Alguém precisou instalar fiação com alguma proteção térmica para depois instalar o wallbox?
Vi sobre isso num vídeo, mas nunca ouvi ninguém falar que a fiação precisa ter essa resistência adicional. Sou leigo no assunto.
Alguém precisou instalar fiação com alguma proteção térmica para depois instalar o wallbox?
Vi sobre isso num vídeo, mas nunca ouvi ninguém falar que a fiação precisa ter essa resistência adicional. Sou leigo no assunto.
Acho q não faz muito sentido amigo. Até onde sei fiação térmica vc usa quando passa os fios em um local que naturalmente fica mais aquecido. Uma vez tive que puxar uma tomada passando por trás da churrasqueira e colocamos essa fiação.
No manual de instalação do wallbox byd só menciona sobre o fio ser se 6mm, nada de térmico. O que vai fazer o fio esquentar ou não é a corrente que passa nele pela área e não um fator externo. Por isso o diâmetro faz sentido ser maior mas a questão da resistência térmica é demais.
A ABNT recomenda nesse caso de carregadores para carros elétricos o uso de fios com capacidade de temperatura de até 1kVa/90°C, que seriam os fios HEPR. Vão proporcionar maior segurança e por resistirem melhor a temperatura a tensão e corrente passantes vão ser um pouco maiores com relação a um fio convencional 750v/70°C numa mesma distancia.