Internet dos veiculos 2026 so está servindo para os apps oficiaia da BYD. Qual será a solução? So roteando?

Faz algum tempo que reduziram a franquia né? Senão me engano o meu 2025 tem o dobro disso.

O meu segue sem funcionar. É como se tivesse bloqueado pelo próprio sistema. Tenho medo de levar na BYD e eles falaram q de fato não são aplicativos autorizados

Antes eram 5GB mas com 500 MB reservado para o app BYD não parar de funcionar se a pessoa gastar a internet toda.

Eles devem ter mantido uma reserva para o app…

Agora a notícia é ruim pq eu gasto a internet toda todos os meses hehe…
Coloco muita coisa no Youtube e mesmo sem ficar olhando para a tela vou escutando no trajeto.

Mas percebi que outras montadoras também estão indo para essa linha de menos internet…
O EX5 parece que vão ser 2GB…

O meu 2025 tem 5Gb, sendo disponíveis para o usuário 4,5GB e 500MB reservados para o carro.

Ah é isso mesmo… eu que falei de cabeça e o certo são os 5GB com 4.5GB liberado para gastar e consigo gastar tudo kkk

Não sei se a galera já viu, mas no aplicativo Electro tem a opção de liberar a internet pra os aplicativos.

A pergunta que não quer calar é. Existe de fato uma limitação? Aqui sempre funcionou pra qualquer app, só teve uma limitação temporária inicialmente, depois funcionou sem problema algum.

Volta e meia surge um desavisado aqui que, depois de algumas semanas, descobre que a internet leva um tempo pra liberar completamente o plano de dados.

1 curtida

No aplicativo Electro tem a opção de habilitar e desabilitar o controle de dados, que bloqueia a internet pra outros Apps. Então, considerando isso, existe sim o bloqueio no software.

A existência de uma opção em um aplicativo de terceiros não significa absolutamente nada. Pelo que vi isso existe em outros mercados a mais tempo, então ele pode ter incluído essa opção antevendo que possa vir ocorrer aqui e deixando o sistema apto a liberar.

A minha dúvida é se, de fato, alguém aqui já teve problema de a internet não funcionar pra outros apps.

Bom, na minha opinião significa muito. Pois o app está desenvolvido para o carro. O cara não iria gastar tempo colocando uma opção pra algo que não existe. Mas aí é a sua opinião e a minha. Está aí o fato pra o pessoal. Quem tiver a Internet sem funcionar pode testar.

@wallacealves sendo bem sincero, não entendi o que vc quis dizer. Como o proprietário do carro dá “direitos de administrador” para o Electro é claro que ele pode liberar ou bloquear o que quiser na multimídia.

Mas qual é a relação disso como plano de dados da Claro do carro? Desconheço qualquer veículo BYD com plano de dados ativo que não libere acesso aos aplicativos.

PS: o Mini 2026 da minha esposa veio com os dados liberados no dia seguinte.

1 curtida

Essa era a minha dúvida.

Quantos outros tópicos/comentários sobre “internet não funcionando” já vimos por aqui. Em alguns casos chega a demorar mais pra liberar e tal, mas em geral acho que todos tiveram acesso liberado.

É um bom ponto. É possível que essa opção seja direcionada a bloquear acesso de algum aplicativo específico à internet, para preservar dados, ou por qualquer outro motivo.

Júlio, não sei se você tem o aplicativo, mas na página de configuração tem um botão para desabilitar o controle de dados e uma explicação: “Se você não tem acesso à internet nos aplicativos, desabilite a o controle de dados e reinicie a multimídia.”. Também tem a opção de reabilitar o controle.

Se isso foi colocado aí, pra mim é bem claro, é porque existem sim casos de carros com os dados controlados.

Quem controla os dados é a Claro, esse aplicativo é só uma conveniência para o proprietário saber a quantas anda o consumo de dados. Continuo sem saber o motivo da gambiarra da vez do electro com essa opção.

1 curtida

Na vdd não, no meu Mini o carro não libera dados pros aplicativos. Igual quando você vai no celular e não libera um app usar a internet, e aí impossibilita de usar app externos. Ate o próprio YouTube só roda com wifi. E você não consegue alterar essa função sem o eletro.

É isso que eu tô falando. Existe sim o bloqueio. Como comentei acima, tem a opção de liberar no Electro.

Sim, vc tem razão.

Vi no Dolphin Mini 2026 que o chip de internet da Claro está habilitado, mas agora existe um bloqueio por software para os aplicativos, apenas poucos que consomem poucos dados estão liberados (com o inútil Karaoke). Os demais, como GPack, Spotify, apps instalados, etc só roteando Wifi do celular.

Não instalei o Electro, mas acho que o desenvolvedor está fazendo coisas que não devia, está passando do ponto, já já a BYD vai dar um jeito de banir esse app. Ele não está fazendo um hack em um jogo de computador, está alterando as decisões, recursos e software de uma montadora.

Se a BYD decidiu reduzir os dados do carro, certamente isso envolve um acordo com a Claro. Quando começar a aparecer veículos consumindo muito mais que devia (como um carro 2026 em que o Electro libera os dados do chip), isso vai aparecer. Vão acabar proibindo a instalação de apps não homologados sob risco de perda de garantia, anotem aí.

2 curtidas

Eu acho que não dará nada. Tem um limite de dados, 4,5GB, ao atingir para de funcionar até o próximo ciclo. Nada demais.

O Electro precisou colocar essa opções porque com os dados bloqueados para os aplicativos ele obviamente não funciona. Além dessa opção, tem uma de mudar o país, até fiz uns testes mudando pra Europa pra ver se aparece algo diferente nas funções, mas nas percebi e voltei pro Brasil.

Tem esse limite para carros até 2025, liberados para todos os apps.

Mas se colocaram um bloqueio para carros 2026, significa que não querem mais que os proprietários usem esses dados. E o limite atual sao 2,5 Gb, imagino que a BYD quer os dados disponíveis para seu uso (como dados para OTA por exemplo).

Um dos problemas que a Liz comentou quando conversei com ela, foi justamente o alto custo de dados no Brasil em comparação com a China, e que eles estavam vendo o que fazer.

Provavelmente renegociaram o contrato com a Claro, e entre as ações acordadas teria a redução do consumo médio de dados mensal. Isso explicaria esse bloqueio nos carros 2026 e porquê sob meu ponto de vista o desenvolvedor do Electro não deveria mexer com isso. Quer colocar recursos novos, ok, mas não burlar o software oficial.

1 curtida

Bom dia pessoal. Sou novo aqui e peguei o mini ontem, estou já mexendo nele e fiz instalação do YouTube direto da loja do carro. Tudo funcionando e a internet dele roda vídeos, sem o uso do Wi-Fi.