Esqueci a minha chave em casa e quase deu ruim! + Tutorial de como possivelmente se salvar desse problemaço

Relatos natalinos de arrepiar o “pelznickel”

Neste final de semana, estava programado para ir num almoço de família em um sitio muito muito distante…
Era um sábado de sol de 30ºC, acordei mais tarde por volta das 9h, peguei o celular na cabeceira da cama e já liguei o ar do carro pra ir deixando geladinho.
Enquanto isso, minha esposa ja foi separando os quitutes e presentes. Antes de descer, mais uma vez abri o app da BYD e coloquei mais 10 minutos de ar gelado e destranquei o carro.
Desci em seguida, sentei ao volante, e seguimos para Nova Trento, no sitio que fica no meio nada.
Chegando lá, descemos, desliguei o carro e quando ia saindo, comecei a apalpar meus bolsos em busca da chave e nada! Pensei, deve ter caído do bolso ou larguei ela num porta treco. Mas nada de achar. Religuei o carro imediatamente por instinto.
Após angustiantes 5 minutos de buscas sem sucesso, cheguei a conclusão que não tinha mesmo levado a chave comigo.

Aqui cabe um adendo: Ao contrario do que a crença popular propaga, é sim possível sim ligar o carro e sair somente com o uso do celular, através do app da BYD. Basta destrancar o carro pelo app e ligar ele logo em seguida.

Mas ainda estava com tudo sob controle, pois o carro havia ligado de volta. Deixei ele ligado e fui conversar com os parentes, super preocupado pelo fato de nem sinal divino chegar perto daquele lugar. Até que um abençoado deu a ideia de levar o carro para a casa de um dos meus tios há alguns KMs da festa e voltar de carona para o sitio.
Assim fiz e ao chegar na casa dele, um teste a mais. Desliguei o carro, entrei na wifi com meu celular e testei trancar e destrancar o carro só pra ter certeza.
Aliviado, voltamos à festa.
Na hora de ir embora, tudo deu certo e seguimos para outra cidade vizinha, para deixar minha mãe em casa e visitar a avó da minha esposa. Ao descer do carro, desliguei o ar condicionado pelo celular como teste e partimos para o café com a avó.
Meia hora depois, voltamos pro bendito golfinho e eis que o mais temido ícone do app da BYD surge na tela do meu telefone: “Veiculo sem sinal” .
Fecha e abre o aplicativo freneticamente e nada de resolver. A casa da avó era numa parte central da cidade, com pleno sinal de 4G, mas todo mundo aqui ja teve um dia de carro sem sinal na garagem de casa e sabe como o golfinho pode ser teimoso as vezes. Desespero da esposa, reclamação, tenta chamar uber e ligar pra paretente… Até que.

RESOLUÇÃO DO PROBLEMA!

Se vc leu até aqui, merece saber como resolver o problema. Mas existem algumas condições a serem cumpridas.

PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE. Carro trancado, amigo azarado.
Em nenhum momento durante a minha saga, mantive o carro trancado justamente pelo fato de que sem sinal no sistema e sem acesso ao interior do veiculo, pouca coisa ou coisa nenhuma poderia ser feita.

Segunda coisa. Esteja próximo à civilização… o carro só vai funcionar se tiver sinal da operadora de internet e seu plano de dados do veiculo não tenha sido estourado pelo consumo de apps que vc instalou desregradamente depois de desbloquear seu golfinho.

PULO DO GATO: O próprio app da BYD ensina! Ao clicar no ícone de sem sinal, um texto explica que é possível ressuscitar o carro, desde como dito acima haja sinal e vc esteja do lado certo do carro, no caso, dentro. **
Basta apertar e manter por 10 segundos pressionado o botão de volume da central multimídia. Eu sei, ela parece desligada com a tela apagada, mas não está, a miserável controla o chip 4G o tempo todo. No tutorial inclusive recomenda fazer o processo de 3 a 4x (acho que tem um fator sorte ai junto que até a BYD leva em conta). **
Depois de algumas tentativas, sucesso! O golfinho deu sinal no app e ligou usando a técnica do destranca porta e liga. E finalmente pude entregar minha mãe à seu lar e seguir para casa finalmente.

