Entrevista com proprietários da BYD

Bem, se é sobre opção de compra de um BYD em relação a outras marcas, creio que a BYD está errando na “precificação” dos carros.
Os descontos acentuados são, em primeiro momento, muito atraentes. Porém,
Ela vai ter que analisar que o brasileiro, em geral, compra o carro zero pensando na revenda. Com esses descontos, a BYD está desvalorizando o seus carros já vendidos. Com isso, não vai conseguir ganhar muito mercado. Se ela tem cacife para dar descontos altos, já deveria ter iniciado com esses preços. Veja o DOLPHIN GS, sendo vendido agora a 139.000. Quem comprou a um ano atrás a 149.800. Vai ter muito comprador novo aguardando o preço baixar ou não vai comprar com medo da desvalorização acentuada do usado.

Não tem como fugir da desvalorização… a tecnologia ta avançando muito rápido, os modelos “desatualizados” não podem custar a mesma coisa que os mais atuais. Alem do que, a principal função do carro é levar do ponto A ao ponto B. O carro pode ser muitas outras coisas? Sim, mas o carro com certeza não é um investimento financeiro… A não ser que consiga deixar muito bem conservado e daqui muitos anos o carro acabe tendo valor de colecionador, o que acho difícil. Então melhor aceitar que vai “perder” dinheiro no carro, que dói menos.

Tem outro jeito de pensar também… é melhor que eles desvalorizem a versão antiga do que valorizar muito o com tecnologia mais recente…

Sei que todo carro desvaloriza, mas no mercado de eletrificado ainda há algumas incertezas. Essa agressividadade nos descontos, a meu ver, vai ser prejudicial para a BYD aqui no Brasil, principalmente para desovar estoques de versões mais antigas para entrada das novas. Aqui no Brasil, trocar um carro eletrificado nunca vai se como trocar um celular velho por um celular novo e com nova tecnologia. Você simplesmente descarta o celular velho e compra um novo. Acho que a BYD está trabalhando o mercado dos seus carros como se fosse mercado de celular. Pensando assim, eles vão atingir um patamar de clientes e vão manter. Mas, a longo prazo, talvez até diminuir esse patamar.
Eu tenho um DOLPHIN GS (14 meses) e um SONG PLUS (9 meses). Nunca me preocupei com a desvalorização acentuada.
Sei que se rodar uns 200 mil Km com o DOLPHIN GS ele se paga só com a economia de combustível, pois tenho energia fotovoltaica em casa.
Em média, troco o carro (e de celular) a cada 4 anos e não gostaria de ter que descartar meu carro velho para compra um novo, como faço na troca do meu celular.

O único celular velho que eu descartei foi porque ficou destruído depois de cair de um andaime de 8 metros de altura. Todos os outros eu revendi após comprar um novo.

Esses descontos pontuais não devem ter tanta influência assim no mercado de semi novos. O que fizeram com Yuan Plus, por exemplo, foi muito pior porque eles realmente baixaram o preço. Quem comprou a 279 sofreu uma desvalorização forcada pela BYD quando baixou pra 229.

Sim, carro desvaloriza e temos que aceitar isso. Mas o que precisa ser revisto é essa precificação inicial. Pra evitar criar uns Megane E-tech por aí.

Sobre a entrevista. A conversa foi mais sobre comportamento como consumidor. Coisas que me fazem decidir por comprar um determinado modelo/produto. Também foi falado sobre pontos de atenção do carro, problemas de software, atualizações, CarPlay desconectando e afins.

Por acaso foi falado / sugerido algum modo de privacidade? A multimidia eh um tablet como qualquer outro, e toda vez que o carro sai da mao do proprietario (manutencao, servicos, limpeza, manobrista) todos os seus dados ficam expostos.

Algumas montadoras oferecem um simples bloqueio por PIN. No caso BYD poderia ser algo acionavel ate pelo aplicativo.

1 curtida

Não foi falado e não perguntei.

Mas se tiver alguém aqui do fórum que for lá pode perguntar para a Li.

1 curtida

Eu teria interesse de participar se pudesse fazer uma video-conferência , pois estou longe em Minas Gerais.

Sobre a questão da loja/serviços google, semana que vem vou falar com ela por call mas por coincidência estava lendo agora uma noticia sobre os USA estarem restringindo o uso de Windows pela Huawei. Do jeito que esta guerra esta escalando eu acho que do ponto de vista estratégico da BYD não faria sentido eles investirem esforço em algo que provavelmente ali na frente vai ser restrito pelo governo americano.
Talvez valha mais a pena para eles pensarem em um meio termo como uma Aurora…?
E mais que isto… E se o Laranja lá resolver colocar a BYD na lista de restrições, até o android fica comprometido. Já tinham pensado nisso?

Se alguém quiser que eu toque em algum assunto pode colocar aqui que vou tentar falar. De preferência questões mais técnicas que é minha area de interesse pra não fugir muito dos meus conhecimentos.

Algo como senha está nas minhas sugestões que pretendo falar com ela.

