Freio de emergência mais intrusivo

Gostaria de saber se alguém está notando algo parecido, tenho um plus, e o freio de emergência está sendo acionado constantemente, em rotulas e até em linha reta sem outros carros próximos, não sofri colisão traseira de sorte, minha esposa nem anda no carro mais , fiz atualização de software assim que saiu, e parece que ultimamente piorou

Sim, em rotatorias tem acionado com uma frequência maior. Ja acionou uma vez numa curva onde tinha carros estacionado dos dois lados(era sentido unico). E uma vez numa reta onde o carro da frente reduziu pra passar em uma valeta, mas ainda estava com uma distância boa e eu ja estava reduzindo a velocidade pois ja sabia da valeta. Mas o campeão de acionamento é as rotatórias, estou até mais esperto quando vou passar por elas. Entro mais devagar pra evitar tranco quase ele freie com tudo.

1 curtida

Mandei e-mail reclamando para BYD

Agora vou desligar tudo até ter uma atualização

Eu sou uber, rodo no plus. Já aconteceu duas vezes comigo, em duas semanas que estou com o carro.
Ontem eu estava em uma avenida a 40km/h, um pedestre passou correndo na outra pista e parou no canteiro central da avenida. Cara, o carro deu uma brekada violenta. Se tivesse alguém atrás de mim, seria batida certa. Fiquei até surpreso também como o carro detectou esse pedestre.
Eu acho o ADAS dele muito intrusivo.

Até as trocas de faixa, mesmo dando seta, e vendo que tem espaço e estou com velocidade compativel com o carro que esta na diagonal. Ele apita e da um puxão no volante. :roll_eyes:

Tem uma configuração para a sensibilidade que fica salva. Mas é sensibilidade do aviso da frenagem.

Eu mudei quando peguei o cardo e não estou tendo tantos problemas. Será se com o aviso antecipado eu esboço alguma reação e ele não freia?

E esse tráfego cruzado frontal não é o que atrapalha na rotatória? (esse desabilitei agora)

Eu deixei a sensibilidade do meu no mínimo. Ajuda bastante. Porem tem uma curva no caminho do trabalho onde já deu uma rápida freada por 3 vezes. Creio que em situações pontuais o sistema se engane. Talvez algo relacionado aos predios com fachada de vidro causem algum reflexo ou algo parecido naquele ponto. Já em rotulas, é questão de calibração, mas somente a BYD consegue fazer algo a respeito nesses casos.

Como você diz que deixou a sensibilidade no mínimo , está querendo dizer que deixou como “atrasado”?

Isso mesmo.
Ps. Essa regra de 20 caracteres impede uma resposta curta :frowning:

Uma coisa que fiquei testando era quando ele acionava o freio de emergência, porque no Nivus eu achava isso meio zoado. Ele acionava muito cedo e em situações que não precisava também.

Mas custei a fazer o Dolphin freiar para ver se estava funcionando.
É como se o carro soubesse que o timming de frenagem dele era melhor que o nosso e deixasse para freiar sozinho no último momento (o que faz sentido).
Depois que vi a treta da rotatória (que ele se confunde as vezes). Mas para colisão traseira não achei que ele freia por qualquer motivo não.

BTW, em algum momento consegui um jeito que dava para testar se esse freio automático estava funcionando sem bater o carro kkkk:
Imagina você atrás de um carro que vai passar em uma lombada, vocês dois estão devagar e você dá a distancia para não bater mas mantém tipo a 30km/h e o carro da frente vai dar mais uma freiadinha na hora da lombada que se você não freiar (na distancia que estava) ele vai passar a lombada e você também passa sem bater.
Mas pronto ai o Dolphin freia por alguns segundos (não chega a parar o carro) porque o da frente freiou e você não freiou.
Na pratica o Dolphin provavelmente imagina que o carro da frente vai parar e você não está freiando. Mas como teoricamente é só a redução de uma lombada, dá pra simular onde o carro freiaria.

Agora se fizer a mesma coisa e só encostar no freio (sem de fato freiar) o Dolphin acho que entende que você está no controle e não freia (pelo menos não nessa distancia que freia sem encostar no pedal do freio).

Então o carro sabe que você está no controle “freiando” e não está distraido e deixa mais tempo contigo.

Por isso talvez se ele apitar antes de freiar (alerta de colisão mais cedo) e você só encostar no freio ele não vai freiar do nada. Mas é uma suposição porque isso é dificil testar / comparar.
A diferença de “moderado” e “mais cedo” achei pouca. Atrasado acabou que não testei.

O melhor era a BYD arrumar os problemas e também deixar quem quer desligar essa frenagem, poder desligar.

Pessoal, eu notei que tinha alguns problemas de tradução no carro e essa questão da frenagem de emergência me incomodava bastante. Coloquei em “atrasado” e não resolveu. Resolvi experimentar colocar em “mais cedo” (vai que tá trocado) e não tive mais nenhuma dessas frenagens perigosas. Ele ainda freia em algumas situações, mas bem menos do que antes. Faz um bom tempo que fiz isso. Pelo menos tenho essa impressão de que está trocado.

E o estranho é que ele diz Aviso de Colisão. Teoricamente é só o aviso, não a frenagem kkkk
Mas eu uso “Mais cedo” desde sempre porque eu queria que ele me avisasse antes de fazer a frenagem e ai eu ia calibrando. Mas acabou que ficou assim e pra mim está de boa. Nunca desliguei essas funções do carro… até gosto de ter esse tipo de auxilio.

Percebi sim essa situação de freadas instantâneas e inesperadas, muitas vezes fora do contexto. Algo exagerado. Antes nao fazia nao. Agora ja foram 2 x

Eu troquei o idioma do portugues para o chines na multimidia e usei o google lens pra traduzir. A tradução parece correta. Tambem fiquei brisando um tempo no que poderia estar afetando. E tem duas opções de aviso e 2 opcoes de frenagem de emergência. Na teoria a “calibragem” é somente do aviso. A frenagem é independente. Mudando a opção pra mais cedo, percebi que ele apita com mais frequência, porem a frenagem não ocorre todas as vezes. Seja porque ele mesmo interpreta que não precisa ou porque o apito me faz colocar o pé no freio mais cedo(só não sei se faz diferença pra central porque com certeza eu não sou tão rápido como o computador que deve trabalhar na casa dos milisegundos).
Conclusão, no atrasado, praticamente todas as vezes que toca também freia. No cedo ele toca mais, mas freia bem menos vezes

Boa idéia mudar o idioma, @Roluber !! Bom, se a tradução está correta e você meio que confirmou que o comportamento do freio melhora com a opção “mais cedo”, me parece uma boa solução de segurança para evitar colisão traseira. Fico imaginando a seguinte cena na BYD: “O que vamos mandar o estágiário de software fazer? Fala pra ele fazer a página da interface do freio de emergência, não tem o que errar!” :smiley: