Erro Carregador Zhidatech - piscando 12 vezes

Olá pessoal!
Comprei o carro e junto com ele veio o carregador Zhidatech.
Ao instalar, o mesmo apresentou o erro de piscar 7 vezes o led vermelho.
Destravei o botão de emergência/reset e agora apresenta o erro de 12 vezes piscando o vermelho.
Já chequei tensão, aterramento e folga nos cabos, mas não resolveu.
Alguém tem alguma ideia do que seja?

12 vezes significa falha no teste de fuga de corrente do wallbox.

Nesse caso não tem como te ajudar a distância. Ou é alguma falha da instalação ou falha do equipamento, ou pode ser até mesmo uma falha no carro.

1 curtida

Falta do IDR, ou tipo incorreto do IDR, pode causar isso. Acho.

Acho que falta ou tipo incorreto do idr no quadro de proteção não causaria isso, mas a falta do terra ou o terra ligado errado no wallbox poderia causar falha no idr interno do wallbox. Se não me engano o wallbox nem liga sem o terra conectado.

2 curtidas

Faz sentido. Se o wallbox disparar um teste no idr externo (simulando uma fuga de corrente) ele não conseguiria rearmar o idr.

Aconteceu exatamente isso comigo.

Tenho aterramento, passei fio de 6mm, porém a distância do quadro de energia é relativamente grande são uns 30 metros de cabo (dá muita volta até chegar no local), inicialmente ele até “funcionou”, por poucos instantes, depois parou e ficou dando esse erro de 12x piscando.

Na hora pensei no aterramento, mas resolvi fazer um teste, troquei pra uma tomada ao lado do quadro, com fiação de 2,5mm, apenas para teste. Para minha surpresa funcionou normalmente.

Vou investigar o que aconteceu, porém por enquanto estou carregando ele direto do quadro de energia.

Provavelmente é algum erro aí na tua instalação.

OBS: Se tiver como ligar ele direto no quadro direto, pelo menos você carrega o carro. (Faça uma extensão de luxo com cabo de 6mm, igual eu fiz… rs)

Meu quadro ficou a 35 metros do wallbox. Zero perda/problema com cabo de 6mm.

Pessoal, obrigado pelo retorno!
Então, hoje foi um técnico da GreenV(empresa responsável por dar essa assistência para a BYD) e disse que não há nada de errado nas ligações. Abrirá um chamado interno para verificar sem uma data determinada(fala sério).
Eu vou falar com o eletricista refazer a crimpagem de todos os terminais e checar toda a fiação para verificar a fuga de corrente e ver se há alguma coisa a mais para verificar.
Volto aqui posteriormente para reportar.

Boa sacada. É osso carregar na rua.

Meu quadro é a 2 metros do local do Wallbox…não teria tanta perda.

1 curtida

2 metros seria zero perda. Mas um ponto importante, que muitos desconsideram, é que ligar o wallbox direto no quadro pode gerar um problema quanto à disponibilidade de carga.

Quem me explicou isso foi o engenheiro que acompanhou a instalação aqui, e também instalou meu fotovoltaico.

A disponibilidade de carga bifásica padrão, na minha região, é de 15kw (240v 63a). O disjuntor do quadro de distribuição é de 63a, ao colocar um disjuntor de 40a para o wallbox antes do quadro de distribuíção, a instalação total possa puxar até 24kw (240v * 104a), excedendo a disponibilidade de carga.

Claro que essa disponibilidade de carga é o máximo disponível e dificilmente uma instalação chega a puxar tudo isso. Pra chegar nos 15kw estaríamos falando em um chuveiro elétrico bem potente ajustado pra soltar uma bela água de fazer café, junto com o wallbox, por exemplo. O risco, segundo o engenheiro, seria colocar o carro pra carregar, ligar ar condicionado e chuveiro elétrico simultaneamente, por exemplo.

Eu não faria a instalação direta no quadro de energia de forma permanente, a menos que dimensione a instalação pra isso (24kw).

Edit: todas essas cargas são os chamados máximos teóricos, e se em algum momento exceder a disponibilidade, teoricamente, o disjuntor do padrão deveria destacar.