Instalação de wallbox em condomínio

Olá!
Tenho um BYD Dolphin e moro em condomínio. No entanto, não é permitido instalar wallbox , mesmo utilizando meu próprio disjuntor para fazer a instalação. Até entrei na justiça pra resolver isso. Alguém já conseguiu sucesso com ação judicial para esse fim?

1 curtida

Essa informação foi bastante discutida nesse tópico:

1 curtida

Entendo amigo, mas é exatamente isso que propus (ligar diretamente do meu medidor). O pessoal aqui ainda é muito conservador e alegam riscos de incêndio.
Quando sair a sentença, se favorável, público aqui

1 curtida

Ir pra vias judiciais meio de cara assim não parece ser o mais sensato.

Tem vários relatos e dicas no outro tópico. Basicamente, apresentar a solução e tirar as dúvidas principais pra evitar esse tipo de medo sem sentido.

Ninguém pensa que o wallbox normalmente não exige mais carga que um chuveiro elétrico. Mas cabe a nós desmistificar isso.

2 curtidas

Com as novas normas para vagas de carros elétricos fica muito fácil o condomínio ganhar o processo alegando que sua vaga não atende aos padrões. Infelizmente.

1 curtida

Não só isso. O condomínio tem muito poder sobre areas comuns. A depender do tamanho do condomínio, pode ser necessário substituir transformadores, medidor central, e mais uma cacetada de coisas.

O melhor caminho é apresentar uma solução, nunca uma demanda. Explicar como funciona, desmistificar mitos, elucidar é sempre o melhor caminho.

2 curtidas

Olá Epitácio, boa tarde!
O que eu como empresa recomendo:
Chame o síndico, converse com ele para verificar a possibilidade de todos os moradores poderem instalar também (no futuro);
Após o bate papo contratem uma empresa para fazer um laudo (através de medições) da disponibilidade de cargas do prédio, assim será possível saber quantos carregadores poderão ser instalados;
Após recebimento do laudo e das conclusões finais será possível debater em assembleia, encontre o maximo de moradores (proprietários para lhe ajudar nessa empreitada) a assembléia é soberana sobre a instalação, caso seja aprovado o síndico não pode proibir.

Boa tarde, meu amigo.

Foi isso que fizemos. Já houve até assembleia aprovada para contratação de consultoria para essa medição, porém não foi estipulado uma data para a realização da consultoria e o síndico não tem interesse, pois é avesro a qualquer novidade. Por isso judicializei.

Obrigado pela dica!

Se foi definido em assembléia o síndico tem obrigação de executar. A menos que ele tenha alguma justificativa técnica, financeira, ou coisa do tipo, para não ter executado ainda.

Não sei como é o estatuto do condomínio aí mas, a depender do caso, tu poderia dar andamento e pedir o reembolso, dado que é serviço aprovado em assembléia. Creio que bastaria comunicar de forma pública e aguardar algum prazo para manifestação contrária.

Entendo, porem o que foi aprovado em assembleia foi a consultoria, não a instalação.
Vamos aguardar!