Indicação LOW no painel principal

Saudações à todos!
Eu tenho um BYD Dolphin GS que adquiri na cidade onde moro que é Vitoria/ES.
A concessionária que me vendeu nunca conseguiu esclarecer as dúvidas que eu já tive e essa última não foi diferente.
Não sei se é falta de treinamento ou os chineses não gostam de passar informação.
Ontem apareceu a informação de LOW em 3 dos 4 pneus na tela do painel principal.
A princípio pensei que os pneus não estavam calibrados, mas passei no posto e verifiquei que todos estavam com 35 PSI.
Alguém sabe o que é para me informar?Processando: 1000310571.jpg…

1 curtida

O Dolphin GS não tem um monitoramento ativo da pressão dos pneus(sensor dentro da roda). Se não me engano ele entende que a pressão esta baixa pela rotação da roda. Esse aviso pode ser causado pela temperatura. Quando o aviso apareceu os pneus estavam frios e quando você chegou no posto a pressão ja tinha “normalizado” pois os pneus estavam quentes. Se não me engano, abaixo de 32PSI ele começa a te avisar.

Ainda não normalizou! Realmente ele ficou parada de sexta a domingo, mas andei com ele segunda e terça e a informação LOW continua na tela.

Já fez o reset da pressão de pneus na multimídia?

Caminho: Configurações → Serviço → Revisão- Pressão dos pneus → Reiniciar

Deve reiniciar toda vez que calibrar os pneus.

3 curtidas

Muito obrigado Roberto.
Não sabia dessa função de reiniciar.
Depois que eu fiz normalizou.
Valeu mesmo!

1 curtida

O mini dolphi só apaga a mensagem de pneu no painel qdo coloco 36libras na calibragem.
Se colocar nenos nao apaga.

Neste último Domingo quando saí de Itaipava para o Rio estava frio e os pneus dianteiros com pressão de um pouco mais de 34 psi. Como o painel ficava indicando pressão baixa, parei no posto de gasolina e mandei calibrar com 36 psi. Talvez o calibrador do posto estivesse com defeito e o painel continuou marcando pressão baixa de 35 psi, mas a medida em que fui descendo a serra foi esquentando e a mensagem de pressão baixa desapareceu da tela e não voltou mais depois que cheguei ao Rio de Janeiro.

Existe sim uma variação de pressão em função da temperatura dos pneus, então é normal uma variação nesse sentido, por isso o ideal é sempre calibrar os pneus frios.

Quanto à calibração do posto. Muitos desses calibradores não são aferidos/ajustados com frequência, a imensa maioria na real, dado que é um serviço oferecido como cortesia. E ainda tem diferenças que acontecem dependendo da correta operação, o encaixe precisa estar justo, sem folgas que permitam vazamento, na hora de remover o calibrador pode rolar também uma perda de pressão. E não, frentistas não são necessariamente pessoas que sabem o que estão fazendo. Por motivos como esses eu sempre joguei 2 psi a mais da pressão recomendada quando calibrando em postos.

Particularmente, eu acho esse alerta abaixo de 36 psi bem sensível. O ideal seria o alerta permitir uma variação, pra considerar essa diferença de temperatura mesmo. Calibrou quente, vai perder pressão quando esfriar.

Essa é uma vantagem de usar aqueles calibradores portáteis, poder calibrar em casa, com os pneus frios e evitar esse tipo de falso alarme.

Se ainda estiver tendo perda de pressão, tente levar em algum centro de serviço especializado, eles provavelmente vão fazer a calibração correta e evitar esse problema.

Alem da temperatura, a diferença de altitude tambem vai influenciar na pressão. De itaipava pro RJ da uma diferença media de 800 metros. Segundo os calculos do GPT, sem considerar a diferença de temperatura daria 1.3psi a menos no nivel do mar. Mas como provavelmente o RJ deve ser mais quente, como costuma ser no nivel do mar, pode ser que a temperatura compensou a diferença de altitude.

Errado. Para uma mesma temperatura, a pressão interna do pneu é sempre a mesma independente da altitude, pois a quantidade de moléculas de ar dentro não se modifica. O que muda é a medição se colocar um medidor externo, pois este apresentaria uma diferença (apenas aparente) ao medir no nível do mar ou a 800 metros. Mas como o medidor da pressão do pneu é interno, a pressão lida será a mesma.

2 curtidas

Tem razão, valeu pela correção.

1 curtida

Tranquilo, só coloquei a resposta pq as pessoas vem depois olhar as informações aqui no fórum e é legal deixar tudo certinho.

Voltei para Itaipava ontem. Hoje de manhã usei meu calibrador de pressão portátil que indicou uma pressão de 33,5 psi nos quatro pneus. Estava frio. Recalibrei os 4 pneus para 36 psi usando o meu calibrador portátil. Fazia mais de 1 mês que eu não calibrava os pneus, por isso nunca tinha visto esta tela de pressão baixa dos pneus antes. Agora terei mais cuidado em manter a pressão dos pneus correta, porque é muito crítica pelo que foi visto.