Modu özellikleri:
Depolama seçimi (dahili, microSD veya USB bellek)
Çözünürlük seçimi (HD / Full HD)
Hareket algılandığında bildirim
Belirli saatlerde çalışma kısıtlaması
Kayıtlı videoları yüksek kalitede önizleme ve indirme (doğrudan telefonunuza)
Sim, é que algumas pessoas atrelaram eventual perda de “saúde” ao app e procuramos esclarecer que isso não está relacionado a ele
Instalei a versao 1.4.0 com modo sentilnela e informações da bateria 12 volts! Funcionado perfeito
Onde você baixou a versão 1.4? Baixei ontem o apk do site e instalei, mas parece que veio a versão 1.3.5. Procurei pelo site a versão 1.4 mas não achei.
Tem que ser pelo WhatsApp do grupo . No site ainda nao esta disponível
Obrigado, pedi lá no whats.
Olá, tudo bem? Meu nome é Rory, sou o desenvolvedor do Electro.
Que legal que você fez uma análise de segurança do app!
Gostaria apenas de fazer uma consideração: a comunicação é, sim, ponto a ponto e com criptografia. Como você observou, a comunicação via WebRTC permanece sempre ativa, e isso não é por acaso: todos os dados do carro são enviados para o app por meio do WebRTC, não apenas as imagens das câmeras. O WebRTC pode ser usado para envio de dados, não é exclusivo para vídeo.
O WebRTC é um protocolo ponto a ponto com criptografia DTLS, 100% seguro.
Quanto ao código não ser open source, existe um único motivo: assim que o app sair da fase Beta, ele será monetizado. Se o código estivesse aberto, eu estaria entregando meu trabalho de graça.
Fico à disposição para quaisquer dúvidas que vocês tenham. A comunidade no WhatsApp do Electro está aberta; o link de convite está no final do site do Electro