Gerador pra carga de emergência

Estou com um dilema… Tenho costume de ir acampar, o dolphin trouxe uma solução: usar o V2L pra alimentar meu ecoflow wave 2 (um ar-condicionado inverter mega eficiente focado pra camping).

O problema é que a maioria desses campings não permitem carregar o carro e frequentemente não tem carregadores públicos ao redor. E então resta a solução de usar um gerador a gasolina pra carregar o carro, mas isso gera outros dois problemas: ruido e espaço.

Ouvi dizer que tem uns geradores novos do tipo inverter que seriam bem silenciosos e com pico em 2.5kw e 2kw constante.

Alguém tem experiência com isso?

O ruido duraria por 5 ou 6 horas pra carregar 22% de carga do dolphin, não tem como ser um ruido alto, se não eu vou ter que me isolar muito durante 5 horas pra carregar o carro

Qual o consumo desse ecoflow?

Um ar condicionado de casa de 9000 btu se você deixar 24h ligado consome mais ou menos 20kwh que é 1/3 da bateria do dolphin. Então a bateria é muito grande.
Se você usasse o ar só para dormir seria só 7kwh. Isso esse de 9000 btu. Se esse ecoflow for mais economico, só para uma barraca, as vezes o consumo é menor.

Ai o que vai depender mais é a distância que você andou e quantos dias vai ficar…
Se for só 5kwh por noite e o acampamento for a 100km da sua casa, dá pra ficar o fim de semana e voltar tranquilo (se tiver um Dolphin Plus). Você vai gastar 32kwh para fazer 200km e mais 10kwh para 2 dias de ar. Total 42kw.

Mas tomara que esse ecoflow seja eco mesmo… rs

Ele consome 500w em modo MAX (se tiver muito calor) ou 150W quando a temperatura chega na desejada (pra manter) …

Vários fatores influenciam, mas de priori, o ar condicionado gela uma barraca MUITO rápido em 10 minutos no máximo, ou seja deve consumir no máximo uns 2 kw por noite.

Problema é o medo né, a ideia do gerador é ter um consumo sustentável até que novos eletropostos surjam (que eu acho q vai ser mais breve agora haja visto o número de elétricos nas ruas)

O wave 2 é absurdamente sensacional, quando ele atinge a temperatura desejada, ele a mantém consumindo como se fosse 2 ventiladores.

kWh = (watts × hrs) ÷ 1,000

500 x 2 / 1000 = 1 kwh
150 x 6 / 1000 = 0,9 kwh

A noite daria 2kwh mesmo com você consumindo 2h no máximo e 6h no mínimo.
Acho bem pouco…
Se esse acampamento não for longe e você estiver de Plus nem vai fazer muita diferença. Se tiver de GS ou Mini ai tem que fazer as contas com mais calma.

Pois é, eu tô de GS, quando fui comprar não tinha o plus pra pronta entrega, aí não quis esperar mais

Antes de gastar com isso, que pode ou não ser considerado um investimento dependendo de quão a sério você leve essa atividade… faz um teste… monta a barraca na sua casa mesmo, e testa o ar ligado a noite inteira. De preferência com as pessoas dormindo dentro da barraca pra simulação ficar mais real com o gasto de refrigerar o calor das pessoas… talvez você se surpreenda que o gasto foi tão pequeno que nem vale a pena o gasto financeiro e o trabalho de carregar mais um equipamento, que não costuma ser nem leve e nem pequeno… fora o risco de levar combustível no carro, que qualquer gotinha derramada ja deixa tudo fedendo combustível.

Ai depois que você fizer o teste não esquece de contar aqui pra gente kkkk

Obs:se bem que se você morar em prédio vai ficar meio estranho você colocar uma barraca no meio do estacionamento :sweat_smile:. Nesse caso vai acampar num lugar bem perto pra poder testar :rofl:

Fala que a esposa te expulsou e dorme na garagem de barraca… rs…
Brincadeira. Mas só de deixar o ar ligado a noite tem ninguém na barraca acho que já dá para ter uma noção boa se o consumo é esse mesmo.

2 curtidas

A grande vantagem do carro elétrico é a previsibilidade, mas requer planejamento. Como o pessoal já sugeriu, faz uma viagem curta e anote o consumo do ar. Aí só fazer umas contas simples e você pode planejar quantos dias pode ficar no camping e a distância máxima segura até um carregador. Somente se essa conta não fechar é que entraria a alternativa do gerador.

1 curtida