9 curtidas

Belo relato, aprendemos mais uma! Mas aquele cartão BYD não teria resolvido? O meu fica na carteira, sem uso, provavelmente aguardando uma situação análoga à sua, pra alguma coisa ele tem que servir. :slightly_smiling_face:

Sim, tanto o cartão como se liberarem o nfc do celular, não precisa de internet. Na pratica funciona igual à chave do carro.

Funcionou pq tinha sinal da Claro. Eu tô no interior do RN, aqui Claro só pega na capital, saiu da rota Natal Mossoró acabou-se. Se não trouxer a chave já era mesmo. Meu carro pegou último sinal exatamente quando peguei a estrada estadual. Passo 10 dias aqui totalmente sem sinal no carro.

Não pode confiar em ligar o carro pelo aplicativo não, uma hora fica na mão.

Eu como sou azarado ia ver só depois de desligar o carro no lugar sem internet :stuck_out_tongue_winking_eye:

Mas acho que o NFC no app faz falta sim. Não ia sofrer tanto.

Eu já fiz algo parecido.
Deixei o carro pra lavar mas levei a chave embora para não deixar com o cara de propósito, para ele não andar com o carro.

Até ai blz. Ai no fim do dia quando fui buscar o carro, deixei a chave em casa :joy:

Ai abri o carro pelo app (tinha internet), liguei o carro sem chave e fui embora.

Eu tbm liguei pelo app, deixei a chave no banheiro, desci e fui dirigir. Deu aviso de chave não encontrada, mas o carro rodou normal. Fui e voltei. Claro se desligasse só religaria pelo app do dolphin.

Que técnica é essa de destranca porta e liga?

Para ligar o carro. Se vc destrancar o carro(mesmo que ja esteja destrancado) e apertar o botão de ligar ele dentro, o carro vai ligar e funcionar normalmente.

2 curtidas

Deu certo. Obrigado……/ Mesmo com o pacote de dados com 0 Bytes disponíveis.

Só não confie e saia sem a chave. Pq se chegar em algum lugar sem sinal da claro vc não liga o carro

Quando comprei entendi que tem 2 pacotes de dados no carro.
O que a gente usa para apps, etc e tem 500MB reservados para o app BYD.
Tanto que um carro novo funcionava o aplicativo do celular (porque os 500MB eram liberados rápido) e o resto da internet só na virada do mês (pelo menos era assim).

Então entendo que a gente não consegue gastar esses 500MB que são usados para saber o status do carro, ligar o ar, liberar a porta, etc.

2 curtidas

Acho difícil de ser assim. Sendo apenas um chip, a operadora entrega tudo como um fluxo único de dados. Eu pelo menos, nunca um plano de operadora com 2 pacotes de dados paralelos.
Pode ser que tenha algum medidor interno na multimídia que faça essa segregação, mas também acho pouco provável.
O que as vezes acontece é o sistema calcular errado o pacote de dados. Acontece bastante em celulares, onde vc pode colocar um limitador de transferência que avisa quando vc está no limite dos dados programados, mas quando vc vai comparar com o relatório da operadora, os valores nunca batem. Uma segunda possibilidade é o plano da claro ter aquela regra de quando chega no final do pacote de dados, em vez de cortar, ele reduz a velocidade. Como os controles do carro consomem um valor irrisório de dados, nem se percebe diferença no uso.

Não acho que seja tao difícil fazer essa separação… a operadora consegue separar no estilo que muitas separam por exemplo, dados ilimitados pra certos aplicativos como whatsapp etc…

Relato perfeito, somente um adendo.