1 curtida

Um assunto polêmico é a questão da chave digital no Dolphin Plus. Praticamente toda a linha tem. Seal, Songs. Da linha Dolphin apenas o mais barato que é o Dolphin Mini possui o recurso.

É um questionamento válido.

E o pior é que a Volvo usa o Android Automotive (não confundir com Android Auto) nos carros, e a Volvo pertence a uma empresa chinesa. O desastre pode ser ainda mais amplo, com incertezas no uso desse sistema. O OS até é open source, mas tem dependências com bibliotecas proprietárias do Google.

É, mas Volvo mesmo pertencendo a uma empresa Chinesa, ainda é Volvo.
BYD é puramente chinesa, podemos até dizer uma das meninas dos olhos da China atualmente, o que faz certamente já está na mira. Acho que só não sofreu mais pq foi praticamente impedida de entrar nos USA por reserva de mercado.
Se já estivesse lá, certamente estaria sofrendo algo maior.

Não existe Google na China. Lá eles tem outros serviços tão bons e até melhores que os do Google feito por empresas chinesas porem que funcionam somente dentro da China.

Isso se deve ao fato de imposições do governo chinês em não permitir a coleta de dados (que os apps do Google fazem aos montes) dos usuário pra fora da China. A Huawey está praticamente banida dos EUA, pois da mesma forma, o governo americano não quer empresas chinesas capturando dados dos seus usuários pra enviar pra China. Isso é briga política, e não questão técnica.

A BYD ainda é uma empresa 100% chinesa que recebe (ou recebeu) aportes financeiros do governo Chinês. Como a BYD não tem expectativa nenhuma de entrar no mercado americano tão cedo, acho que ainda há uma luz no fim do túnel para eles licenciarem os serviços Google pelo menos para os modelos vendidos para exportação para outros mercados como Brasil.

Hoje em dia a informação mais preciosa para as empresas são esses dados, por isso que esses serviços que custam bilhões de dólares para manter, não cobram 1 centavo de quem usa.

Não necessariamente. O Android, como a maioria das pessoas conhece, é um produto do Google. O que pouca gente sabe é que o Android, da forma como a BYD provavelmente usa, é um projeto de código aberto, qualquer um pode baixar, modificar e usar.

Android Open Source Project Isso é usado como base para aquelas ROM modificadas que a galera instala em Android “rooteados”.

Toquei nesse assunto com ela. A resposta foi que estão trabalhando em uma forma de disponibilizar isso para os Dolphins. Porém, acho muito pouco provável que venha a acontecer para os modelos que temos.

Fiz questão de mencionar que a rede autorizada VENDE dizendo que tem suporte, e depois enrola o cliente com esse papinho de atualização. Mencionei também que isso poderia ser, facilmente, material para ação judicial, assim como o “sensor de estacionamento dianteiro” do Dolphin Plus que não detecta objetos na “dianteira” do carro…

Sobre o Dolphin Mini (mais barato) ter suporte. É aquela coisa, os Dolphins (lembrando que o Mini na verdade é outro carro que ganhou o nome Dolphin aqui) são um projeto visivelmente mais antigo do que o Dolphin Mini (Seagull). Pra mim é a única coisa que explica (mas não justifica) a ausência da chave digital nos Dolphins.

É… Na verdade não sei se o AOSP seria a solução pois a própria Huawei que é uma empresa mais da área de tecnologia de informação que a BYD está abandonando o AOSP no Harmony Next. Iniciaram um fork dele e agora até kernel é diferente, então nem apk é compativel com ele mais. Foi mantido por tras dele uma camada pra compatibilidade, mas não espero que isso se mantenha por muito tempo.
Huawei criou todo um conjunto de serviços que o google provê mesmo pro AOSP por conta disto. Cada empresa chinesa tem esta grana pra reinventar a roda? Ou daqui a pouco vamos ver uma das bigtech´s chinesas assumindo esta parte?

A Huawei teve que ir pra esse lado porque ela precisa de um sistema operacional mais completo para seus dispositivos. Um dispositivo como uma central multimídia não precisa de um sistema tão completo assim. Celulares definitivamente precisam de mais flexibilidade e melhor suporte a instalação de aplicativos e afins.

A central que usamos hoje, muito provavelmente, já é um fork do AOSP. É só notar que a central não tem play services, por exemplo. Então não sei se isso chega a ser um grande problema mesmo.

Não acho que alguém esteja reinventando a roda. Em algum momento outros sistemas operacionais devem surgir, e isso não significa que alguém esteja reinventando a roda. Se fossemos pensar dessa forma, Android e iOS surgiram porque alguém reinventou a roda, não? Afinal, a Microsoft já tinha um sistema operacional pensado para dispositivos móveis. (Ninguém está dizendo que era bom, mas sim que existia).

Tenho interesse na entrevista, pode ser remota?
Moro no Recife.
Sou da area de TI e um dos motivos em comprar o carro da BYD é sua central multimídia.