Alguém precisou instalar fiação com alguma proteção térmica para depois instalar o wallbox?
Vi sobre isso num vídeo, mas nunca ouvi ninguém falar que a fiação precisa ter essa resistência adicional. Sou leigo no assunto.
Alguém precisou instalar fiação com alguma proteção térmica para depois instalar o wallbox?
Vi sobre isso num vídeo, mas nunca ouvi ninguém falar que a fiação precisa ter essa resistência adicional. Sou leigo no assunto.
Acho q não faz muito sentido amigo. Até onde sei fiação térmica vc usa quando passa os fios em um local que naturalmente fica mais aquecido. Uma vez tive que puxar uma tomada passando por trás da churrasqueira e colocamos essa fiação.
No manual de instalação do wallbox byd só menciona sobre o fio ser se 6mm, nada de térmico. O que vai fazer o fio esquentar ou não é a corrente que passa nele pela área e não um fator externo. Por isso o diâmetro faz sentido ser maior mas a questão da resistência térmica é demais.
A ABNT recomenda nesse caso de carregadores para carros elétricos o uso de fios com capacidade de temperatura de até 1kVa/90°C, que seriam os fios HEPR. Vão proporcionar maior segurança e por resistirem melhor a temperatura a tensão e corrente passantes vão ser um pouco maiores com relação a um fio convencional 750v/70°C numa mesma distancia.
Olá GuilhermeR, sofri para fazer as instalações, sem dicas nem ajudas… todo mundo queria cobrar! Tenho dois carregadores, um de parede e outro portátil, O de parade instalei em um carrinho de malas antigo, comprei uma caixinha Quadro de proteção para carregadores veiculares - 127/220 volts - 40 amperes - CLAMPER Mobi Box 220V 8KW C 40A - 025881 - hoje esta mais barato, 517,00 - e 20 m de Cabo Flexivel 3x6mm2 1Kv 90G Hepr Preto Cobrecom, é caro mas é o melhor. Liguei um polo 127v outro Neutro e o Terra, o carregador funciona a 110v carga lenta de 6 a 7 horas. (vida mais longa da bateria). O portátil ligo direto na tomada 220v (reforçada, mas sem as proteções do Clamper) carrega em 3 a 4 horas (carga total de 0 a 100%). Estressa a bateria, mas desestressa a gente porque é mais rápida! Boa sorte ai.
Só um detalhe. Um estudo publicado no inside Eva mostrou que a carga rápida não foi tão prejudicial assim no longo prazo.
7kw nem é tão rápido a ponto de ter alguma diferença significativa no stress da bateria.
Se esse setup funciona pra você, ótimo. Mas eu não perderia o sono por isso.
Um ponto importante sobre a carga rápida. Carros com gerenciamento passivo de temperatura da bateria tendem a sofre degradação maior. Não é o caso dos carros da BYD.
7kw é considerada uma carga lenta