Geladeira portátil 12v no Dolphin

Estou pensando em comprar uma geladeira pequena (18l) para manter coisas congeladas e resfriadas dentro do Dolphin.

Na situação que eu deixar o Dolphin estacionado por horas eu devo deixar o carro ligado, travado, com todas as luzes desligadas ou deixando ele desligado a bateria 12v vai contar com o apoio da bateria maior?

Obrigado!

Na teoria pode deixar desligado que a bateria de tração recarrega a de 12V.

Digo isso baseado nos casos aqui do forum onde a bateria de 12V defeituosa causou perca
acentuada de carga na bateria de tração quando o carro ficou parado de um dia pro outro.

Porém tenho ressalvas, acredito que deva ser analisado a potencia dessa geladeira, pro uso prolongado e repetitivo nessa situação não diminuir a vida útil da bateria de 12V. Por ela ser uma bateria de capacidade reduzida em relação ao carro a combustão, talvez force muito ela.

Em qual situação você precisaria deixar o carro por horas com coisas congeladas dentro? :thinking:

1 curtida

Um exemplo: saio de casa com alimentos para preparar durante uma viagem de acampamento. No caminho decido para para curtir uma praia e fico a tarde toda lá antes de chegar no local do acampamento.

Entendi, o que eu ja fiz foi levar um frigobar, mas a viagem era relativamente curta e não tinha nada muito perecível. Ai quando cheguei no destino eu coloquei numa mesa dobrável e liguei no v2l. E o espaço do porta malas ficou bem comprometido com o frigobar.

1 curtida

vou comprar essa.

Comprei essa geladeira. Coube no banco traseiro com espaço de sobra. O cabo 12V chega fácil no acendedor. Não tive coragem de deixar o carro desligado. Estou testando agora. Vou deixar a noite toda com ela ligada com a temperatura setada para zero graus. A tela principal deixei no relógio. Ainda não descobri como desligar 100% ela. a tela da frente do volante coloquei um paninho para não chamar a atenção. Desliguei a luz do DRL do farol (pelo multimídia). Travei o carro e ele só não recolhe os retrovisores.

Pelo cálculo do GPT a geladeira funcionaria por 5 meses com uma carga completa do carro. Ela é de compressor e realmente consome pouca energia.

Alguma dica a mais?

Faz os testes e compartilha com a turma!

1 curtida

Você pode recolher os retrovisores pelo próprio botão antes de travar o carro.

Mas da minha experiência com a saída USB, ela não funciona com o carro desligado.

2 curtidas

Ótima dica. Obrigado!

Caso você vá ficar longe do carro ou se vai ficar perto mas vai deixar o carro destrancado, acho interessante ativar o modo showroom. Assim ele mantem tudo ligado mas não deixa engatar as marchas pra movimentar o carro…

1 curtida

Fiz o primeiro dia de testes. Não me liguei em tirar o farol do automático e quando voltei para o carro ele estava ligado porque anoiteceu.