Abrindo um espaço para notícias sobre carregadores públicos, com uma boa notícia para paulistas ou quem atravessa São Paulo com EV - projeto de lei que obriga a instalação de carregadores em rodovias concedidas:
Quando li “remoção” pensei em guincho e logo veio a dúvida, como vão soltar o cabo se o carro estiver trancado? Mas aí fui ver e é só uma obrigatoriedade de que existe de o condutor tirar o carro da vaga.
Pensando bem, não gostei dessa história de multa, não funciona.. E achei tolerância de 15 minutos muito longa, deveria ser no máximo 5 mihutos. O efeito propagador é grande.
O certo aqui era cobrar uma caução ao plugar o carro, no valor dessa multa. Desconectando até x minutos após o carregamento, essa caução seria excluída automaticamente do pagamento. Apos esse tempo, seria incorporada definitivamente na conta. Conhecendo o brasileiro, quando há uma chance pequena de ele perder muito ele arrisca, mas quando há una chance alta de ele perder pouco, ele defleta.
Eu já penso diferente. Quando a punição por ser um cuzão é uma multa, essa multa vira taxa cuzao e o cuzão paga de bom grado. No final, já tem uma taxa de ociosidade, ainda que pequena. Essa taxa de ociosidade deveria ser um negócio proibitivo mesmo, pro camarada não cogitar. Se cobrar R$100 do maluco em uma vaga de aeroporto acaba sendo “barato”…
Não sei se já compartilhei isso aqui, mas achei relevante.
Acho que estamos falando a mesma coisa. Essa caução tetia que ser alta, uns 100 ou 200 reais pra cima.
Multa e ponto na CNH, só se puder ser aplicado diretamente pela provedora, como os carros da Zona Azul em SP, ai o pessoal iria respeitar, afinal não vai ter guarda da PRF ali pra ficar multando quem passa dos 15 minutos né?
Vi imagens de uma câmera de um carregador de um amigo onde um camarada em um Song Plus, ao final da carga, simplesmente decidiu apertar o botão de emergência (pra que usar o app ou o carro pra destravar né?), parou a carga e deixou o carro lá, por 1 hora. Tinha pelo menos 2 vagas ao lado, era só mover l carro, mas não o fez. No final ele ainda saiu, deixou o botão de emergência acionado, ficando a cargo do próximo cliente descobrir ou procurar outro carregador.
Tipo, o cara se livrou da taxa de ociosidade e continuou ocupando a vaga, bloqueando o carregador.
O final acaba sendo a mesma coisa de quando bloqueiam uma garagem. Tem que acionar a fiscalização, torcer pra que apareçam, etc.
Teoricamente qualquer um pode proceder com isso. Bastaria ter imagens comprovando a infração e levar isso a um agente de trânsito. Infelizmente não é todo agente de trânsito que tem disposição pra isso.
Assim não funcionaria mesmo, isso teria que ser automatizado como a Zona Azul: passou do tempo, tira uma foto e manda com os dados do carregamento via alguma API para o sistema do Detran.