Estive com o mesmo defeito de “sem sinal” por longos dias, porém pedi suporte no pós venda e me disseram que era necessário reiniciar conforme mencionado no post, fiz o processo e nada.

Em contato pediram fotos dos dados, para confirmar se ele não tinha sido gasto totalmente, embora não desbloqueei nada ainda do original.

Para minha surpresa tive que ir até uma oficina da Marca que fica 180 km de casa para “espetar um pen drive e atualizar o software”…isso mesmo…viajei tudo isso para atualizar e resolver o tal sem sinal do carro.

Triste, mas real. Detalhe tenho o dolphin mini.

Fala @Driver, mas não é um chip com dois planos de internet.
O plano é de 5GB e quando abre essa tela a gente vê 4.5GB que é o que podemos usar. Veja que o meu eu gastei todo em dezembro… então eu não conseguia usar mais nem para traçar rota no Google Maps, eu tinha que rotear internet do celular para usar no carro nesses últimos dia do mês.

PORÉM o aplicativo da BYD nunca deixou de funcionar e comandar o carro. Porque tem 500 MB da internet reservado para o aplicativo e que a gente não vê nessa tela.
Então colaborando com o tópico, usar a internet toda do carro não é um problema porque tem uma reserva para isso que a gente não consegue gastar. O problema maior é ficar sem sinal mesmo.

Sim tem separados, meu próprio plano, tem 20 pra uso geral, mais 10 para filmes e ilimitado para redes sociais, são 3 planos diferentes nim só, sem contar que é compartilhado com mais 2 chips!

Essa adrenalina desconfortável já me acometeu, mas de uma vez inclusive.
A primeira, subsolo do shopping, estacionei, coloquei pra carregar, travei e fui bater perna sem chave, quando voltei o carro não tinha sinal algum, por sorte a esposa em casa, enviou pelo Uber a chave física.
A segunda vez, também em garagem de prédio, só que dessa vez, numa que habitualmente tinha sinal, após dezenas de tentativas, o sinal voltou como por mágica, quando balancei o carro desesperado.
Ainda saio sem chave? Saio. Mas antes de sair do carro eu vejo o sinal do 4g pra saber se a cobertura não vai me deixar na mão. Queria que houvesse uma forma de ampliar o sinal de cobertura do carro pra me deixar mais tranquilo, até instalei um mini modem no carro, com a esperança dele “nunca se desconectar”, mas não funciona pra essa finalidade.
Pedi na BYD a segunda via do cartão NFC, a primeira via desapareceu. Guardem bem. Detesto carregar chave, ex dono de Fusion viciado em travar e destravar o carro com o código na porta, pensei que estaria livre de usar chaves com um carro tecnológico, ansioso para que as chaves NFC cheguem ao dolphin gs como no seal, através da Wallet do celular / relógio acabando de vez esse drama.
Já que é mais fácil isso, do que termos cobertura móvel descente em nosso país.

Por isso é bom ter o NFC funcionando no seu celular!! Não precisa de internet, e nem de bateria no celular (iphone), funciona com o celular descarregado hehe (tenho song e mini)

Tenho Song que funciona NFC no celular e o Dolphin plus que infelizmente somente a chave o meu plus não veio nem mesmo cartão NFC e no Interior de MG não dá para confiar na Claro quase todos os dias uma luta para ligar o ar condicionado com o sem sinal da operadora no app e no Song é pior ainda .

O “pulo do gato” se chama chave digital, e só quem nunca usou que acha “desnecessário”, ter a chave no relógio (para os que usam smartwatch) e no cell é extremamente prático e seguro, além de que você pode compartilhar a chave com esposa e quem mais for usar o carro. Não depende de internet e nunca me deixou na mão (1 ano usando apenas chave digital com Seal).
Obs.: não confundam a chave digital com o cartão NFC, pois são recursos diferentes.
Seguiremos esperando alguma ação por parte da BYD para liberar o recurso no Dolphin Plus…

2 curtidas