Olá a todos, meu nome é Liz, sou engenheira de P&D na BYD Brasil. Atualmente, estamos conduzindo um projeto de pesquisa com usuários e esperamos entrevistar vários proprietários de carros BYD para entender seu estilo de vida e experiência com carros. Se você tiver tempo, fique à vontade para participar:
Estou solicitando um presente, mas ainda não o recebi. O processo interno é muito longo. Só posso lhe oferecer uma xícara de café para agradecer sua participação.
A entrevista durará 1 hora e se concentrará principalmente no seu estilo de vida, na sua experiência e sugestões sobre o uso de sistemas multimídia.
Sinto muito não falar português brasileiro, espero que você fale inglês simples.
Esperamos que você more em Campinas ou São Paulo, e podemos realizar a entrevista no escritório da BYD.
Se você estiver disposto a ser entrevistado, por favor, deixe-me uma mensagem. Muito obrigado!
Sou da região de Campinas e tenho inglês fluente. Dependendo da disponibilidade de datas e horários, tenho interesse em participar. Tenho experiências tanto positivas quanto negativas com relação ao meu Dolphin Plus e ficaria feliz em compartilhar com a marca.
Liz, eu acho muito interessante sua proposta, mas como a sua identidade não foi verificada, fico receoso em compartilhar qqer dado pessoal, objetivo ou subjetivo. Viesse o convite por um email da BYD ou mesmo pelo app, eu participaria com muito prazer, mas dessa maneira eu passo, obrigado.
Também pensei nisso, mas dei o benefício da dúvida. Dado que ela pediu para entrar em contato por um email do domínio principal da BYD, e que a entrevista seria no escritório da BYD, achei pouco arriscado.
Se der certo, conto pra todos, se não der certo, espero ainda poder contar alguma coisa.
É uma entrevista individual. No momento, não há proprietários de carros suficientes para conduzir grupos de foco, e não há presentes preparados para os usuários.
Resido no Rio Grande do Sul, caso a pesquisa seja importante, me candidato para “ganhar” uma viagem ao escritório em SP para a entrevista.
Ou participar por uma vídeo chamada.
Falo inglês.
@julio Se não tiver contrato de confidencialidade, quando tiver tempo, posta um resumo de como foi por favor! Se não tiver paciência, sobe um áudio! Valeu!
Não teve contrato de confidencialidade, mas também não teve nada muito estratégico…
Basicamente foi uma conversa com a Li Ping, que pegou informações sobre a opção de compra de um BYD em relação a outras marcas e o que eu estava achando do veículo.
Como pontos um pouco mais relevantes, posso destacar:
OTA: A BYD está gastando muito com planos de dados no Brasil em relação a China. Para reduzir esses custos no tráfego de dados OTA, que são relevantes, estão fazendo uma alteração no app para permitir o download da nova versão para o celular e depois atualizá-la no carro via Wifi.
Mais apps na multimídia: Ela comentou que a BYD está trabalhando com o Google para uma nova versão, que tem mais integração com a plataforma do Google, tendo possibilidade de instalar apps a partir do Play Store.
Sentry mode: Perguntei se a BYD não teria essa opção. Segundo a Li, a BYD já tem o recurso de Sentry Mode pronto, sendo inclusive já testado aqui no Brasil. Estão agora mais dependentes de estudos regulatórios, referente a privacidade e armazenamento de dados.
Tradução da multimídia: Sobre as traduções risíveis da multimídia (como single para solteiro) a Li comentou que antes usavam uma empresa chinesa para tradução, mas devido a problemas desse tipo em vários idiomas, fecharam um contrato com uma empresa europeia especializada em traduções globais.
Sobre as novas funcionalidades, não sabemos ainda qual será a estratégia da BYD, se esses recursos serão adicionados aos veículos já existentes ou se serão só para modelos novos/futuros.
PS: Independente de tudo, conversei com a Li sobre colocar uma resposta aqui
Bem, se é sobre opção de compra de um BYD em relação a outras marcas, creio que a BYD está errando na “precificação” dos carros.
Os descontos acentuados são, em primeiro momento, muito atraentes. Porém,
Ela vai ter que analisar que o brasileiro, em geral, compra o carro zero pensando na revenda. Com esses descontos, a BYD está desvalorizando o seus carros já vendidos. Com isso, não vai conseguir ganhar muito mercado. Se ela tem cacife para dar descontos altos, já deveria ter iniciado com esses preços. Veja o DOLPHIN GS, sendo vendido agora a 139.000. Quem comprou a um ano atrás a 149.800. Vai ter muito comprador novo aguardando o preço baixar ou não vai comprar com medo da desvalorização acentuada do usado.
Não tem como fugir da desvalorização… a tecnologia ta avançando muito rápido, os modelos “desatualizados” não podem custar a mesma coisa que os mais atuais. Alem do que, a principal função do carro é levar do ponto A ao ponto B. O carro pode ser muitas outras coisas? Sim, mas o carro com certeza não é um investimento financeiro… A não ser que consiga deixar muito bem conservado e daqui muitos anos o carro acabe tendo valor de colecionador, o que acho difícil. Então melhor aceitar que vai “perder” dinheiro no carro, que dói menos.
Tem outro jeito de pensar também… é melhor que eles desvalorizem a versão antiga do que valorizar muito o com tecnologia mais recente…