Desde que peguei meu Dolphin Plus tem uma coisa que me incomoda, nem tanto por atrapalhar, mas mais por não saber o motivo e se isso pode gerar outros problemas.
Aqui no condomínio a entrada e saída é por cancela com tag no vidro ou cartão. Nas primeiras vezes que saia com o carro, como ainda não tinha tag, eu abria o vidro para passar o cartão e notava que logo que passava o cartão e a cancela abria, o vidro do carro fechava. Cheguei até a pensar que tinha algum sensor para identificar o braço voltando pra dentro do carro e o vidro fechando… rsrs… Mas, enfim… Não sei o que ocorre que ao passar pelo mesmo ponto, 60-80% das vezes que deixo o vidro aberto e passo pela cancela, ele simplesmente fecha sem comando meu nenhum de dentro do carro. E não é por velocidade, pois posso estar com o carro parado também. Ele identifica algum sinal e fecha os vidros.
Isso já aconteceu com algum de vocês?
Meu incômodo nem é o fato do vidro fechar, mas por ficar encucado em que outro tipo de comando o carro pode receber por agente externo e atender. Por exemplo, será que tem algum sinal que faria os vidros abrirem? Ou o carro ligar…
No meu carro, a opção de travar as portas ao andar está desativada, mas não me recordo se, quando estava ativada, os vidros se fechavam automaticamente ao travar. Vou testar.
Essa opção de subir os vidros só é acionada após o travamento das portas. As portas, por sua vez, só travam automaticamente se a opção de trancá-las estiver ativada. No meu Dolphin Plus na versão 1.3, não ocorre o fechamento automático dos vidros como mencionado.
Não, gente… não é configuração, não é velocidade mínima atingida que tranca as portas e fecha os vidros, não é ar condicionado sendo ligado… é simplesmente a passagem pelo mesmíssimo ponto, do lado das cancelas. E sempre logo após a cancela abrir. Já cheguei a ficar parado por algum tempo pelo fato da tag não funcionar e o vidro permanece aberto. Só fecha depois da cancela abrir. E nunca ocorreu em qualquer outro lugar, somente ali… Ah, e somente na saída do condomínio… Nas cancelas de entrada nunca dá isso. Vou filmar quando tiver a oportunidade para vocês verem…
Estou quase pedindo para a segurança do condomínio me dar 10 minutos ali naquele ponto pra ficar testando o que exatamente faz o vidro fechar… Eu achava que tinha conexão com o leitor de tag, mas os dois colegas aí que passam pela mesma situação não usam tags…
Se tivesse algum equipamento que detectasse sinais…
Pessoal é claro que aqui esta existindo alguma interferencia entre o sinal emitido por algum dispositivo da cancela do predio e o sistema da BYD, o melhor seria relataro problema ao cliente@byd.com com as evidencias para que eles possam analisar e resolver o problema caso isto esteja acontecendo com muitas pessoas eles aprem um ticket para investigação e correção
Você tem hum dispositivo conectado na porta OBD ou algum outro módulo instalado por fora no seu carro?
A pergunta pode parecer fora de contexto, mas na minha Tracker eu tinha instalado um módulo de potencia da Tury, pra reduzir o delay do acelerador e toda vez que eu passava num ponto específico da Av. Paulista gerava uma falha no carro e ele entrava em modo de segurança. Fiz vários testes com 100% de repetibilidade, tirei o módulo e não aconteceu mais. Era alguma interferência gerada nesse módulo por algum naquele da Paulista.
Se tiver algo no carro, eu tentaria desconectar e testar se acontece ainda…
Imagino que não seja isso, ou você já teria percebido, mas é que eu fiz coisa parecida numa C4 Grand Picasso, eu achava que tinha alguma falha que fazia os espelhos se moverem para a posição de estacionar quando eu mexia nos vidros, mas era porque eu esbarrava no controle de escolher qual espelho regular e não é que tinha uma posição de pressionar pra frente o interruptor que tinha posição esquerda, direita e desativado pra escolher o espelho? Horrível, mesmo com o carro andando, ele fechava os retrovisores externos…
Enfim, vai que você tá apoiando sem querer no botão de travar as portas pra se esticar e chegar perto do sensor da tag…
O sinal NFC ( near-field communication - Comunicação por campo de proximidade) é transmitido na forma acoplamento indutivo até 4cm de distância, não é um sinal eletromagnético “de rádio” (far-field) que pode funcionar a grandes distâncias. Além disso, existe todo um protocolo de troca de informações digitais entre o chip NFC e o receptor do carro. Não tem como uma interferencia do portão ou TAG simular um sinal válido.
Pode ser algo assim mesmo. As vezes a gente faz umas coisas bem simplórias… Ontem por exemplo eu colocava o cabo do Wallbox no carro e não carregava. Fiz de tudo, desliguei/religuei o disjuntor, resetei o Wallbox, pluguei várias vezes e nada. Já tava pra agendar na concessionária.,até descobrir que minha mulher já tinha carregado o carro com 100% e por isso o coitado não queria carregar mais…
Esperando o vídeo para tentarmos resolver esse mistério
Mas eu acho que é outra coisa: quando saio de casa com o ar ligado tem um tempo até o vidro subir sozinho.
E como o tempo da minha casa até a cancela é o mesmo, geralmente sobe o vidro lá.
Entendi que era isso.
Mas como você tem um comportamento parecido achei muita coincidência.
Vou tentar reparar isso sem ar ligado. Mas tenho quase certeza que sem ar ligado o vidro não sobe.
Outra coisa: a cancela aqui é RFID não é NFC.
NFC geralmente é cartão que você aproxima e abre. RFID são aquelas tags igual de sem parar, connect car…
Já testei aqui e sem ar não fecha o vidro no meu caso.
No meu caso entendo que é o que eu comentei: tem um timer que fecha o vidro depois que liga o ar. E da minha casa na portaria é sempre o mesmo tempo (não tem transito), então sempre que passo na cancela de ar ligado e vidro aberto ele fecha o vidro.