Relatos natalinos de arrepiar o “pelznickel”
Neste final de semana, estava programado para ir num almoço de família em um sitio muito muito distante…
Era um sábado de sol de 30ºC, acordei mais tarde por volta das 9h, peguei o celular na cabeceira da cama e já liguei o ar do carro pra ir deixando geladinho.
Enquanto isso, minha esposa ja foi separando os quitutes e presentes. Antes de descer, mais uma vez abri o app da BYD e coloquei mais 10 minutos de ar gelado e destranquei o carro.
Desci em seguida, sentei ao volante, e seguimos para Nova Trento, no sitio que fica no meio nada.
Chegando lá, descemos, desliguei o carro e quando ia saindo, comecei a apalpar meus bolsos em busca da chave e nada! Pensei, deve ter caído do bolso ou larguei ela num porta treco. Mas nada de achar. Religuei o carro imediatamente por instinto.
Após angustiantes 5 minutos de buscas sem sucesso, cheguei a conclusão que não tinha mesmo levado a chave comigo.
Aqui cabe um adendo: Ao contrario do que a crença popular propaga, é sim possível sim ligar o carro e sair somente com o uso do celular, através do app da BYD. Basta destrancar o carro pelo app e ligar ele logo em seguida.
Mas ainda estava com tudo sob controle, pois o carro havia ligado de volta. Deixei ele ligado e fui conversar com os parentes, super preocupado pelo fato de nem sinal divino chegar perto daquele lugar. Até que um abençoado deu a ideia de levar o carro para a casa de um dos meus tios há alguns KMs da festa e voltar de carona para o sitio.
Assim fiz e ao chegar na casa dele, um teste a mais. Desliguei o carro, entrei na wifi com meu celular e testei trancar e destrancar o carro só pra ter certeza.
Aliviado, voltamos à festa.
Na hora de ir embora, tudo deu certo e seguimos para outra cidade vizinha, para deixar minha mãe em casa e visitar a avó da minha esposa. Ao descer do carro, desliguei o ar condicionado pelo celular como teste e partimos para o café com a avó.
Meia hora depois, voltamos pro bendito golfinho e eis que o mais temido ícone do app da BYD surge na tela do meu telefone: “Veiculo sem sinal” .
Fecha e abre o aplicativo freneticamente e nada de resolver. A casa da avó era numa parte central da cidade, com pleno sinal de 4G, mas todo mundo aqui ja teve um dia de carro sem sinal na garagem de casa e sabe como o golfinho pode ser teimoso as vezes. Desespero da esposa, reclamação, tenta chamar uber e ligar pra paretente… Até que.
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA!
Se vc leu até aqui, merece saber como resolver o problema. Mas existem algumas condições a serem cumpridas.
PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE. Carro trancado, amigo azarado.
Em nenhum momento durante a minha saga, mantive o carro trancado justamente pelo fato de que sem sinal no sistema e sem acesso ao interior do veiculo, pouca coisa ou coisa nenhuma poderia ser feita.
Segunda coisa. Esteja próximo à civilização… o carro só vai funcionar se tiver sinal da operadora de internet e seu plano de dados do veiculo não tenha sido estourado pelo consumo de apps que vc instalou desregradamente depois de desbloquear seu golfinho.
PULO DO GATO: O próprio app da BYD ensina! Ao clicar no ícone de sem sinal, um texto explica que é possível ressuscitar o carro, desde como dito acima haja sinal e vc esteja do lado certo do carro, no caso, dentro. **
Basta apertar e manter por 10 segundos pressionado o botão de volume da central multimídia. Eu sei, ela parece desligada com a tela apagada, mas não está, a miserável controla o chip 4G o tempo todo. No tutorial inclusive recomenda fazer o processo de 3 a 4x (acho que tem um fator sorte ai junto que até a BYD leva em conta). **
Depois de algumas tentativas, sucesso! O golfinho deu sinal no app e ligou usando a técnica do destranca porta e liga. E finalmente pude entregar minha mãe à seu lar e seguir para casa finalmente.